O final de ano traz aquela sensação de conforto e união, família e amigos reunidos para a ceia e troca de presentes, revendo parentes distantes e fortalecendo laços. Mas além deste espírito de harmonia, as festas nos lembram de outro sentimento importante: solidariedade.
É por meio da caridade que conseguimos levar um pouco da alegria do natal para os outros, seja por meio de um presente doado, uma ceia compartilhada ou um abraço como gesto de carinho.
Se você está procurando tornar as festas de outra pessoa tão especial quanto a sua por meio de uma boa ação, existem várias formas de estender a mão ao próximo.
Doe um presente
Uma forma bem conhecida de levar alegria para as crianças que não possuem condições de receberem um presente, é a doação, não apenas de brinquedos, mas também de roupas e materiais escolares para os que tem idade escolar.
Diversas fundações recebem presentes doados para serem entregues em comunidades e instituições de permanência, assim como várias lojas e outros locais se tornam pontos de arrecadação durante este período do ano.
Mas não são apenas as crianças que gostariam de receber uma lembrança nesta época. Diversos lares para idosos também arrecadam doações e presentes para os mais velhos e, às vezes, uma boa conversa é tudo o que eles desejam para encerrar o ano.
Uma ceia solidária
Muitas ONGs e instituições fazem refeições coletivas e entrega de marmitas para o combate à fome, onde não só é possível ajudar como voluntário nestas ações, como também doar alimentos para contribuir.
Nesse sentido, o Mesa Brasil do Sesc é um programa que atua como uma rede de solidariedade que integra doadores, instituições sociais e voluntários, recebendo doações o ano todo por meio de campanhas que contribuem com a entrega de alimentos. Conheça um pouco mais na matéria que preparamos sobre o programa.
Ajudando os animais
Abrigos de animais também realizam a coleta de rações para seus bichinhos e recebem doações financeiras para a compra de remédios e melhorias de espaço para nossos amigos de quatro patas que, assim como nós, também merecem solidariedade.
Além disso, você pode fazer um animalzinho ainda mais feliz ao adotá-lo. Levar um pet para casa é um presente para ele, que ganha um lar, e para você, que ganha um amigo! Mas, atenção, é preciso responsabilidade ao incluir um novo integrante na família.
Seja voluntário!
Muitas outras ações podem ser feitas para ajudar aqueles que mais precisam e o voluntariado é o caminho ideal para fazer o bem.
O Programa Sesc de Voluntariado oferece cursos e palestras sobre como contribuir para o desenvolvimento social através da promoção da cultura da assistência. Ele forma voluntários em prol da promoção do bem-estar e da responsabilidade social compartilhada.
O programa oferece capacitação e acompanhamento técnico, ensinando conceitos, princípios, direitos, responsabilidades e formas de realizar o voluntariado e contribuir para o bem do próximo.
O natal é melhor quando é compartilhado
Pequenas ações podem fazer uma grande diferença nessa época do ano. Mesmo que em gestos simples, são o suficiente para trazer o espírito das festas e tornar o final de ano de muitos mais alegre.