O voluntariado é uma poderosa força de transformação, tanto para quem recebe ajuda quanto para quem oferece seu tempo e habilidades. Contribui para a construção de uma sociedade mais solidaria, justa e inclusiva, nos permitindo conectar-se com os outros, desenvolver novas competências e fortalecer laços sociais.
Em um mundo cada vez mais acelerado, dedicar-se a uma causa sem esperar nada em troca é um ato de solidariedade que tem o potencial de criar um impacto profundo nas comunidades e no desenvolvimento pessoal.
Em tempos de crises, o voluntariado é mais que importante para prestar ajuda a aqueles atingidos por desastres, impactando seja com doações ou atuando diretamente em abrigos, resgate e apoio a famílias que tem suas vidas abaladas pelas calamidades. O trabalho voluntário foi essencial na reestruturação do Rio Grande do Sul após as fortes chuvas e seus resultados ainda repercutem por todo estado e naqueles auxiliados pelas ações solidárias.
O impacto do voluntariado
Leila Anastacio, assistente social responsável pelo Programa Sesc de Voluntariado no Sesc Comunidade, trabalha diretamente com ações que ajudam aqueles que mais precisam e conta a importância desse trabalho para aqueles que são atendidos, fazendo-os sentirem-se importantes, participantes da sociedade, incluídos, visíveis e respeitados.
Em um dos relatos que recebi de um atendido ele disse que o voluntário que o atendeu, não resolveu somente parte da sua situação, fez muito mais que isto, fez com que ele se sentisse digno. O trabalho voluntário transforma vidas!
Leila Anastácio, assistente social do Sesc Comunidade
O impacto do trabalho voluntário também repercute em quem o pratica, sendo uma fonte de satisfação e realização pessoal. Através dele, o voluntário se sente realizado em ver e sentir a mudança acontecer através de seu trabalho, sendo o agente que materializa através de suas ações a transformação social.
O voluntariado na tragédia do Rio Grande do Sul
Durante a calamidade que atingiu o estado, os voluntários desempenharam um papel decisivo no resgate de vidas e na recuperação e reconstrução das comunidades atingidas. Uma imensa corrente de solidariedade foi criada para ajudar aos gaúchos houve uma grande mobilização em todo o País, retratando todo o poder dos voluntários, que se uniram para ajudar aqueles que encontravam em risco em situação de vulnerabilidade.
Voluntários atuaram nas mais diversas causas, seja na doação de alimentos, vestuário, ração, medicamentos, água, produtos de higiene e limpeza, como atuando diretamente no atendimento em abrigos, resgate e limpeza das casas. “Houve muitos locais que antes do poder público chegar, os voluntários já estavam lá”, Leila destaca a presença e ações dos voluntários.
“Parece impossível de mensurar o quanto o trabalho voluntário foi decisivo durante, após e atualmente no atendimento das pessoas e famílias atingidas pela tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul”, comenta a assistente social, enfatizando a importância das ações das pessoas que se dispuseram a ajudar os necessitados.
Seja você também voluntário
Dia 28 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado e se você que fazer parte dessa corrente solidária, o primeiro passo para ser voluntário é ter motivação, reconhecer o que te move para realização do trabalho voluntário. Existem atividades e causas para todos!
Leila cita algumas características importantes para esse tipo de trabalho. “Em primeiro lugar a motivação, empatia, escuta acolhedora, comprometimento, respeito, disponibilidade, uma boa comunicação, saber trabalhar em equipe…”. Mas a assistente social que estas habilidades podem tranquilamente ser desenvolvidas através do trabalho voluntário, portanto não ter estas características não impede absolutamente ninguém de ser voluntário.
Existem diversos projetos, ONGs e instituições que precisam de auxílio e onde o trabalho voluntário é bem-vindo. Igrejas, associações, clubes são uma boa opção para se engajar com o voluntariado e a internet pode ser uma aliada nessa busca.
Voluntariado com o Sesc
Muitas outras ações podem ser feitas para ajudar aqueles que mais precisam e o voluntariado é o caminho ideal para fazer o bem.
O Programa Sesc de Voluntariado oferece cursos e palestras sobre como contribuir para o desenvolvimento social através da promoção da cultura da assistência. Ele forma voluntários em prol da promoção do bem-estar e da responsabilidade social compartilhada.
O programa oferece capacitação e acompanhamento técnico, ensinando conceitos, princípios, direitos, responsabilidades e formas de realizar o voluntariado e contribuir para o bem do próximo.
Como posso ter acesso aos cursos do Sesc para fazer trabalho voluntário ?
Oi Rosa,
Publicamos os cursos no site https://www.sesc-rs.com.br/assistencia/voluntariado/. Aqui você pode entender mais sobre o projeto e se inscrever em diversos cursos.
Abraços 🙂