Celebrar momentos importantes com a família é uma forma de fortalecer a harmonia e os vínculos familiares. Geralmente, as datas comemorativas são voltadas para um foco específico, como um aniversário, uma união com o casamento ou em trocas de presentes.
Voltamos nossa atenção para o convívio e bem-estar familiar em momentos mais simples, mas não menos importantes. Com o intuito de refletir sobre o desenvolvimento e estabelecimento de melhores condições de vida para todos, a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Mundial da Família. No Brasil, a data é celebrada em dezembro, e há quem diga que converge com a celebração de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no dia 8.
Para contar um pouco sobre a celebração do Dia da Família, este texto foi construído com o auxílio da coordenadora de desenvolvimento e cultura do Núcleo de Recursos Humanos, Lizandra Gamba, e do coordenador de saúde e segurança do trabalho, Cláudio Givanildo Landim, que atuam no Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac.
Por que realizar a celebração do Dia da Família no Brasil?
Além de ser estimulado pelas escolas, ambientes públicos e pela mídia, diversas empresas aderem ao Dia da Família. Esse momento não só pode fortalecer laços entre familiares, mas também aproximar as pessoas que mais amamos das pessoas com quem mais convivemos.
Tempo de qualidade com as pessoas com as quais temos afinidade é tão importante para a saúde quanto uma boa alimentação e movimentação do corpo. Por isso, muitas vezes, estimular esses momentos resulta em redução de estresse, leveza no dia a dia e pode ainda gerar mais entrosamento nas equipes.
“O objetivo é valorizar as pessoas que contribuem para que os colaboradores realizem suas atividades, aproximar as famílias do contexto organizacional, compreendendo a nossa estrutura e os nossos serviços, e ainda promover a integração entre os colaboradores”, explica Lizandra Gamba.
Impacto na cultura organizacional
Poder incluir a história dos colaboradores em momentos junto à empresa faz com que as famílias tenham acesso a essa parte da vida que preenche boa parte dos dias do colaborador. Então, a mescla dessas informações permite acolher a complexidade de cada um. Além disso, conhecer a vida do outro permite que as relações se ampliem e o próprio ambiente de trabalho possa contribuir para um alinhamento familiar.
No Sistema não é diferente: “essa ação reforça nossa cultura, especialmente nos elementos cuidado com as pessoas e diversidade, já que, com o Dia da Família, deixamos a oportunidade de participação de todos os familiares, independentemente da constituição familiar”, complementa a coordenadora de desenvolvimento e cultura.
Como “cliente” dessa ação da instituição, Cláudio vê a integração acontecer de forma positiva para o núcleo familiar e também para o meio corporativo. “No meu entendimento, a importância de realizar um evento dedicado à família no ambiente corporativo oportuniza aos nossos familiares conhecerem não somente as instalações de uma instituição, mas principalmente as pessoas que fazem parte de nossa rotina diária nas nossas relações de trabalho, estreitando os laços e relações de amizade”, conclui.
Momentos de celebração
O planejamento de eventos como esses requer pensar nas famílias que irão participar. Por isso, espaços acolhedores, atividades para todos os públicos e, principalmente, aquelas que proponham a conexão entre os participantes, são essenciais. Como resultado, o que se espera é que o colaborador possa ver o próprio ambiente de trabalho como um espaço de alegria e união.
“Ver a vibração e a energia de nossos familiares, conhecendo e aproveitando cada espaço da nossa Instituição, com diversas atrações, brincadeiras e entretenimento, gerando memórias que ficarão guardadas para sempre em nossas recordações”, Cláudio avalia o evento ocorrido em 2024. “Foram tantos momentos especiais, dentre os quais destaco: a recepção e o acolhimento do meu filho Otávio pelos colegas quando chegamos no setor ao qual trabalho, deixando-o extremamente feliz e à vontade; as atrações e entretenimentos disponibilizados pela Instituição (diversos brinquedos infláveis, lanches, pinturas de cabelo e rosto, jogos e brincadeiras na Sala Tri, tour guiado, etc.); a vibração, energia e felicidade das pessoas durante todo o evento.”
Quais valores ficam?
Atuar dentro da empresa com um propósito que realize seus sonhos e, na mesma jornada, contribua para o crescimento nos valores da empresa é o que se busca para uma realização plena do colaborador. Então, momentos como esses reforçam que a empresa está vendo cada um ou quer ver a cada um. “Acreditamos que, a partir de ações como essa, expandimos a compreensão dos valores e do papel do Sistema para as comunidades, ampliando e reforçando o nosso propósito”, complementa Lizandra.
Para quem participa e pode aproveitar com a família, um evento realizado em seu espaço de trabalho pode gerar muitas memórias afetivas. “O carinho da Instituição em proporcionar para nós e aos nossos familiares uma tarde de conexão, diversão e felicidade. Chegar ao final do evento exaustos, mas não querendo que o mesmo acabasse… criando expectativas para o evento do próximo ano. Ahhhhh, nada como exercer o nosso propósito em cada ação realizada, o de cuidar, emocionar e fazer as pessoas felizes”, finaliza.
Conclusão
O Dia da Família é um dia para celebrar com as pessoas que amamos, termos momentos de afeto, harmonia e realmente prestar atenção no outro. Esse momento pode ser feito de diversas formas e pode estimular as pessoas a serem mais felizes, com maior qualidade de vida. Tendo isso em vista, diversas empresas resolveram aderir à celebração do Dia da Família no ambiente corporativo.
Para as instituições, isso pode resultar em maior aderência à cultura da empresa, além de contribuir para um ambiente mais harmônico e engajado em realizar valores pessoais e corporativos. No Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, a data é celebrada no dia 6 de dezembro, com atividades culturais, de lazer, integração e acolhimento, e o melhor: “Não há requisito, todos os familiares são bem-vindos”, como explicou Lizandra.
E você, comemora o Dia da Família na sua empresa ou com a sua família?