Desde o dedilhar em um violão, o bater de um tambor ou o arranhar das cordas de um violino, a música tirada de um instrumento musical mexe com as nossas emoções. Se escutar nosso cantor ou banda favorita já desperta nossos sentimentos, imagina o que tocar nós mesmos uma música não pode fazer?
Além de ser um excelente hobby, a prática musical pode trazer benefícios em diferentes aspectos da sua vida. Diversos estudos apontam que tocar um instrumento musical melhora nossas qualidades motoras do corpo, assim como em vários processos cognitivos do cérebro.
Separamos para você alguns dos vários benefícios que embarcar em uma jornada musical pode trazer.
Memorização
O estudo da música, por meio das cifras e partituras, assim como o ato de tocar cada uma dessas notas aprendidas, estimula áreas do cérebro responsáveis pela memorização, fazendo a memória ficar mais afiada e rápida.
Coordenação Motora
O cérebro transforma as partituras que lê em movimento dos dedos ou de respiração, o que aumenta a coordenação motora do praticante, principalmente com aqueles instrumentos de maior movimento, como bateria e piano.
Por conta deste estímulo motor que a música traz, tocar um instrumento é uma prática recomendada por médicos para auxílio no tratamento de doenças neurológicas e neurodegenerativas.
Combate ao estresse, a depressão e a ansiedade
O ato de escutar música libera em nosso corpo serotonina e dopamina, hormônios responsáveis pelo bem-estar. Ao praticar um instrumento, esse processo pode ser ainda mais intenso. Além disso, tocar diminui os níveis de cortisol, uma substância que, em grande quantidade, gera sensações de estresse e ansiedade.
Momento de expressão
Assim como nas outras formas de arte, a música dá espaço para o instrumentista liberar a criatividade e se deixar levar nas notas. Você tem espaço para colocar suas emoções no instrumento e por meio dele expressar-se livremente.
Disciplina
Aprender um novo instrumento pode acabar sendo um desafio e tanto, levando a trabalhar nas partes mais difíceis de uma música e exigindo aplicação para superar os desafios que possam surgir. Pessoas engajadas na música acabam sendo mais disciplinadas por todas as regras sequenciais das notas e partituras.
Escolha seu instrumento musical e faça arte!
Se você está pensando em entrar neste mundo de sons e harmonia, escolha o instrumento que mais combina com você e bote pra quebrar! Com o instrumento certo, qualquer evolução já nos traz um grande incentivo.
O caminho para o sucesso é a prática e a persistência, e, para ajudar nessa jornada, o Sesc conta com um acervo de mais de três mil partituras de mais de trezentos compositores, indo desde arranjos para iniciantes até aqueles para músicos mais avançados. Você pode conferir esta biblioteca de partituras no site.
O Festival Sesc de Música
Um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina acontecerá em Pelotas em janeiro de 2024, o Festival Internacional Sesc de Música. Oferecendo cursos de aperfeiçoamento para praticantes experientes, o festival conta com bolsas integrais e parciais para os mais diversos instrumentos, com aulas ministradas por professores renomados de várias partes do mundo.
Além dos cursos, o evento também promove dezenas de apresentações culturais de alunos, professores e músicos convidados, gratuitamente, em espaços públicos de Pelotas.
Se você já se imaginou participando da próxima edição do festival, a hora de aprender um instrumento musical é essa! Com experiência e dedicação, você logo poderá estar tocando entre inúmeros artistas no festival. Acompanhe tudo sobre o Festival Sesc de Música aqui.