Em diversos períodos do ano surgem campanhas de arrecadação de alimentos. Para as instituições sociais estas ações impactam em diversas frentes. Pois ao receber alimentos, o orçamento tem mas possibilidades de uso durante o mês.
Porém, em alguns meses do ano como janeiro e fevereiro, a redução de doações impacta nas contas do final do mês. Para quem mais precisa, o auxílio com a alimentação garante refeições completas e variadas. Além disso, reduz a insegurança alimentar, que é quando existe incerteza sobre as próximas refeições.
Por estas razões, o combate à fome e a insegurança alimentar são foco de ações do Programa Mesa Brasil Sesc de janeiro a janeiro. Para quem quer fazer parte da rede de solidariedade, reunimos as formas de contribuição do projeto.
Como é feita arrecadação de alimentos?
Durante todo o ano, programas como Pomar Solidário, Amigo do Mesa e doações espontâneas de pessoas físicas e jurídicas contribuem com a entrega de alimentos em instituições sociais. Além destes, no primeiro semestre do ano é realizada a Campanha Futebol Tá na Mesa com a finalidade de incentivar ainda mais a doação.
Quem pode doar?
Para campanhas e ações, tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem doar alimentos. Por exemplo, supermercados, atacadistas, padarias, feiras, indústrias, cerealistas, são os doadores mais comuns.
Ainda assim, empresas que não são do ramo alimentício, mas querem contribuir, podem participar de diversas ações. Inclusive, entrar em contato para fazer alguma ação em parceria, como shows, espetáculos, entre outros eventos.
Como doar:
Pomar Solidário: campanha que ocorre o ano todo e tem como objetivo evitar o desperdício de frutas, hortaliças, verduras e legumes que não serão consumidos. Os produtores que tiverem excesso de produção podem entrar em contato com o Mesa Brasil Sesc e solicitar a coleta de alimentos.
Amigo do Mesa: campanha que ocorre de forma eventual para arrecadação de alimentos junto a supermercados parceiros nas cidades que possuem Mesa Brasil – Porto Alegre, Erechim, Ijuí, Lajeado, Cachoeira do Sul, Santa Maria e Rio Grande. O parceiro pode disponibilizar um espaço para que seja feita a arrecadação de alimentos, realizada por voluntários do Sesc.
Futebol Tá na Mesa: Projeto realizado em parceria com o Instituto Dunga, tem um incentivo para que ocorra a doação de alimentos não perecíveis. Cada participante que realizar a doação de mantimentos, concorre a prêmios esportivos arrecadados pelo Instituto. Ao final do projeto de arrecadação, ocorre um sorte ao vivo dos ganhadores dos prêmios. Os alimentos são doados as entidades inscritas no Programa Mesa Brasil Sesc.
Pessoas físicas e jurídicas: podem doar alimentos a qualquer momento direto nas Unidades do Mesa Brasil. Ou doar alimentos nas campanhas organizadas pelo Programa. Também pode doar em dinheiro para a conta corrente do Mesa Brasil. Neste caso, o valor é revertido na aquisição de cestas básicas. Abaixo as informações bancárias do Programa.
Banco do Brasil
Agência nº 3418-5
Conta Corrente: 6461-0
Conta Cadastrada no CNPJ: 03.575.238/0001-33
PIX: mesabrasil@sesc-rs.com.br
Quais alimentos podem ser doados?
A base de uma alimentação saudável é ter variedade. Na batalha contra a desnutrição, o ideal é ter alimentos naturais e frescos, além de grãos e cereais com fibras, vitaminas, ferro e outros. Por isso, diversas campanhas são baseadas na arrecadação de alimentos não perecíveis.
Os alimentos frescos além de variar a alimentação, ainda contribuem para a proteção do organismo de acordo com a estação do ano. Pois as frutas, verduras e legumes, tem safras relacionadas com as necessidades humanas. Por exemplo, algumas frutas que tem colheita no período de inverno, como a laranja, contém vitamina C. E para ter um reforço contra gripes e resfriados, seu consumo é indicado como reforço, em períodos de frio e mudanças climáticas.
Não podemos esquecer dos alimentos essenciais para a alimentação diária, principalmente falando em primeira infância ou idades mais avançadas. Por isso, é muito importante a doação de água, pães, bolos sem recheio, laticínios, carnes, aves, peixes, ovos, entre outros.
Além disso, a incerteza de manter a fartura de alimentos faz com que o planejamento de estoque seja constante. Por isso, também são bem recebidos mantimentos como enlatados, conservas, entre outros alimentos que tenham validade estendida, estejam em condições de consumo e claro, dentro do prazo de validade.
Como se inscrever para receber doações do Programa Mesa Brasil Sesc
Quem pode receber as doações são instituições sociais legalmente constituídas que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social e que tenham condições de produzir e servir alimentos. Para entrar em contato com a equipe de do Mesa Brasil Sesc no Rio Grande do Sul, basta conferir o site, preencher o formulário ou entrar em contato com a Unidade Sesc mais próxima.
No dia a dia é perceptível o impacto social gerado pela participação de todos. Basta visitar alguma entidade social para ver a alegria e o amor que envolve o trabalho social. Esse trabalho faz com que as entidades possam realizar trabalho social sólido e permanecer com as portas abertas por mais tempo. Assim como ocorre no Centro Esportivo, Cultural e Assistencial da Vila do Campinho (CECAVIC), a rotina de quem mais precisa se torna mais próspera.
Confere abaixo o recado do presidente da CECAVIC, Ubirajara Cardoso:
Conclusão
Muitas pessoas e empresas tem a vontade de doar alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade. Por diversas vezes a falta de informações acaba limitando essas ações. Por isso trouxemos algumas informações de como funciona a doação pelo Programa Mesa Brasil do Sesc.
Também reforçamos a importância dessa doação para quem recebe. Além de explicar um pouco sobre os alimentos que mais fazem falta para ter uma dieta básica.
Com isso esperamos auxiliar na conexão entre doadores e receptores e assim diminuir a insegurança alimentar nas comunidades. Além disso, com a doação de alimentos também conseguimos reduzir o desperdício de comida.