Alfabetização é o primeiro passo para um mundo rico em conhecimentos, descobertas e escolhas. Devido a grandeza do tema, é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização, e para esse desenvolvimento educacional fundamental, a literatura é parte essencial no curso da aprendizagem. A alfabetização depende de um processo, para sua consolidação, as crianças precisam antes de tudo participar de momentos de letramento, como a contração de histórias, jogos, músicas e demais ações sociais que a leitura e a escrita se fazem presente no cotidiano.
Karen Eloá Moreira, coordenadora de educação infantil do Sesc RS, enfatiza a importância da leitura para os pequenos. “Por meio dela promovemos o desenvolvimento integral das crianças, criamos o habito da leitura, favorecimento à criatividade e a imaginação. E ainda, criamos vínculos afetivos, o que também potencializa os aspecto sócio emocionais.”
A leitura é o principal meio para interação com o mundo e para nossa compreensão dele, por conta disso, é preciso que as crianças tenham contato com os livros desde logo cedo.
E como estimular os pequenos?
Sendo uma prática assim tão importante, a leitura é um hábito que deve ser estimulado para além da escola e encontrar espaço dentro de casa, encorajada pela família. A contação de histórias para os pequenos desde bem cedo, a partir dos primeiros meses, já permite um primeiro contato com a literatura que abre as portas da leitura para as crianças.
Karen também dá algumas dicas de como encorajar a participação das crianças em ações corriqueiras de leitura e escrita que estão presentes em nossas vidas, como fazer uma lista de aniversário, a lista de compras, ou fazer um cartão de presente para alguém. Estes tipos de atividades simples auxiliam no processo de alfabetização.
Obras com várias imagens e figuras ajudam a prender a atenção das crianças, assim, livros infantis que contam com esses recursos, como também com cores e rimas, atraem ainda mais os pequenos, de forma que, ao poucos, publicações com mais texto podem ser trabalhadas, de acordo com a evolução da criança.
As bibliotecas do Sesc contam com uma gama diversa de livros para os pequenos que estão dando os primeiros passos nessa jornada de letramento, contando com leituras diversas, fáceis para o primeiro contato e repletas de ilustrações para capturar a concentração das crianças. Você pode consultar o acervo através da plataforma online e interagir com usuários em todo o país.
A alfabetização dentro do Sesquinho
Estamos imersos em um mundo letrado e dentro do Sesquinho, não poderia ser diferente. O incentivo à leitura tem parte fundamental dentro da educação infantil, sendo promovida junto com diversas outras atividades que unem diversão e aprendizagem.
“Acreditamos em um desenvolvimento integral, então, para fomentar a leitura, temos que possibilitar a ampliação de todas os demais aspectos do desenvolvimento infantil”, diz Karen, citando as diversas práticas elaboradas dentro da educação para as crianças que trabalham o letramento, como contação de histórias, escritas espontâneas, músicas, jogos, pintura, desenhos, movimentos corporais, filmes e saídas de campo.
O Sesc/RS atualmente conta com 18 escolas de Educação Infantil, localizadas em 17 cidades do Rio Grande do Sul, as quais oferecem a alimentação, uniforme, material escolar, profissionais qualificados e infraestruturas voltadas e adequadas às necessidades e interesses das crianças.
Abrir um livro é abrir uma janela!
Além de recurso fundamental na alfabetização, os livros abrem portas para a criatividade e a descoberta do mundo imaginário, apresentando a vida de forma lúdica e divertida, permitindo que o conhecimento seja passado de forma divertida para os pequenos.
Leia para uma criança!