Mais de 10,7 milhões de brasileiros já estão recuperados da Covid-19 e precisam resgatar a condição física
Se você é um dos 10,7 milhões de brasileiros já recuperados da Covid-19 (Dado do Ministério da Saúde até 25 de março de 2021) ou tem alguém próximo que faz parte desta estatística, sabe que mesmo após a alta médica a volta às atividades precisa de um esforço a mais.
A história de Jonas Carvalho, 46 anos, recuperado da Covid-19, é de emocionar. Ele trabalha na linha de frente do Hospital de Clínicas em Porto Alegre e achou no exercício físico o caminho para voltar à vida normal. “A atividade física foi um divisor de águas na minha vida. Hoje me sinto mais disposto, com mais energia para encarar a rotina diária. A qualidade do meu sono melhorou significativamente e hoje vejo como são importantes os exercícios na nossa vida!”.
Por que apostar nas atividades físicas?
– Recupera e fortalece a musculatura
– Restabelece o condicionamento cardiorrespiratório
– Ajuda a restaurar as capacidades coordenativas
– Controla e previne diversas comorbidades, como obesidade, diabetes e pressão alta
– Melhora as capacidades físicas, como força, agilidade, resistência
– Otimiza as variadas funções do organismo
“Eu vi a necessidade de iniciar uma atividade física após ser diagnosticado, pois fiquei muito debilitado no período da doença. Apesar de ter tido uma forma branda do vírus, com sintomas como: dores articulares, tosse seca e diarreia, já no primeiro dia após ser liberado para o trabalho, me inscrevi na Academia do Sesc/RS em Viamão, onde iniciei com Pilates. Nos primeiros dias, senti músculos que eu achava que nem tinha e, aos poucos, fui me sentindo tão bem que não via a hora de fazer de novo aquela atividade. Passados 30 dias, me matriculei na Musculação, intercalando com o Pilates”, conta o técnico de Enfermagem.
“Para os recuperados da Covid-19, não existe melhor tratamento do que a atividade física, é recomendável para todo tipo de sequela, sendo que avaliamos casa a caso as necessidades de condicionamento”, orienta o profissional de Educação Física Lucas Corrêa Camargo, do Sesc Viamão. No caso de Jonas, o exercício já se tornou rotina: “Cada vez mais, eu vejo pessoas na rua fazendo caminhadas ou algum tipo de atividade. Acho super importante a promoção da saúde. Meus colegas de trabalho e eu criamos um grupo de whatsapp chamado “Time de Peso” e trocamos mensagens sobre alimentação saudável e atividades físicas. Percebo o entusiasmo das pessoas. Vamos lá! Bora em busca da saúde!”, complementa Jonas.
Como começar uma atividade física?
Nas academias do Sesc/RS de todo o RS estão sendo oferecidos treinamentos específicos e orientados para recuperados da Covid-19. Os atendimentos seguem as recomendações de higienização, uso de máscara e distanciamento e acontecem de forma coletiva, mas com treinos específicos, sendo que em algumas academias há ainda a opção de personal trainer, para o qual se pode consultar valores especiais. Informações no www.sesc-rs.com.br/esporte/academias.