A ação humana tem cada vez mais causado desequilíbrios no meio ambiente, resultando em eventos climáticos extremos e catástrofes ambientais, em que as mudanças climáticas já podem ser vistas e sentidas por todo o globo.
As últimas enchentes que aconteceram no Rio Grande do Sul são exemplos destas alterações ambientais e consequências de nosso descuido com o meio ambiente, ainda assim, é possível reverter este cenário.
Países e entidades de todo o mundo seguem na luta por um desenvolvimento ecológico, criando politicas e meios de preservar a casa em que vivemos e, com a ajuda de todo, transformar o cenário ecológico atual.
Dia Mundial do Meio Ambiente
Com o objetivo de chamar a atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, o Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 05 de junho, mesma data da realização da conferência.
Esta data busca conscientizar impactos do homem no planeta e lembrar a população sobre a importância da proteção do meio ambiente e da necessidade de leis que garantam o desenvolvimento sustentável.
A cada ano, é escolhido um diferente tema para esta data, para ser debatido e refletido sobre. O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2024 é “restauração dos solos, desertificação e resistência à seca”.
Eventos Climáticos Extremos
Ondas de calor, inundações e furacões são apenas alguns dos exemplos de eventos climáticos extremos que vem atingindo mais e mais o planeta. As enchentes e inundações ocorridas este ano, no estado do Rio Grande do Sul, se encaixam nesse conceito, e são consideradas uma das maiores catástrofes climáticas do Brasil na história.
As mudanças ambientais e climáticas globais, que têm se intensificado nas últimas décadas, acabam por gerar estes episódios climáticos. Alguns destes eventos atingem de forma direta a população, como as secas, ondas de calor, tempestades e enchentes.
Por isso, mais do que nunca, se faz necessário uma forma de crescermos sem degradar o meio ambiente, evitando estes desastres e buscando um desenvolvimento ecológico para evoluirmos ao lado da natureza.
Desenvolvimento Sustentável
O desenvolvimento sustentável é um modelo de desenvolvimento econômico, social e político que esteja em harmonia com o meio ambiente, utilizando de forma racional os recursos naturais para suprir as necessidades da sociedade atual, sem comprometer sua disponibilidade para as gerações futuras.
Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs aos seus países membros um plano de ação global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir a paz.
Dentro deste plano, conhecido como Agenda 2030, estão os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), abordando os principais desafios de desenvolvimento enfrentados no mundo e indicando pontos a serem seguidos para que esses objetivos sejam atingidos até 2030.
O que fazer para ajudar
Pode não parecer, mas pequenas ações do nosso dia a dia podem ajudar e muito nessa virada ecológica. Se todos praticarmos algumas ações simples, ajudamos a proteger o meio ambiente e tornar o planeta mais ecológico.
- Reduzir o consumo de água e energia;
- Reutilizar e reciclar;
- Compre apenas o que for necessário;
- Usar transporte coletivo;
- Evitar desperdícios;
- Não comprar animais silvestres sem autorização;
- Realizar descarte consciente do lixo;
- Evitar o uso de produtos descartáveis e sacolas plásticas;
Praticas conscientes como as aplicadas pelo Sesc Envolva-se, que utiliza resíduos que iriam para descarte para a confecção de artesanato, ajudam a encontrar um novo significado para materiais que iriam ser jogados ao lixo.
Com simples ações, ajudamos a tornar o mundo mais verde e sustentável para nós e para as próximas gerações!