Os livros são verdadeiros meios de transporte para outros mundos. Eles carregam as mais diversas histórias, repletas de emoções, sabedoria e imaginação, capazes de cativar qualquer leitor. Apenas quem já abriu um livro para dar uma espiadinha e acabou passando horas mergulhado em uma leitura inspiradora sabe o quanto essa experiência é mágica.
No Brasil, um dos grandes marcos dessa história de amor entre leitores e livros foi a fundação da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, em 29 de outubro de 1910. É a partir dessa data que celebramos o Dia Nacional do Livro, uma ocasião perfeita para relembrar a importância da leitura em nossas vidas.
Pensando naqueles que querem vivenciar pela primeira vez essa sensação de resgate que a leitura proporciona, reunimos algumas dicas de livros. Se você já pegou gosto por alguns títulos, também trouxemos produções que já conquistaram diversos corações e podem fisgar o seu também. Para a construção das dicas, tivemos auxílio de quem trabalha diretamente com a literatura nas Bibliotecas Sesc. Confere abaixo:
Leituras para Quem Está Começando
Poesias de Carlos Drummond de Andrade e Crônicas de Luís Fernando Veríssimo
Por que ler:
As poesias do Drummond e as crônicas do Luís Fernando Verissimo (amo os dois de paixão), o segredo é não querer começar por leituras grandes, mas sim coisas pequenas que caibam na rotina.
Fernanda Barbosa
Agente de Programas Sociais/Biblioteca do Sesc Erechim
Mas em Que Mundo Tu Vive? – José Falero
Editora: Todavia
Por que ler:
Nesse livro, Falero narra histórias pessoais e de conhecidos com uma linguagem acessível e com muito bom humor. São situações cotidianas sobre trabalho, juventude e desigualdade na grande Porto Alegre, gerando identificação imediata em jovens e adultos. Perfeito para quem está começando a ler.
Guilherme Krema,
Auxiliar de Programas Sociais/Biblioteca do Sesc Bento Gonçalves
O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry
Editora: Grupo Companhia das Letras
Por que ler:
Sendo sim, bem clichê, o Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry é uma indicação para toda e qualquer pessoa ler pelo menos uma vez na vida (eu já perdi a conta de quantas vezes li). A obra conta com linguagem simples e desenhos lindos e consegue ser especial e ensinar algo em todas vezes que é lido. O livro ensina muito sobre a importância de sair da zona de conforto, apreciar e aproveitar as alegrias e momentos da vida. Toda chance dada a ele é super recomendada.
Maitê Tieppo
Auxiliar de Programas Sociais/Biblioteca do Sesc Frederico Westphalen
O Paraíso São os Outros – Valter Hugo Mãe
Editora: Globo Livros
Por que ler:
É um livro curto que é sobre uma menina refletindo sobre a vida, com sua perspectiva infantil. Livro leve, fluido, que aquece o coração.
Vitor Augusto Voigt
Auxiliar de Programas Sociais/Biblioteca do Sesc Venâncio Aires
Tudo é Rio – Carla Madeira
Editora: Record, 2021
Por que ler:
Para quem está iniciando ou retomando o hábito da leitura indico TUDO É RIO, de Carla Madeira (RECORD, 2021), o livro conta a história de um casal em um enredo humanizado, envolto a um turbilhão de emoções, muitas vezes com comportamentos e falas questionáveis, tudo contado de uma forma lírica, mas que também dá uma “sacudida” na gente.
A autora tece a história, fazendo uma analogia ao curso de um rio, às vezes revoltoso e às vezes calmaria, faz com que a gente pense sobre temas essenciais à vida.
Claudia Melane Sales
Auxiliar de Biblioteca do Sesc Caxias do Sul
Para todos que procuram começar sua jornada no mundo da leitura eu indico essa obra prima em forma de livro. Tudo é Rio tem uma narrativa envolvente e acessível, que prende o leitor desde a primeira página. É aquele tipo de leitura que quando chega no final deixa um impacto duradouro.
O livro conta a história de Dalva, Venâncio e Lucy, três personagens cujas vidas se entrelaçam de forma intensa e emocionante. O livro explora temas profundos como o amor, a dor, a perda e, principalmente, o perdão.Por que é ideal para Iniciantes?
A escrita de Carla Madeira é direta, o que facilita a imersão, mesmo para quem não está habituado a ler com frequência. A linguagem não é complicada.
Os personagens de Tudo é Rio são extremamente bem construídos e humanos, o que torna fácil se conectar com suas dores, amores e dilemas. A história se aprofunda de maneira natural o que a torna acessível.
Apesar de tocar em temas pesados, como traição e perda, o livro é um convite à reflexão sobre os próprios sentimentos e as relações humanas. Para novos leitores, essa mistura de emoção pode ser um ponto de partida interessante para explorar outros tipos de leitura.
Tudo é Rio toca no coração e na mente. Te fará sentir, refletir e, principalmente, querer ler mais!
Caroline Baldes
Estagiária Ensino Superior/Biblioteca do Sesc Uruguaiana
A Parte Que Falta – Shel Silverstein
Editora: Companhia das Letrinhas
Por que ler:
Para quem não tem o costume de ler, mas quer iniciar por algum lugar, recomendo fugir dos “modismos”, exemplares que todos estão lendo, clássicos muito eruditos e livros muito longos. Para um início que não nos cause repulsa à leitura, ou algum sentimento do tipo, recomendo iniciar por exemplares curtos e de algum assunto que gostemos; poesias são uma boa pedida.
Contudo, nesta publicação, gostaria de indicar um livro curto, infantil, mas com um tema super adulto e importante: “A parte que falta”, de Shel Silverstein.
Gabriel Echevarria dos Santos
Estagiário da Biblioteca Sesc Alberto Bins
Leituras para Cativar o Coração
Para quem já ama tem um parceiro letrado, também buscamos algumas inspirações. Pode ser uma aventura de um final de semana para se divertir, ou pode ser que você encontre um livro que vai querer compartilhar com todo mundo. Confere aí!
A Diferença Invisível – Julie Dachez e Mademoiselle Caroline
Editora: Nemo
Por que ler:
Eu recomendo essa obra com todo o meu coração. Este livro é uma verdadeira joia que nos convida a refletir sobre a empatia e a diversidade de uma forma extraordinária.
O livro tem uma narrativa envolvente, onde somos apresentados a personagens que enfrentam desafios e realidades que muitas vezes passam despercebidos aos olhos da sociedade.
A autora consegue capturar a complexidade das emoções humanas, mostrando como as diferenças que não são visíveis podem impactar a vida das pessoas de maneiras profundas e significativas.
O enredo do livro nos ensina a importância de ouvir, entender e acolher o outro, mesmo quando suas lutas não são evidentes. É uma leitura que nos faz questionar nossos próprios preconceitos e nos incentiva a olhar além das aparências, promovendo uma mensagem poderosa de aceitação e compreensão.
Vale a pena cada página! ♥
Liciélli Garcia Bellinazo
Auxiliar de Programas Sociais/Biblioteca do Sesc Uruguaiana
Morangos Mofados – Caio Fernando Abreu
Editora: Companhia das Letras
Por que ler:
Eu descobri Morangos Mofados no início da adolescência e as angústias dos personagens desses contos atravessaram minha juventude. Me encontrei em situações parecidas com a das histórias e também cruzei com o livro em viagens e momentos difíceis, como se para me lembrar de ter coragem para continuar, mesmo longe de casa, mesmo com problemas que pareciam intransponíveis. Caio entrelaça nesse livro temas muito fortes: paixões sofridas, corpos dissidentes, conflitos políticos, referências musicais e a vida urbana opressora/libertadora. Faz parte da minha história como leitor e como pessoa.
Guilherme Krema
Auxiliar de Programas Sociais do Sesc Bento Gonçalves
A Morte É Um Dia Que Vale a Pena Viver – Ana Claudia Quintana Arantes
Editora: Sextante, 2019
Por que ler:
Uma reflexão sobre a vida e como queremos vivê-la até o fim. A obra transforma a visão sobre a morte, enfatizando a iA autora é médica geriatra, uma das maiores referências sobre Cuidados Paliativos no Brasil. Nessa obra, que tem o título que supostamente indica uma leitura pesada, na verdade fala muito sobre a vida, e que a grande questão não é a morte e sim como queremos viver até chegar a nossa hora, achei um livro propositivo e reflexivo, para mim foi transformador, afinal a gente sempre pode mudar nosso comportamento conosco mesmo para melhor, e todo mundo ganha, inclusive as pessoas do nosso convívio. É aquele livro, para termos em nossa biblioteca pessoal, e de vez em quando reler.
Claudia Melane Sales
Sesc Caxias do Sul
O Apanhador No Campo De Centeio – J.D. Salinger
Editora: Casa da Palavra
Por que ler:
Esta sugestão é meio complicada de dar, pois ao longo da adolescência, fui lendo tantos livros que ficaria difícil eleger um, somente. Porém, vasculhei minha memória com muito cuidado e resgatei um livro que ganhei de uma amiga da minha avó; amiga esta que nunca conheci, mas sabia do meu gosto pela leitura. No meu aniversário de 15 (ou 16 anos) ganhei “O apanhador no campo de centeio”, de J.D. Salinger. Este livro conta como um jovem de 16 anos, expulso mais uma vez de sua escola, resolve seus conflitos internos e amadurece sozinho nas ruas de Nova York, buscando seu lugar e voz no mundo. A leitura deste livro realmente foi um divisor de águas em minha vida, e me fez enxergar meus problemas e conflitos internos de uma outra forma. Sempre, sempre que me pedirem recomendação de um livro, citarei “O apanhador no campo de centeio” dada a força que ele tem em revolucionar nossos pensamentos.
Gabriel Echevarria dos Santos
Sesc Alberto Bins
A Morte de Ivan Ilitch – Leon Tolstoi
Editora: Editora do autor
Por que ler:
A minha indicação do coração é a literatura russa; principalmente “A morte de Ivan Ilich” de Leon Tolstoi. Eu costumo dizer que há livros que a gente lê e há livros que nos leem. Este é um deles.
Fernanda Barbosa
Sesc Erechim
Estrelas Tortas – Walcyr Carrasco
Por que ler:
Difícil escolher um livro entre tantos especiais e apaixonantes em que já folheei. Mas um com um carinho gigante é Estrelas Tortas, de Walcyr Carrasco. É um livro juvenil com narrativa repetitiva, onde oito personagens narram a história do seu ponto de vista, conseguindo abordar diversos assuntos importantes e lidando com o acontecimento principal da história. O próprio nome escolhido para a livro é encontrado em um dos momentos mais especiais da história. Te convido a se apaixonar por ele, assim como eu
Maitê Tieppo
Sesc Frederico Westphalen
Antes do Baile Verde – Lygia Fagundes Telles
Por que ler:
Antes do Baile Verde da Lygia Fagundes Telles. Uma coletânea de contos que tem como foco principal diálogos entre personagens passando pelas mais variadas situações. Lygia tem uma habilidade fenomenal de conseguir transparecer a complexidade humana com uma escrita sutil, colocando os personagens em confronto com outros personagens ou confrontos internos, que são sempre os mais intensos.
Vitor Augusto Vogt
Sesc Venâncio Aires
Conclusão
Ler costuma ser uma paixão para quem se permite dar o primeiro passo. Além de conseguirmos entender mais sobre o mundo que nos rodeia, a leitura nos instiga a ser mais criativos, detalhistas e até mesmo mais sábios. Podem existir histórias tão ricas que fazem com que a gente queira dividir com todos a nossa volta.
As leituras sugeridas neste post abrangem uma diversidade de temas e estilos. Para descobrir seu gosto literário, explore ao máximo a literatura! Fica como dica, que você reserve uma tarde para visitar uma das Bibliotecas Sesc espalhadas pelo estado ou conheça a Bibliotela (Biblioteca Virtual Sesc), lançada neste ano.
E você, já tem uma leitura do coração para compartilhar com a gente? Comente aqui embaixo!
Òtimas dicas, obrigada por compartilhar, logo vou visitar a biblioteca do Sesc aqui em Livramento <3