Neste ano de retomada de atividades presenciais ou híbridas, as férias de julho também se torna um momento esperado. Principalmente após dois anos de distanciamento social, a retomada das atividades tem trazido um ritmo que muitos de nós não estavam mais acostumados. Por isso, te ajudamos a escolher um momento de lazer para relaxar.
Os momentos de lazer são importantes em todas as idades. Desde a infância, os momentos em família e a pausa nos estudos fazem com que tenhamos a consciência de manter o período de autocuidado. Independente da idade, e de qual curso está fazendo, a pausa também auxilia para arejar a mente.
A troca de cultura e de ambientes faz com que tenhamos que adquirir novas perspectivas. Mesmo quando visitamos mais uma vez o mesmo lugar, sair do espaço em que ficamos no nosso dia a dia, faz com que tenhamos que perceber sons, aromas, imagens, enfim, tudo à nossa volta.
Para onde ir?
Para quem gosta de curtir o friozinho que o sul proporciona, tem ainda a vantagem de vivenciar belas paisagens e atividades das mais diversas. Os roteiros mais comuns são no alto da serra gaúcha, que em grande maioria proporciona a vista de cânions divididos entre os verdes das árvores e as texturas das pedras. Mas também há quem prefira curtir um inverno mais ameno. Assim, o Brasil com sua diversidade também vai ter opções para aproveitar as férias de julho em grande estilo.
Como já falamos aqui no blog, no texto Quer viajar pelo Brasil? Entenda como se organizar, a parte de planejamento é o que vai direcionar o roteiro das suas férias. Então, caso sua ideia seja curtir outros lugares, mas também voltar em seguidinha, um passeio curto pode ser uma boa opção. Melhor ainda caso já tenha opções de rotas para seguir certo? Por isso trouxemos algumas ideias de atividades que são oferecidas pelo Sesc RS.
Natureza é o caminho?
Para quem quer se reconectar com a natureza, conhecer belíssimas cachoeiras, caminhar pelos campos e ainda trocar ideias com pessoas que tem esse interesse, existem roteiros para fazer em um único dia.
Esses roteiros são elaborados pelas Unidades Sesc no projeto Partiu Natureza. Além de ser acessível para quem quer economizar, os passeios trazem um pouco do contexto histórico e cultural do Estado.
Que tal fazer turismo gastronômico nas férias de julho?
Ainda no Partiu Natureza, tem espaço para quem quer fazer turismo gastronômico. Foi o essa a escolha do pessoal da fronteira que foi conhecer o Canto Queijaria.
No próximo dia 23 de julho, ainda tem programado um roteiro para curtir a Festiqueijo, em Carlos Barbosa. O passeio sai de Porto Alegre e conta com tour pela cidade.
Prefere praticar esportes? Vamos juntos!
Para quem curte ficar em movimento, existem diversas atividades e competições pelo Estado. Só o Circuito Sesc de Corridas tem 12 etapas, em 12 cidades diferentes. Em julho a 7ª etapa acontece Passo Fundo. Além de ter atividades como cicloturismo e ciclismo, que são divulgadas no site.
Conclusão
As férias de julho são períodos de pausas que além de contribuir para melhor aprendizado, pode te trazer bons momentos de lazer. Porém não é sempre que conseguimos reservar um bom espaço na agenda e viajar para longe. Ainda assim, não precisamos deixar de aproveitar e conhecer novos lugares. A dica é reunir atividades que gostamos com roteiros curtos para curtir dia a dia. E você, já programou suas férias?