Se engana quem acha que a prática esportiva não encontra lugar na terceira idade. A atividade física é importante em todas etapas da vida, promovendo a manutenção das condições físicas que é tão importante para um envelhecimento saudável.
Com a orientação de profissionais qualificados de Educação Física, é possível um desenvolvimento sadio por meio do esporte.
Mas quais esportes praticar?
Pensados e adequados para a maturidade, diversos esportes de quadra tiveram suas regras adaptadas para a longevidade, buscando facilitar sua execução. Essas adaptações de regras visam uma redução da intensidade dos jogos sem deixar de desenvolver novas habilidades de movimento e características de força, destreza, coordenação neuromuscular e velocidade dos praticantes.
O walking football é um exemplo de esporte adaptado, onde se joga caminhando e não correndo, esta adequação permite uma prática inclusiva com um menor impacto físico, pensado para o público maduro.
Agora, para aqueles apaixonados pelo vôlei, o câmbio é a opção certa para se exercitar. As regras são muito parecidas com o jogo original e já conquistou inúmeros participantes ao longo dos mais de 30 anos desde sua criação. Você pode saber mais sobre câmbio neste post.
Indo para além dos esportes de quadra, o trekking é uma prática que pode ser realizada por todas idades, sendo uma atividade física aeróbica, que consiste em caminhar em trilhas naturais. Por possuir vários níveis de dificuldade, ele é acessível para todos, principalmente na terceira idade, já que proporciona um meio de realizar um exercício físico sem colocar a saúde em risco, devido seu baixo impacto.
Aqueles que gostam de se aventurar em uma atividade mais ousada, podem optar pelo rafting. Apesar de ser uma experiência mais radical, quando desempenhado em rios mais calmos, com a orientação de escolas e instrutores especializados, pode ser uma opção segura e divertida.
A prática esportiva dentro do Maturidade Ativa
Em grande parte dos 60 grupos do Programa Sesc Maturidade Ativa no Rio Grande do Sul, a prática esportiva é uma realidade consolidada. A promoção de organização de jogos esportivos de competição e recreativos, oficinas esportivas especializadas e etapas exclusivas do projeto Partiu Natureza são constantes dentro do projeto.
“O esporte tem assumido cada vez mais um papel importante na prevenção de doenças e promoção da saúde, contribuindo para um envelhecer mais saudável, combatendo o sedentarismo através do desenvolvimento físico, mental e social”, conta Michele Silveira, coordenadora estadual do programa Maturidade Ativa.
O programa Maturidade Ativa do Sesc/RS tem como objetivo promover a qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. Trata-se de um movimento organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade social individual e coletiva.
O importante é não ficar parado
O esporte nos permite envelhecer com saúde, além de manter a capacidade funcional, proporcionando a independência e autonomia nas tarefas diária. A atividade física ajuda no bem-estar, disposição e longevidade, e é importante você saber sobre essas opções.
É importante ressaltar que para a prática de qualquer exercício é necessário consultar um médico previamente e garantir que as atividades serão ministradas e orientadas por profissionais de Educação Física devidamente habilitados.
Como vimos, opções para se mexer é o que não faltam. E você, já escolheu o seu esporte?