Para aprender, ensinar e ainda brincar, as atividades lúdicas servem como referência quando se trata de educação infantil. E nesse ponto é bem importante que a criança tenha apoio e espaço para isso. Tanto na escola, quanto em casa é possível ter momentos de lazer com aprendizagem.
Participar das atividades com as crianças gera confiança. Além disso, quanto mais o adulto conseguir se incluir no modo de ver o mundo da criança, mais fácil será a educação, a compreensão e o respeito mútuo.
Por isso, reunimos algumas dicas de atividades para que você consiga participar um pouco mais da vida das crianças. A intenção é que você pratique com diversão. Então proponha para seus filhos, sobrinhos, afilhados que as brincadeiras sejam feitas em conjunto.
Para te ajudar, conversamos com a supervisora pedagógica do Sesc Santo Ângelo, Juliana Rodrigues.
Comunique-se
Os primeiros contatos com o mundo, são de descobertas. As crianças em fases iniciais tem contato com os 5 sentidos e procuram desenvolver cada um deles. Por vezes, o foco se torna maior, conforme ela sente segurança e prazer realizar uma ação.
Depois de entrar na escola e experimentar a socialização fora do ambiente familiar, alguns traços de personalidade são reforçados. Por isso, conseguimos perceber melhor sobre introspecção, extroversão entre outras características.

Através da comunicação, podemos conhecer a criança que está se tornando. E aqui vão algumas dicas para manter o diálogo no dia a dia:
- Conte um pouco do seu dia antes de perguntar sobre o que a criança tem feito;
- Comente sobre coisas que você gosta e incentive a falar sobre isso;
- Ouça com atenção;
- Incentive a explicação de desenhos, maquetes, etc;
- Promova um espaço de conversa sobre a problemáticas sociais das crianças que estão em abrigos ou sobre famílias desempregadas. Essa é uma boa oportunidade de a criança perceber-se num contexto para além de seu mundo.
Separe momentos para realizar atividades lúdicas com as crianças
É importante reservar um tempo para ficar com as crianças, em que ela seja a maior prioridade. Com isso, você terá mais engajamento da criança na atividade. Isso também demonstra apreço e respeito, que vão ser reconhecidos e pode ser reproduzidos por eles.
Lembramos que também é importante reforçar o que será feito. Será um momento de brincar e aprender? Será apenas uma descontração? Ou será uma tarefa que deve ser feita? Esses limites auxiliam na compreensão e ajuda a criança a não se sentir enganado.
Qual o melhor estimulo para incentivar o desenvolvimento infantil?
A escolha das atividades deve ser baseada na percepção de personalidade. Então, teremos opções para escolher sabendo das preferências das crianças que irão participar. Por exemplo, entendo que a criança tem gosto por histórias, trazer livros e contos que estimulam a criatividade.
Seguindo pelo mesmo caminho, a pedagoga sugere que os pais e responsáveis aproveitem os momentos juntos. Procurando usar os brinquedos que estão de lado há um bom tempo. “Se ainda for difícil para a criança, respeite, sugerindo construírem brinquedos, jogos, livros de história, desenhos para dar as crianças neste dia tão importante”, comenta.
Isso pode gerar memórias afetivas importantes para a criança. Além de proporcionar a redescoberta ou descoberta de novas brincadeiras possíveis com brinquedos que já possui. E assim, as crianças podem criar cada vez mais uma relação saudável com seus pertences.
Como criar experiências legais?
Algumas pessoas preferem presentear as crianças para demonstrar o apreço. Outras ainda, costumam viajar para curtir o tempo junto com os pequenos. Então, Juliana também tem algumas dicas de atividades lúdicas interessantes para propor:
Faça um pote com vale-presentes
Pode ser feito um pote de vidro, ou uma caixinha. Se quiser personalizar fica ainda mais especial.
- Escreva em post-its vales com coisas que seu filho(a) curte viver com você, colocando-os dentro de um pote/vidro.
- Uma vez na semana a criança poderá retirar e usar um vale, importante combinarem um dia fixo da semana que você esteja disponível para isso.
- Algumas ideias: festa do pijama na sala, escolher ou criar o cardápio, dormir com a mamãe/papai, um passeio, cinema, aventura pelo bairro, karaokê, dormir dentro de uma cabana, entre outros.
Continuando com atividades lúdicas que fazem sentido para as crianças
“Que tal uma semana das crianças da família? Escolha um nome especial para esta semana, pense num convite com toda a programação e a forma de como entregar. Pode ser um correio ou um convite embaixo do travesseiro. A previsibilidade é importante para o desenvolvimento sócio-emocional das crianças!”, reforça a supervisora pedagógica.

Algumas atividades lúdicas que podem estar no programa da semana reservada para as crianças:
- Arrecade duas caixas grandes de papelão e divirtam-se com tecidos, lanternas.
- Que tal uma dança em cima de plástico bolha?
- Uma história a luz de velas.
- Uma expedição noturna com lanternas pelo apartamento?
- Vocês podem uma máquina do futuro?
- Olhar os álbuns da família, contando histórias.
- Construir bonecos(as) de papel.
- Pintura com tintas alternativas (café, erva-mate, chá de camomila).
- Brincar de mímica.
- Guerra dos travesseiros.
- Festa do pijama.
- E para terminar uma massagem relaxante com bolinhas ou até as meias, não esqueça do ambiente (música especial e uma luz diferente).

Conclusão
Ter momentos especiais com os filhos fazem toda a diferença. Tanto para o adulto se conectar com a criança e se permitir reviver alguns momentos de leveza e criatividade. Quanto para a criança se sentir amada, percebida e incluída nos momentos de alegria. Juliana Rodrigues reforça, “são tantas as formas que podemos nos conectar com o mundo de nossos filhos e filhas. O que precisamos é nos desconectarmos com o nosso mundo e estarmos disponíveis ao inusitado, imprevisto e fascinante mundo das crianças”.
E conforme você conseguir integrar estes momentos na sua rotina, terá como resultado mais qualidade de vida. Já para a criança, a rotina vai se tornar menos estressante com o aprendizado de que os momentos de cuidados também são importantes. Além de tornar a rotina mais leve para o dia a dia, “tenho certeza que estes serão os momentos mais incríveis que seus pequenos tenham vivido, e que ficará marcada na memória de vocês para sempre!”, conclui Juliana
Registre esses momentos e construa cada vez mais, uma infância feliz!
