O mountain bike, ou MTB, une esporte radical e contato com a natureza e desafia atletas de todas as idades
Você já ouviu falar em mountain bike? A modalidade de ciclismo, que também é nome para um tipo de bicicleta, conquista adeptos de todas as idades e convida a conhecer destinos em cima de duas rodas. O MTB, como também é conhecido, é um esporte radical baseado em rotas com terrenos diferentes e não planos.
Em um percurso, por exemplo, o atleta é convidado a fazer subidas e descidas por diversos tipos de terrenos irregulares, como asfalto, estrada e trilha, principalmente em montanhas. Por esta razão, o esporte exige muita disposição e preparo dos atletas para enfrentar as adversidades do percurso.
Como surgiu o mountain bike
Acredita-se que o esporte começou a ser praticado na década de 1970 por um grupo de amigos que já era praticante do ciclismo de competição. A ideia deles foi se desafiar em um outro tipo de terreno partindo para o Monte Talmapais, em San Francisco, nos Estados Unidades. Na década seguinte, Tom Ritchey, um designer americano criou a primeira bike da modalidade e começou a dar notoriedade ao esporte.
Nos Estados Unidos, o primeiro campeonato nacional da modalidade aconteceu em 1983. Já aqui nas terras brasileiras, a primeira disputa oficial aconteceu cinco anos mais tarde, em 1988, no Rio de Janeiro.
De lá pra cá, o esporte foi conquistando mais e mais adeptos no mundo inteiro. Em 1990, foi realizado o primeiro campeonato mundial e, em 1996, o MTB fez sua estreia nos Jogos Olímpicos de Atlanta.
Quem pode praticar?
“O mountain bike é uma modalidade que abrange todas as idades, desde crianças pequenas até idosos. Com todo o cuidado e preparo, o MTB é um esporte que pode ser praticado por todos, mas o que sempre indicamos é que o atleta preste atenção para as quilometragens e níveis de dificuldade, respeitando sempre os seus limites”, comenta Gilberto Thumé Beier, técnico de Esporte e Lazer do Sesc Tramandaí.
O esporte possui diversas modalidades que se adaptam a níveis de dificuldade e também de prática do atleta. A indicação para quem deseja iniciar é escolher bem os equipamentos e não deixar os itens de proteção de lado. Outra dica é começar pelo cicloturismo, uma modalidade não competitiva, mais leve, com percursos alternativos, divertidos e que tem como principal objetivo o contato com a natureza e proveito da jornada.
Segurança em primeiro lugar
Outro ponto a ser observado é a segurança! Alguns itens são obrigatórios para a prática do esporte, evitando assim acidentes ou reduzindo o risco de problemas graves em caso de quedas.
Capacete, luva, óculos de proteção, sapatilha própria para ciclismo – para dar maior sustentação aos pés -, e garrafas para hidratação são itens de uso individual indispensáveis para quem deseja praticar mountain bike. Além disso, é preciso escolher uma bicicleta adequada para o esporte, com pneus mais largos, amortecedores nas duas rodas – para reduzir os impactos nos terrenos irregulares – e manter ela sempre regulada e revisada. Outra dica é ter sempre uma bomba extra para o pneu da bicicleta, ferramentas para manutenção – como kit de chaves, e uma bomba portátil para inflar pneus.
Beier lembra que os itens não são acessórios de luxo, são equipamentos necessários para a proteção: “Precisamos primeiro garantir a segurança!”.
Modalidades
Além do cicloturismo que falamos antes, o mountain bike possui diversas modalidades para diferentes tipos de atletas. Confira algumas das modalidades mais conhecidas:
Cross-Country
É a mais popular de todas. Os percursos são longos, com muitos obstáculos, subidas e descidas e terrenos muito irregulares.
Trip Trail
Um tipo de maratona, com uma prova mais longa que o cross, realizada em estradas de terra e pedras. A modalidade é considerada de alta dificuldade.
Trials
Uma modalidade alternativa de MTB, com obstáculos artificiais – com latas de lixo, mesas e outros itens, possibilitando ao ciclista a prática manobras.
Enduro
Aqui, ser o primeiro no ponto de chegada não é o objetivo. Na modalidade enduro, a ideia é testar a resistência e técnica de pilotagem do ciclista em descidas e obstáculos difíceis.
Mountain Bike Sesc Osório
O litoral gaúcho será o destino dos atletas de MTB em dezembro. A cidade de Osório é o destino segunda edição do Mountain Bike Sesc. O evento terá apenas a modalidade competição com trajeto de nível intermediário a avançado.
“O 2º MTB Osório é um evento esportivo com um nível de dificuldade intermediário a profissional, pois o percurso é composto por muitas subidas e descidas, asfalto, estrada e trilha. Serão quase 2km de subida por terreno bem irregular”, conta Beier.
Com todo o aparato de segurança e prevenção, seguindo todos os protocolos de saúde, o evento contará com carros de apoio, ambulância e motolância para suporte aos atletas em caso de necessidade. Para evitar acidentes e adversidades, a organização recomenda que os atletas estejam com a saúde em dia, façam um bom preparo físico e treinamento específico. Além disso, um aquecimento físico é indispensável antes de iniciar a prova.
“Reforçamos que a recomendação para quem quer participar de uma competição de mountain bike é não descuidar da segurança, usando todos os equipamentos de proteção, mantendo a hidratação e realizando treinos focados, principalmente com foco em subidas. Sabemos que muitos atletas estão acostumados com terrenos mais planos e para uma competição deste nível é importante estar preparado e realizar um treinamento adequado”, completa o técnico.
como faço para me escrever para o ciclismo ?