São João, ou João Batista, que trabalhou com amor e muita doação, teve uma data comemorativa adicionada ao calendário em seu nome. O homem santificado, que anunciou a chegada de Jesus Cristo à terra, foi um dos disseminadores da fé pelo Oriente Médio. Para homenageá-lo, as religiões católica e suas vertentes passaram a comemorar o dia de São João no dia 24 de junho.
A data marca a mudança de estação nos dois hemisférios terrestres. Por isso, é considerado um tempo de mudança. A troca de uma forma de vida por outra, renovada. No Oriente, o período era comemorado com uma fogueira para cultuar Adônis, deus da mitologia grega. Para o catolicismo, o simbolismo da fogueira também foi assimilado. Não só pela luz transformadora, mas também como forma de anúncio da chegada de João Batista à terra.
Conhecida como uma das noites mais frias do ano no Brasil, a noite de São João passou a ser realizada com culturas miscigenadas. Além da fogueira de São João, as regiões centro e nordeste do país adicionaram à celebração tradições populares, incluindo dança e algumas comidas típicas de cada Estado. As tradições mais usuais são forró e quadrilhas caipiras realizadas na rua, conhecidas pelo “arrasta-pé”.
A celebração de São João aquece o corpo e reúne alegria e diversidade. A renovação que se faz na natureza e nos alimentos, acaba acontecendo também dentro de nós. Seja pela nutrição dos frutos, seja pela percepção das plantas e flores, ou até mesmo pela religação com Deus.
Mesmo quem não é adepto de uma religião, pode comemorar a data curtindo as festas, a alegria e claro, as comidas e bebidas típicas da época. Por isso, trouxemos 3 receitinhas para você aproveitar o Dia de São João em alta.
Receitas para Festa de São João:
As receitas de São João foram selecionadas pela nutricionista do Sesc Lajeado, Juliette Carvalho da Silva. Ela ressalta a importância de termos tempo de lazer, sem deixar de cuidar da nossa saúde física e emocional. Por isso, antes de pegarmos todos os ingredientes, vamos dar um conferidas nas dicas da nutri:
- Como a maioria das festas acontece à noite, o ideal é que substitua o seu jantar por uma das preparações salgadas, como por exemplo, o caldo verde;
- Se alimente antes de ir para as festas, para não ficar com muita fome;
- Beba bastante água no dia, para ajudar o corpo;
- Evite excessos nas bebidas alcoólicas;
- Não fique com sentimento de culpa no outro dia, o Dia de São João acontece só uma vez por ano!
Prontos para o momento cheff de cozinha, aqui vão as receitas:
Canjica saudável
Ingredientes:
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo ou açúcar de coco;
2 colheres (sopa) de biomassa de banana verde;
50 gramas de coco ralado;
250 gramas de canjica branca;
200 ml de leite de coco;
400 ml de água;
750 ml de leite vegetal (pode ser leite de arroz, soja ou amêndoa);
Canela em pau;
1 pitada de sal.
Modo de preparo
Deixe a canjica de molho por algumas horas. Despreze a água e coloque-a em uma panela de pressão com o leite vegetal, a água, a biomassa de banana verde e o açúcar mascavo ou de coco. Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos e depois desligue o fogo. Quando o conteúdo da panela estiver frio, acrescente o coco ralado, o leite de coco, a canela e o sal. Mexa tudo e leve novamente ao fogo, desta vez sem pressão. Assim que a mistura ficar bem cremosa, tire do fogo, coloque em uma travessa ou em potes individuais e polvilhe canela em cima.
Arroz doce funcional
Ingredientes:
- 600ml de leite de coco;
- 1 litro de água;
- 1/3 xícara (chá) de biomassa de banana verde;
- 5 colheres (sopa) de açúcar demerara (ou açúcar de coco);
- 1 xícara de arroz cateto branco ou integral (ou meio a meio);
- 5 cravos;
- 1 canela em pau.
Modo de preparo:
Bata no liquidificador o leite de coco, a água, a biomassa e o açúcar. Coloque a mistura em uma panela média (com borda alta) com o arroz, cravo e a canela e cozinhe em fogo médio. Mexa de vez em quando para não grudar. Quando começar a ferver, baixe o fogo, deixe a panela semi-tampada, por 30 minutos, até o arroz ficar cozido e o doce mais apurado. Mexa de vez em quando para soltar o amido do arroz, assim, ficará mais cremoso. Lembre-se de tampar (parcialmente) a panela todas as vezes que mexer. Passados os 30 minutos, transfira o arroz doce para uma travessa. A sobremesa fica bem cremosa quando gelada. Sirva com canela em pó, quente ou frio.
Bolo de Milho
O segredo dessa receita está em substituir a farinha de trigo pela farinha integral, o leite integral pelo desnatado e o açúcar cristal pelo demerara.
Ingredientes:
- 6 espigas de milho
- 10 colheres de sopa de açúcar demerara
- 1 xícara de chá de farinha integral
- 4 claras de ovo
- 1 xícara de chá de leite em pó desnatado
- 1/3 copo americano de leite desnatado
- ½ colher de chá de fermento
Preparo
Para preparar o bolo, rale as espigas, peneire-as e misture aos poucos com o leite em pó, o leite líquido e o açúcar demerara.
Depois, coloque a farinha misturada com o fermento e bata as claras de ovos. Acrescente as claras batidas à massa e leve ao forno numa forma untada.
Em cerca de 60 minutos, o bolo deve estar cheirando e pronto para alegrar a vida de todos.
Conclusão
Vimos um pouquinho sobre a origem da Festa de São João. Mas uma das melhores formas de entender a cultura, é vivenciar. Podemos aproveitar o finalzinho deste mês para rever como foi o nosso ano até aqui. Conferir o que precisamos renovar e celebrar as novidades que chegam. Podemos usar estas datas especiais para abraçar a quem amamos, e lembrá-los de nossa presença e carinho.
Esse período do ano é marcado por períodos de frio e chuvas intensas pelo Brasil inteiro. Mesmo quem não é adepto ao culto aos santos, pode fazer destas datas, momentos de união com o próximo e participar de ações solidárias. Isso pode levar um pouquinho do calor da fogueira de São João para quem recebe.
Já planejou sua festinha de São João?