Trabalhar para o desenvolvimento sustentável das áreas econômica, social e ambiental é um compromisso que deve ser assumido não apenas pelos governos, mas também pelo setor privado e pela sociedade civil.
Para unir todos em torno dessa missão, em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs aos seus países membros um plano de ação global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que todas as pessoas possam desfrutar de paz e de prosperidade – a Agenda 2030.
Uma das partes desse plano são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que têm 169 metas relacionadas a eles.
De forma integrada e interconectada, os ODS abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados pelas pessoas no Brasil e no mundo e indicam os pontos que devem ser melhorados para que esses objetivos sejam atingidos até 2030.
Quais são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?
- Erradicação da pobreza
Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;
- Fome zero e agricultura sustentável
Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;
- Saúde e bem-estar
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
- Educação de qualidade
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;
- Igualdade de gênero
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;
- Água potável e saneamento
Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;
- Energia limpa e acessível
Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;
- Trabalho decente e crescimento econômico
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;
- Indústria, inovação e infraestrutura
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;
- Redução das desigualdades
Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;
- Cidades e comunidades sustentáveis
Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
- Consumo e produção responsáveis
Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;
- Ação contra a mudança global do clima
Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;
- Vida na água
Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;
- Vida terrestre
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;
- Paz, justiça e instituições eficazes
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;
- Parcerias e meios de implementação
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Confira mais no site da ONU Brasil.
Como eu posso contribuir com os ODS?
Segundo dados do Relatório Luz 2021, o Brasil não apresenta progresso satisfatório em nenhuma das metas dos ODS.
O estudo, que foi produzido por entidades da sociedade civil e apresenta o grau de implementação dos 17 objetivos, mostra que 54,4% das 169 metas estão em retrocesso; 16% estão estagnadas; 12,4% estão ameaçadas e 7,7% mostram progresso insuficiente.
Com assuntos tão globais, à primeira vista pode parecer quase impossível uma “pessoa comum” contribuir para o cumprimento dos ODS. Porém, cada um pode fazer a sua parte com ações individuais ou até mesmo unindo outras pessoas em torno de uma causa.
Práticas como evitar o desperdício de comida, ter a própria horta e doar alimentos para organizações filantrópicas, por exemplo, ajudam no atingimento do ODS de número 2: fome zero e agricultura sustentável.
Já aprender e difundir o conceito de economia circular diz respeito ao ODS 12 – assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
Para contribuir com o objetivo 14, Vida na Água, basta substituir o uso de plásticos e descartáveis por itens de outros materiais e produtos reutilizáveis.
Ter e cobrar uma postura mais ética de políticos e da população e atuar como voluntário em algum projeto social são ações que colaboram para o ODS 16: Paz, justiça e instituições eficazes.
Quer aprender mais sobre os ODS e saber como você pode auxiliar para o cumprimento deles?
A oficina ODS na Prática, oferecida pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac é gratuita e está disponível no site https://fecomercio-rs.org.br/odsnapratica, no formato EAD.
Como forma de colaborar com o ODS 2, Fome Zero, é sugerida a doação de qualquer valor para o Programa Mesa Brasil, pelo PIX mesabrasil@sesc-rs.com.br.
Rede permanente de solidariedade que atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul, o Mesa Brasil tem como objetivos evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população.
Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários na arrecadação de alimentos que são distribuídos para entidades sociais cadastradas.
Conclusão
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte de um pacto global que tem como objetivo proteger o meio ambiente e garantir que todas as pessoas tenham acesso a direitos básicos como alimentação, educação, saneamento, emprego e saúde, além de reduzir as desigualdades.
Eles reforçam que o compromisso com o desenvolvimento sustentável deve ser assumido não apenas pelos governos, mas também pelo setor privado e pela sociedade civil.
Ações simples do dia a dia, como não desperdiçar comida, apostar na reciclagem e no consumo sustentável, fazer um uso consciente da água e substituir itens descartáveis por produtos reutilizáveis podem ser feitas por qualquer pessoa para contribuir com o cumprimento dos ODS.
Uma forma de aprender mais sobre os objetivos e como eles podem ser aplicados na rotina é o curso gratuito e virtual ODS na Prática, oferecido pelo Sistema Fecomércio-RS.
Participe e faça parte deste movimento por um mundo melhor!
Excelente matéria com informações consistentes e práticas. Parabéns!!!!