Você já se sentiu mais leve e tranquilo em contato com a natureza?
Essa conexão é muito importante e pode ser um método muito eficaz quando se busca um alívio para problemas físicos e mentais.
Não é à toa que muitas pessoas recorrem às praias ou campos afastados do movimento urbano quando as férias chegam.
Sentir-se próximo à natureza não só desperta um sentido de pertencimento como, também, auxilia no combate à depressão e demais complicações físicas.
Reunimos algumas dicas para quem deseja começar a fazer trilha e alguns benefícios que a atividade traz para o seu condicionamento físico.
Quem nos ajudou foi a coordenadora de Lazer e responsável pelo projeto Partiu Natureza do Sesc/RS, Melissa Stoffel.
Assim como qualquer outro exercício físico, a trilha garante melhorias para sua saúde quando praticada de forma periódica.
Alguns fatores que você pode notar após realizar a atividade com certa frequência são:
- Melhora cardiorrespiratória
- Estímulo da circulação sanguínea
- Melhora da condição muscular
- Controle de doenças como diabetes e hipertensão
Agora que você leu algumas das vantagens que ela traz, podemos aconselhar por onde você deve começar. Vem dar uma conferida no top 3 dicas para quem nunca fez trilha:
1. Escolha o destino
Antes de escolher alguma trilha você deve buscar conhecer o destino, saber o grau de dificuldade do trajeto diante de suas condições físicas e sempre estar acompanhado de outras pessoas.
2. Prepare-se
Estar bem preparado: levar garrafinhas de água, protetor solar e roupas confortáveis.
3. Conecte-se
Aproveite o momento ao máximo, se desprenda das telas e aprecie a vista que só a trilha pode proporcionar.
Curta a energia, a natureza e a companhia.
Além disso, saiba que a sua maior companheira durante o trajeto será sua mochila.
Então, fique atento aos principais apetrechos que não podem faltar na bagagem de quem faz trilha:
- Além da dica de água e protetor solar já citadas aqui, é essencial levar consigo repelente, boné e calçados antiderrapantes.
- Para fazer um lanchinho durante o percurso sempre é bom ingerir algo leve. Sendo assim, opte por levar barrinhas de cereais, por exemplo.
- As trilhas normalmente passam por lugares altos e com alguns obstáculos. Por isso, nunca esqueça de equipar sua mochila com um kit de primeiros socorros. Nessas horas é preferível pecar pelo excesso do que pela falta.
- Sempre reúna um grupo de pessoas para realizar a atividade em conjunto, sejam familiares, amigos ou conhecidos. As trilhas podem se tornar perigosas quando exploradas sem um grande grupo que sirva de suporte em possíveis momentos de apuro.
- Para quem está começando, uma boa alternativa é escolher passeios organizados por grupos com guias.
- Deixe sempre alguém de confiança avisado do seu passeio, seja um amigo ou familiar.
Agora que já exploramos as vantagens que a trilha traz para o seu desempenho físico, podemos analisar qual a parte boa da conexão com a natureza quando falamos em saúde mental.
Um estudo publicado pela revista Nature, em 2019, revela que estar em contato com a natureza por, pelo menos, duas horas semanais já promove um significativo aumento na sensação de bem-estar.
Já no Japão, existe o chamado “banho de floresta”, conhecido por ser uma prática terapêutica que consiste em passar um tempo em uma floresta, bosque ou parque absorvendo a atmosfera do local.
Com o objetivo de atingir uma sensação de bem-estar e se reconectar com áreas verdes próximas a você.
O contato com a natureza também reduz a fadiga do cérebro causada pelas responsabilidades exaustivas do cotidiano.
E temos boas notícias para as crianças: espaços verdes ajudam no desenvolvimento durante a infância, encorajando a imaginação e a criatividade.
Com todas estas vantagens fica difícil resistir à proposta, né?
O Sesc Partiu Natureza abraça a ideia da aproximação da comunidade às belezas naturais do Rio Grande do Sul através de passeios, trilhas e demais atividades pensadas especialmente para englobar todas as idades e gêneros.
Atualmente, o projeto conta com três destinos para que você possa escolher qual a trilha perfeita.
Lembrando que você pode fazer as trilhas acompanhado de seus amigos e familiares.
Porém, ao longo do ano o Sesc oferece diversos trajetos para desfrutar durante épocas frias ou quentes do ano. Confira a seguir:
Sítio Águas Claras – Sesc Passo Fundo
A trilha com saída no Sítio Águas Claras recebe pessoas de todas as idades (a partir dos 12 anos) e condicionamentos físicos para experienciar um evento esportivo com muita natureza e união.
No dia 13 de fevereiro de 2022, a partir das 8h30, você pode participar do passeio guiado realizando sua inscrição aqui.
O valor da inscrição conta com transporte de ida e volta do local incluso ao do passeio.
O Sesc/RS também oferece kits contendo alimentos e bebidas para os participantes aproveitarem durante a trilha.
O passeio tem previsão de duração de 8 horas, proporcionando um dia inteirinho para renovação de energias em meio à natureza.
Roteiro das Cascatas – Ivorá – Sesc Santo Ângelo
Neste destino você também pode explorar a região Noroeste do estado com seus amigos e familiares, recebendo kits com ingressos em propriedades visitadas durante a trilha, bebidas, alimentos e bonés do Sesc.
Com saída marcada para o dia 13 de fevereiro de 2022, a partir das 5h30, em frente ao Sesc Santo Ângelo, o passeio garante uma experiência completa para quem busca desestressar e explorar belezas naturais escondidas no estado. Para realizar sua inscrição, basta acessar aqui.
Partiu Natureza Kids – Expedição Gigante de Pedra – Sesc Montenegro
É claro que não poderíamos deixar de lado o público kids!
A Expedição Gigante de Pedra é um passeio preparado especialmente para crianças de 06 a 14 anos que estejam dispostos a experienciar muitas aventuras e diversão.
Com saída no centro de Montenegro, o passeio é em meio a natureza.
E as crianças são acompanhadas por uma comissão organizadora.
Com data marcada para o dia 12 de março de 2022, iniciando às 09h, a trilha tem locais deslumbrantes para fotos e intervalos de descanso para as crianças.
Você pode acessar aqui para inscrever-se neste evento.
Leia também: