Já parou para pensar se você tem espírito voluntário? E o que tem feito para colocá-lo em prática?
Mais do que proporcionar ao outro, o despertar para o voluntariado muitas vezes transforma e preenche a vida de quem o faz.
Em alusão ao Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto, trouxemos o relato de mais uma pessoa contagiada pela vontade de ajudar.
A artesã e ex-bancária, Eliane da Silva Fraga, teve contato com o espírito voluntário ainda jovem, através de um trabalho realizado na igreja que frequentava.
O tempo passou e a disponibilidade diminuiu, mas Eliane continuava com o desejo em mente. Foi em 2019, após passar por um período delicado, que resolveu fazer o curso oferecido pelo Programa Sesc de Voluntariado. O projeto tem como objetivo capacitar pessoas para atuação em atividades do terceiro setor.
Lá, Eliane chegou e não saiu mais.
Com agulha e linha em mãos, passou a fazer parte das ações do Pedacinhos de Amor, iniciativa que recolhe novelos de lã, quadradinhos de tricô ou crochê e pedaços de tecido. A partir dos materiais arrecadados, são confeccionadas mantas, que serão doadas para famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Superação
Assim como no caso de outras pessoas, foi o voluntariado que ajudou Eliane a sair de uma depressão. A artesã conta que foi neste período delicado que percebeu que ajudar outras pessoas poderia trazer de volta a alegria e entusiasmo de viver.
“O voluntariado é um remédio para a alma. Ajuda a esquecer os nossos problemas”, contou Eliane.
Foi a partir das ações realizadas no Pedacinhos de Amor que ela deu sentido à vida novamente. “Sou muito grata por fazer parte desse grupo. Não quero que nunca termine”, declarou.
Segundo dados de 2021, da Pesquisa Voluntariado no Brasil, atualmente há cerca de 57 milhões de indivíduos envolvidos ativamente com ações de voluntariado.
O índice é avaliado positivamente. Cada vez mais as pessoas procuram dedicar parte do seu tempo em ações de ajuda ao próximo.
“Quando doamos nosso tempo, nos tornamos pessoas melhores. Quanto mais se faz, mais se quer fazer”, finalizou a artesã.
Conclusão
O espírito voluntário contribui para o desenvolvimento de uma sociedade melhor e mais solidária.
Consoante ao propósito do Sesc/RS, de cuidar, emocionar e fazer as pessoas felizes, os programas e ações desse tema são um dos pilares de trabalho da instituição.
Além do Programa Sesc de Voluntariado, que atua na capacitação de pessoas para atuação nesse segmento, contamos também com oficinas e palestras dedicadas à empresas e organizações, como forma de prepará-las para inserção no voluntariado.
A partir da formação de voluntários, articulamos ações com o auxílio de entidades parceiras, com o intuito de fortalecer o terceiro setor e a promoção da cultura do voluntariado em prol da promoção do bem estar social e da responsabilidade social compartilhada.
Se você ficou interessado, acesse o site e saiba mais sobre nossos programas.