Cuide-se bem: imunização não é só assunto sério na infância e em época de pandemia, mas sim item importante durante toda a sua vida
Nunca se falou tanto sobre a importância das vacinas, não é mesmo? E apesar de ser um assunto historicamente ligado às crianças, imunização é coisa séria e para toda a vida, independentemente da idade.
Se o simpático “Zé Gotinha” é chamarisco para os pequenos aderirem ao tema, você adulto já parou para pensar que estar com a carteirinha de vacinação em dia pode ajudar a economizar até mesmo seu dinheiro? Embora não seja a principal vantagem, poupar dinheiro em tratamentos médicos caros e até em hospitalizações pode ser um bom negócio!
Hesitação preocupa especialistas
Saúde em primeiro lugar, é claro! Mas são os adultos que neste momento precisam de mais conscientização quando o assunto é se vacinar.
“Não é pequeno o número de pessoas hesitantes em relação à imunoprevenção. No Brasil são os hesitantes e não os antivacinistas os principais responsáveis pela lacuna suscetível às infecções que podem ser prevenidas”, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Juarez Cunha.
Por que se vacinar?
A gerente de saúde do Sesc/RS, Mari Estela Kenner lembra que “a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que vacinação evita de 2 a 3 milhões de mortes por ano” e por isso é tão importante manter campanhas de conscientização ativas e a imunização das pessoas em dia.
Você sabia que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) é um sucesso do Brasil reconhecido no mundo? São mais de 300 milhões de doses anuais distribuídas em vacinas, soros e imunoglobulinas com muita tecnologia e pesquisa científica envolvida neste trabalho.
“A Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) reforça que vacinação elimina ou reduz drasticamente o risco de adoecimento ou manifestações graves, que podem levar à internação e ao óbito. Assim, a vacinação é tão importante para a saúde quanto o consumo de dieta saudável e prática regular de atividade física”, acrescenta Mari Estela.
Em 09 de junho é Dia Nacional da Imunização, uma ótima oportunidade para pensar no assunto e aderir ao movimento. “A data é uma forma de reforçar a importância de nos mantermos imunizados. Vacinação é o caminho para a prevenção de doenças e é uma das maiores conquistas da humanidade no controle e erradicação de doenças infectocontagiosas. Vacinações com cobertura universal permitiram a eliminação da varíola, a quase erradicação da poliomielite e diminuição de doenças como caxumba, sarampo e catapora”, lembra a gerente de saúde do Sesc/RS.
Vacinas contra a Covid-19
Com o surgimento da Covid-19, causada por um novo coronavírus, o Sars-Cov-2, houve uma mobilização, um esforço mundial que possibilitou em menos de um ano a disponibilização de vacinas. Como não possuímos até o momento um tratamento específico para esta doença, a vacinação é a forma mais segura e eficaz de prevenir a Covid-19.
“As vacinas aprovadas para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são seguras e eficazes. Quando chegar a sua vez, vacine-se contra a Covid-19”, incentiva Mari Estela.
É natural que ainda não haja um volume grande de dados sobre esta nova doença, por isso é importante também estar atento às opções de prevenção.
“Além de aderir à imunização, temos que manter as medidas não farmacológicas para a prevenção: uso regular e correto da máscara, higiene das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% e distanciamento físico. Tomar a vacina reduz as chances de infecção, mas não elimina a necessidade de evitar o contato com o vírus. Não esqueça de que enquanto não alcançamos a imunidade coletiva para o Sars-Cov-2, essas medidas preventivas são essenciais, aliadas à vacinação para combater a pandemia!”, orienta Mari Estela.
* Dicas dos editores:
– Participe da campanha #UnidosContraoVírus
O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está incentivando que todos vacinem quando chegar a sua vez. Acompanhe no site www.fecomercio-rs.org.be/unidoscontraovirus a lista de comorbidades que têm prioridade nas filas de imunização. No local há ainda artes gráficas disponíveis para download e compartilhamento em suas redes sociais.
– Confira o Calendário Nacional de Vacinação
Neste calendário disponibilizado pelo Ministério da Saúde, você pode acompanhar as vacinas previstas para cada fase da vida. Crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes, ou seja, todos os brasileiros precisam estar atentos à correta imunização para prevenir doenças e ter uma vida saudável.
– Baixe o aplicativo “Vacina em Dia”:
Que tal uma ajuda para gerenciar as cadernetas de vacinação da sua família? Neste APP, o Ministério da Saúde além de poder cadastrar as imunizações, há informações completas sobre vacinas disponibilizadas pelo SUS e lembretes sobre campanhas sazonais. O aplicativo calcula até quando se deve comparecer ao posto de vacinação para uma nova imunização e envia um lembrete por mensagem. Além disso, os calendários de vacinação cadastrados no APP podem ser enviados via e-mail para impressão.
Cuide-se bem! Vacine-se!