A respiração é a nossa primeira e também nossa última ação no mundo. Mesmo que de forma inconsciente, na maioria das vezes, ela nos movimenta e sustenta por toda vida. Através dela podemos identificar saúde, doenças, status emocional e muitas outras informações sobre nosso corpo. Mas você sabe cuidar desta ferramenta tão potente?
Quais os benefícios de observar a respiração?
Apenas por identificar a inspiração e a expiração, podemos entrar em estado meditativo de observador. Isso auxilia no foco, concentração e permite que você se acalme completamente. Quando você aprende a observar a respiração, consegue usá-la para cuidar da mente e do corpo.
- Mente: ao observar a respiração, a mente retira o foco de qualquer problema, situação ou repetição de pensamento. Focar sua atenção na respiração pode retirar sua mente de uma crise. Essa é uma ferramenta recomendada para pessoas que tem histórico de crises ansiosas, depressivas, entre outras patologias do tipo.
- Corpo: a respiração é completamente integrada ao corpo, pois ela leva oxigênio ao corpo inteiro. Dos pés até a cabeça, seu corpo é beneficiado pela sua respiração, por isso a respiração mais saudável e completa é também aquela que mais beneficia seu organismo. Estudos comprovam inclusive que o fluxo da respiração altera a quantidade de oxigenação do cérebro.
Como cuidar da respiração?
Aqui damos algumas dicas para auxiliar nos cuidados com a respiração:
- Vá a locais com ar puro: identificados por serem lugares sem muito movimento de carros, sem muitos prédios e de preferência na natureza, com arvores bem verdes. Algumas horas junto da natureza, com respiração profunda, seu pulmão agradece.
- Pratique exercícios físicos leves: além de estimular uma respiração mais completa, movimentar seu corpo auxilia os órgãos internos a terem maior alongamento e oxigenação (diferente de quando estamos sentados). Caminhada, passeio de bicicleta, yoga, alongamento, são alguns exemplos que te ajudam.
- Faça exercícios de respiração: alguns exercícios vão te ajudar a se conhecer mais, outros vão te ajudar a relaxar. Vamos dar alguns exemplos de exercícios abaixo:
Identificando a inspiração e a expiração:
- Com um relógio ou celular (com notificações desativadas ou em modo avião), utilize o timer para definir o tempo que gostaria de realizar o exercício. Pode começar com tempo de 3 a 5 minutos;
- Sente-se em posição confortável, com coluna o mais reta possível;
- Feche os olhos;
- Expire completamente, puxando sua barriga para dentro, em direção às costas;
- Solte a pressão da barriga e permita que o ar entre conforme seu corpo pede;
- Repita mais duas vezes, solte o ar, puxe a barriga e solte;
- Agora sem controlar, permita que o ar saia e apenas observe;
- Permita que o ar entre, apenas observe;
- Caso identifique algum pensamento, recorde-se: você está observando a respiração. Observe novamente o que está acontecendo. Está exalando ou inalando ar?
Acalmando o coração com a respiração:
Para acalmar o coração, alguns exercícios são mais específicos. Quando estamos com batimento acelerado, acalmar o coração aos poucos pode ajudar.
- Sente-se em posição confortável, com coluna o mais reta possível;
- Feche os olhos;
- Expire completamente, puxando sua barriga para dentro, em direção às costas;
- Solte a pressão da barriga e permita que o ar entre conforme seu corpo pede;
- Repita mais duas vezes, solte o ar, puxe a barriga e solte;
- Permita que o ar entre até o quanto o corpo pede, enquanto isso conte o tempo: 1, 2, 3, 4….
- Agora exale devagar, contando o tempo;
- O tempo de exalação deve ser o dobro do tempo de inalação. Ou seja, se você puxou o ar em 4 segundos, irá soltar ele completamente em 8.
- Na exalação você pode puxar sua barriga, para auxiliar na saída completa de ar.
- É recomendável que você não faça mais do que 16x.
Conclusão
A respiração é fonte de vida, e em diversas culturas orientais, um dos principais focos de identificação de doenças, irregularidades, saúde e controle. Além disso, através da respiração conseguimos cuidar do corpo e da mente, auxiliando no funcionamento correto dos nossos órgãos internos. Deixamos aqui dois exercícios de respiração que possam te ajudar a acalmar a mente e o coração.
E você pratica algum exercício de controle da respiração ou costuma ter cuidados específicos para cuidar-se? Comenta aqui.
RESPIRAÇÃO É VIDA,TIVE VÁRIAS EXPERIÊNCIAS COM EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO.
UMA DELAS FOI A CURA DO MEU FILHO MAIS NOVO,QUE TINHA PROBLEMAS GRAVE DE ASMA E COM O EXERCÍCIO DE RESPIRAÇÃO ELE FOI CURADO E HOJE É FUZILEIRO NAVAL.
OUTRA FOI MINHA IRMÃ,QUE TINHA CORAÇÃO GRANDE E FOI CURADA COM EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO.
E EU MESMO QUE TENHO MAIOR CONTROLE EMOCIONAL COM O EXERCÍCIO DE RESPIRAÇÃO.
PRA VIVER O ESSENCIALE PRIMORDIAL É RESPIRAR!
PAZ SAÚDE PROSPERIDADE AMOR E MUITAS FELICIDADES PRA TODOS NÓS QUE BUSCAMOS VIVER COM QUALIDADE 🙏🏾💪🏾🙌🏽🏆
.
Que lindo relato, Fábio!
Agradecemos por compartilhar. 😀
Doralice oliveira marques este.assunto só veio reforçar o que fazemos na yoga e meditação obg