Rivalidades à parte, projeto une dupla Grenal e outros craques do futebol brasileiro em nome da solidariedade
Como mobilizar milhões de pessoas em torno de uma causa? O futebol pode ser um excelente caminho! Você conhece a campanha Futebol Tá na Mesa – Seja um doador campeão? A iniciativa juntou a paixão nacional com o que de melhor as pessoas podem fazer, que é serem solidárias!
“Vale muito a gente se envolver, porque cada um com a sua arte pode transformar a vida de muitas pessoas. Nós jogamos no mesmo time e reunir conhecimento, boa vontade e energia em prol do bem é muito gratificante”. Esta fala é do capitão do tetracampeonato mundial de futebol do Brasil em 1994, Dunga. Com o Instituto Dunga de Desenvolvimento do Cidadão, ele tem feito a diferença na vida de muitos gaúchos.
A campanha começou na segunda-feira (dia 05 de julho), veja o recado do capitão do tetra:
Como funciona o Futebol Tá na Mesa?
Numa parceria com o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, o Instituto Dunga e Seleção do Bem 8 propõem a doação de alimentos em troca de concorrer a prêmios exclusivos e originais de grandes times do futebol brasileiro. São camisetas, chuteiras, luvas e bolas, incluindo peças autografadas e relíquias da Seleção Brasileira.
Toneladas de solidariedade
A pandemia começou em 2020 e com ela surgiu a primeira rodada do Futebol Tá na Mesa. Sabe qual foi o saldo? Mais de 7,2 mil pessoas beneficiadas com 31,6 toneladas de alimentos!
Quer mais inspiração para participar desta segunda rodada, que acontece em 2021? A campanha foi ampliada e todo o RS está participando. “Nós tivemos uma boa experiência na edição 2020. A ideia agora é ampliar, contribuindo com ainda mais pessoas, movimentando o Estado em prol de um objetivo único que é a solidariedade”, explica o diretor do Sesc e Senac do Rio Grande do Sul, José Paulo da Rosa.
Por que participar da campanha?
A expectativa para este ano é arrecadar pelo menos 120 toneladas de alimentos e isto é possível, pois estão espalhados pelo Estado 15 mil cupons para participar. “A cada 10 quilos de alimentos doados em qualquer de nossas Unidades Sesc ou Escolas Senac do RS, entregamos um cupom que dá direito a concorrer ao sorteio que faremos numa live, dia 06 de agosto, no Facebook Sesc/RS.
Além dos prêmios ligados ao mundo do futebol, há vários motivos a mais para participar. Veja o que disseram alguns beneficiados com as doações:
“Através deste ato de solidariedade, conseguimos entregar cestas básicas a muitas famílias carentes, que devido à pandemia perderam seus empregos e passaram por muitas dificuldades” (gerente Administrativa da Casa da Criança Feliz de Ijuí, Cristina Rupp Pereira)
“Com certeza para muitas famílias, as doações foram a garantia de prato cheio para enfrentar este momento tão difícil que seguimos enfrentando. Infelizmente, neste período as vulnerabilidades e as desigualdades só aumentaram, por isso é muito importante que campanhas como esta tenham mais edições, para trazer esperança e garantir mais uma vez ‘prato cheio’ para as pessoas que mais precisam” (diretora da Apae da cidade de Alegria, Janaína Andréia Hullen Zimmermann)
Os prêmios
A edição 2021 da campanha tem dezenas de peças exclusivas do futebol brasileiro e mundial. Algumas delas são:
– Bola assinada por Taffarel e Dunga
– Pares de luvas assinadas por Taffarel
– Camisas do Grêmio autografadas por jogadores
– Camisas do Inter autografadas por jogadores
– Camisa da Seleção autografada pelos jogadores
– Camisa de goleiro da Seleção autografada por jogadores
– Camisas da Seleção autografadas por Dunga e Taffarel
– Camisas do Flamengo assinadas por jogadores
– Camisa de goleiro do Flamengo
– Chuteiras de jogadores
“Craques do futebol brasileiro e mundial estão representados nesta segunda rodada e queremos por meio do Mesa Brasil Sesc ajudar muitos gaúchos. A primeira rodada foi concentrada na região Noroeste do RS, mas está sendo uma alegria ver todo o Estado se mobilizando”, comenta um dos idealizadores da campanha, o gerente do Sesc Ijuí, Ronaldo Soares.
Um Grenal do bem!
A realização desta segunda edição conta também com os projetos Fome de Aprender, do jogador Tinga, Lance de Craque, de D’Alessandro, e com apoio dos times gaúchos Grêmio e Internacional, além do goleiro Taffarel, Felipe Luiz e jogadores do Flamengo, além da Seleção Brasileira de Futebol.
O multicampeão Tinga deixou seu incentivo mesmo antes da campanha começar:
Atenção colorados!
A campanha segue até dia 31 de julho em todas as Unidades Sesc e Escolas Senac do RS, participe!
Gremistas aqui tem um recado pra vocês:
Saiba mais sobre a campanha em www.sesc-rs.com.br/futeboltanamesa e participe!