O artesanato é uma forma de liberarmos nossa criatividade na criação de peças artísticas feitas de forma manual, nos permitindo trazer nossa própria personalidade nos itens feitos para decorar nossa casa, dar de presente para alguém ou para a venda.
O artesanato sustentável busca ir além e incorporar produtos reutilizados e materiais naturais na criação da arte, não apenas reduzindo o desperdício, como também criando peças únicas e fascinantes.
Reutilizar para criar
Muitos materiais do dia a dia vão parar nas lixeiras após sua utilidade inicial ter chegado ao fim. No entanto, apesar de não servirem mais para seu propósito inicial, podem ganhar vida nova como matéria-prima artesanal.
Garrafas pet e de vidro, jornais velhos e pedaços de tecidos podem ser incorporados e transformados em novos itens, ganhando novo propósito artístico e decorativo. Além de poupar gastos com materiais para o artesanato, a reutilização contribui para a redução do desperdício.
Parafraseando o velho ditado: o lixo de um pode ser a arte de outro.
Materiais naturais
Muitas pessoas acreditam que o artesanato sustentável se trata apenas da reutilização de resíduos, porém, juntamente com isso, ele abrange o uso de materiais naturais em seus projetos.
Galhos, folhas e flores, tinta retirada de frutas e penas de pássaros encontras soltas são só alguns exemplos de matérias-primas que podem ser usadas nas criações artísticas. A utilização de pedras, sementes e conchas também é muito comum neste tipo de artesanato, dando um toque natural nas obras.
Entretanto, é importante salientar que estes materiais devem ser coletados de forma responsável, respeitando a natureza e os recolhendo de forma consciente.
Ideias de projetos
Com um pouco de criatividade, todo material pode ganhar uma nova forma e ser transformado em uma peça de arte. Veja algumas ideias de peças que podem ser feitas com o artesanato sustentável:
- Bijuterias sustentáveis, como pulseiras, brincos e colares podem ser feitas com pequenas conchas e pedras, ou botões e outros materiais pequenos.
- Luminárias de garrafas pet ou de vidro podem ser decoradas com sua própria personalidade.
- Guirlandas naturais feitas de galhos secos, folhas e flores podem dar um toque natural na decoração.
- Painéis decorativos construídos a partir de tampas de garrafa, pedaços de madeira, e outros materiais reciclados para personalizar as paredes de sua casa.
- Sacolas de compras costuradas com retalhos de tecido ou camisetas velhas podem ser personalizadas com cores e estampas, além de substituírem as sacolas plásticas.
Várias outras ideias podem ser encontradas na internet, feitas de materiais fáceis de serem obtidos e simples de serem feitos.
Sesc Envolva-se
O Programa Sesc Envolva-se divulga a prática do artesanato sustentável através da realização de cursos presenciais e on-line, além de palestras e oficinas, todos de forma gratuita. Com resíduos que iriam para descarte, doados por empresas parceiras, é feito o reaproveitamento, disponibilizando o material para o artesanato sustentável, dando um novo valor artístico, cultural e econômico aos resíduos.
Em 2023, foram 83 cursos, oficinas, palestras, reuniões e encontros realizados pelo Sesc Envolva-se, com mais de 4.000 pessoas atingidas pelo programa e um total de 56.153kg de resíduos distribuídos para o uso artesanal.
Criar e Reutilizar
O artesanato sustentável é tanto uma forma de criar como também de reutilizar, combinando criatividade com a consciência ambiental e transformando materiais reciclados em obras de arte. Essa é uma forma de expressar sua criatividade enquanto ajuda o meio ambiente.
E gratuito?
Oi Luciana,
Sim, a maioria das oficinas e cursos realizados pelo Programa Sesc Envolva-se são gratuitos. Nosso próximo curso está com inscrições abertas até abril. Confere mais no link https://www.sesc-rs.com.br/assistencia/envolvase/.
Abraços! 😀
Posso fazer ead?
Oi Carolina,
Sim! Diversos cursos são EAD. Você só precisa conferir no momento da inscrição no site do Sesc>> https://www.sesc-rs.com.br/educacao/educacao-complementar/
Abraços!