Esportistas são atletas que superam obstáculos a cada dia e realizam o inimaginável. Alguns conseguem tornar essa prática uma profissão e são reconhecidos como representantes de suas comunidades e em fevereiro celebramos e homenageamos a todos que são apaixonados pelo esporte.
Para entender melhor um pouco sobre quem pratica essas atividades, reunimos algumas informações para você nesse texto. Então vamos lá!
Você sabia que ser esportista é um direito estipulado por lei federal?
Nos anos 40 iniciou-se a regulamentação e promoção de atividades esportivas, bom como de entidades esportivas que pretendiam atuar com atletas profissionais. De lá para cá tivemos momentos importantes como a Lei Zico (Lei nº 8.672/93) que estipulou a data de 19 de fevereiro como dia do Desporto. Esta lei foi revoga e substituída pela Lei Pelé (Lei nº 9.615/98) que mudou a data para junho, unindo a comemoração ao Dia Mundial do Desporto Olímpico.
O esporte envolve uma comunidade de diversas formas, principalmente quando falamos de esportes mais reconhecidos pela paixão torcedora. Isso faz com que as leis de promoção ao esporte sejam abrangentes em relação as práticas individuais coletivas e de entidades esportivas, como na Lei Geral do Esporte, instituída em 2023, que propõe a paz entre torcidas, combate a corrupção, descreve direitos e deveres de atletas profissionais e ainda inclui atividades de promoção ao esporte.
Quais as vantagens de ser atleta?
Os benefícios físicos que o esporte proporciona são reconhecidos entre várias vantagens da prática. Conforme cita o técnico de Esporte e Lazer do Hotel Sesc Torres, Vinícius Pauletti, ter uma atividade esportiva promove melhora cardiopulmonar, melhora nos níveis de hipertrofia e a prevenção de doenças, sem contar os benefícios psicológicos, por se tratar de uma atividade de lazer, proporcionando diversão e entretenimento para os esportistas.
O local da prática esportiva pode variar o estímulo da musculatura e articulação. Quadras esportivas para futebol, vôlei, tênis, handebol, entre outros, podem gerar maior impacto nas articulações. Já a prática dos mesmos esportes na areia vão exibir mais da musculatura e equilíbrio devido ao solo maleável.
Aqui são apenas alguns exemplos, mas quando você buscar uma prática, esteja informado sobre as consequências mais comuns da prática. Afinal, você pode associar o esporte a uma mudança de vida para ter mais fôlego, mais momentos de diversão ou mesmo superar seus resultados pessoais.
Areia e esporte
Ar fresco, ambiente agradável e roupas leves, esses são apenas alguns dos motivos que levam as pessoas a praticar esportes de areia, assim como a facilidade de começar essas atividades, sem exigir tantos equipamentos.
Diversos esportes praticados em quadra encontram espaço na praia, adaptados para serem praticados na areia, como o vôlei e o futebol. Estes, assim como as outras atividades realizadas na areia, exigem mais esforços nos movimentos, pela superfície irregular, bem diferente de uma quadra, demandando mais empenho dos músculos e um maior gasto de energia.
Estas e outras combinações de fatores são atrativos para várias pessoas que os fazem preferir os esportes de areia. “A prática do vôlei de praia é de minha preferência pelo fato de você está em contato com a bola por mais tempo em relação ao vôlei de quadra, proporcionando uma maior participação para quem pratica”, diz Sandro Almeida, conhecido como Tição, praticante do esporte praiano a 34 anos.
Os esportes de areia se tornaram tão populares que, mesmo longe do litoral, diversas cidades contam com quadras de areia para que os atletas possam praticar os esportes praianos, atraindo cada vez mais pessoas para o beach tennis, frescobol, futebol de areia e outros.
E como o verão pode ser aproveitado até março, para quem não quer abrir mão de aproveitar a praia, os esportes de areia são febre entre os praticantes, que aproveitam o sol, o mar e o contato direto com a natureza para fazer do litoral sua quadra. Mas lembre-se que muitas quadras de areia permanecem abertas durante o ano todo, e você pode praticar com sua equipe a qualquer momento.
Circuito Verão Sesc de Esportes
E não tem como falar de esporte de areia sem citar o Circuito Verão Sesc de Esportes, com mais de 80 cidades envolvidas nas fases classificatórias, incentivando a prática e a disseminação dos benefícios do esporte, promovendo a saúde, o bem-estar físico e a confraternização.
Gabriel dos Santos, de 39 anos, pratica futevôlei há mais de 25 anos e não deixa de destacar a importância no Circuito como fomentador dos esportes de praia. “O Sesc é um grande incentivador do esporte, fornecendo fácil acesso para a prática esportiva e assim qualificando e preparando o atleta para as competições”.
A tradicional competição esportiva promovida pelo Sesc/RS anualmente, conta com etapas locais de sete modalidades: Basquete 3X3, Beach Soccer, Beach Tennis, Câmbio, Futevôlei, Handbeach e Vôlei de Duplas.
Seja um esportista você também!
Se você se interessou e já está preparando seu uniforme para se tornar um atleta, saiba que o Sesc realiza o Projeto Formação Esportiva Sesc para crianças, adolescentes, jovens e pessoas idosas, que têm a oportunidade de participar de torneios, conhecer novos lugares, ampliar o meio de convivência e oportunidades de socialização, integração e aquisição de hábitos saudáveis através do esporte.
Além disso, o Sesc realiza torneios e competições durante todo o ano, tais como os Jogos Comerciários, Sesc Triathlon e o Circuito Sesc de Corridas, além das ações voltadas à qualidade de vida promovidas pelas Academias Sesc.
Tanto para novos esportistas quanto para atletas já praticantes, o Sesc conta com diversos apoios ao esporte.
Seja qual for o esporte, na quadra ou na areia, o importante é praticar!