Muitas pessoas se animam com a chegada do calor e por isso, aumenta o público para a prática de atividades físicas no verão. Surgem nas rotinas, as mais variadas formas de praticar, esporte, dança ou ter momentos de lazer. A prática se torna mais prazerosa e facilitada quando atrelada a espaços de diversão, como praia, piscina, cachoeiras ou outros espaços como estes.
Para quem já tem mais de 50 anos, as atividades se tornam ainda mais atrativas. Pois além de proporcionar diversão, atividades físicas atuam de forma preventiva sobre lesões, e problemas emocionais. Conforme um estudo realizado na Revista Brasileira de Saúde, “a recomendação da Organização Mundial da Saúde sobre a prática de atividade física de 150 a 300 minutos semanais pode ser mais facilmente atingida quando ocorre a realização de atividades que geram prazer”.
Já comentamos aqui dos benefícios de mudar hábitos. Mas com a chegada do verão, vemos mais chances de colocar em prática as atividades. Para quem ainda está na dúvida, vamos listar porque fazer atividades físicas no verão:
Quais os melhores exercícios para praticar?
Para ter mais aptidões físicas, diversas atividades são recomendadas. Com demonstra o estudo realizado “Comparação da Aptidão Física Funcional de Idosos Praticantes de Diferentes Modalidades de Exercício Físico“, através de testes houve indicativos de melhor desempenho quando algum tipo de atividade é realizada com frequência. Com o estudo”foi possível ver o resultado de práticas como hidroginástica, Pilates, treino de força e não praticantes de exercícios físicos regulares. Durante os testes realizados com pessoas acima de 50 anos, o grupo de menor desempenho de força, flexibilidade e agilidade, foi o que não realizava atividades físicas com frequência”, concluiu-se.
Além disso, a prevenção de saúde e de limitações para o corpo, também pode ser observado. Pois, “além de ter maior deterioração física, os grupos que não aderiram a atividades físicas perdem em socialização. Pois a prática esportiva ou de lazer também auxilia neste quesito”, conforme explica o estudo.
Atividades físicas são sinônimo de saúde física e mental
Alguns relatos de participantes do grupo Maturidade Ativa de Carazinho, comprovam que os resultados do estudo vão muito além dos números.
“Participo da bocha, adoro, me faz muito bem. Encontro amigos, a gente de diverte, ri, joga. Pra mim é ótimo participar. Estou afastada da dança, mas em 2023 eu volto!”
Maria de Lurdes Ribas de Paula – costureira e participante da Maturidade Ativa de Carazinho há 12 anos.
Quando eu entrei tinha energia, e me considerava um ótimo jogador de cambio, mesmo com os problemas de saúde. A disposição não é a mesma, mas continuo jogando, pois faz muito bem pra mente, e para o corpo. O esporte aumenta os laços de amizade. Nós fazemos parte do grupo do Sesc Maturidade, com pessoas maravilhosas. A bocha comecei e aprendi no Sesc há uns 3 anos, e me apaixonei, principalmente pelo companheirismo. Por fazer bem fisicamente, pelo espírito, sair de casa, não se isolar. Porque se isolar nos faz perder nossa identidade. Senti demais por não ter começado ingressar no Sesc antes, depois que comecei minha vida mudou pra melhor.
O Sesc realmente para nossa vida, desde a canastra, o Sesc prima por nos dar a qualidade de vida. Sou muito agradecido, por tem pessoas maravilhosas a nossa frente, como nossa facilitadora, jovem, com dinamismo. Nos faz sentir bem. Sou muito grato ao Sesc e ao esporte, e a Maturidade Ativa.
Bruno Feistauer – eletricitário, participante da Maturidade Ativa há 6 anos.
Participo da bocha. Como de costume, eu antes de levantar, faço abdominal, depois alongamento, e duas vezes por dia faço hidroginástica. Adoro jogar bocha, porque é muito divertido. O grupo é muito legal. Acho que estamos de parabéns. Mario também joga e joga canastra. Para nós que éramos acostumados no dia a dia na lavoura, é muito bom participar aqui. Se estivéssemos parados, acho que estaríamos doentes. É muito bom participar. Quem puder, entre, participe e faça amizades. É muito bom participar.
Ivania K Cavallini e Mario José Cavallini Agricultores – agricultura familiar, participantes da Maturidade Ativa há 4 anos.
Graças ao Sesc que estou ativa como estou. Fiz musculação há muito tempo. Andava meio parada, mas pretendo voltar. Hoje participo dos jogos de Canastra, procuro caminhar todos os dias.
Terezinha Longo – foi professora, vendedora e trabalhou na secretaria de saúde como atendente, é participante da Maturidade Ativa há 10 anos..
Participo há muitos anos de várias atividades. Inclusive grupo da dança. Tinha aquele grupo de dança que movimentava bem o corpo. Adoro dançar! Fiz musculação e só não participei ainda do pilates. Mas estou com vontade de fazer ano que vem. Faz bem pra saúde e minha coluna pede exercícios. E eu quero dar meu testemunho de que foi muito bom pra saúde.
No ano passado, tivemos muito tempo parado e temos que retomar as atividades de novo. Neste ano, fiz pouca atividade física. Mas tinha a minha ginástica. Participo dos corais também que é um exercício pra voz, pra garganta. É muito bom e recomendo para todo mundo. Para minhas colegas que tão fazendo, parabéns! Continuem cada vez mais e participando, porque isso mexe com nossa auto estima. A gente levanta a auto estima, se sente mais segura, mais bonita por dentro e por fora. E isso é difícil da gente conseguir parar em casa. Então agradeço ao Sesc, aos monitores que sempre nos incentivaram e recomendo que vamos fazer física. Pro ano que vem vamos com toda força. espero que continuemos juntos de novo.
Maria Marlene Palauro de Souza.
Sesc Maturidade Ativa é o melhor remédio que existe. Estão sempre com atividades novas. Já participei de várias oficinas: câmbio, dança, bocha, canto, teatro, além das viagens. Academia participo há 19 anos e Maturidade há 17. Desde o início, e pretendo continuar até quando Deus me permitir. Repito, é o melhor remédio que temos. Fazer amizades, aprendemos a viver melhor.
Inovi Knop – do lar, participante da Maturidade Ativa há 17 anos
Participo de várias atividades Pilates de aparelho, dança, canastra, câmbio, ginástica, palestras, viagens, aula de ritmos online. Faz bem para alma, mente, coração e desenvolvimento do nosso corpo. É alegria e descontração a cada novo encontro das atividades. Tudo de bom fazer parte desta família Sesc.
Não esquecendo que também já fiz parte do coral, e da musculação.Lucila Flores – enfermeira aposentada.
O Sesc é uma segunda casa para mim. Antes eu participava, porque levava minha mãe, hoje ela está com 92 anos, infelizmente não consegue mais participar mas deixou legado. Hoje eu faço parte. Esse ano passado, pós pandemia, resolvi voltar para as coisas que me fazem bem, uma delas é estar com esse povo maravilhoso. Participei do Sesc em um monte de coisa esse ano. Esse pós pandemia deixou a gente louca de vontade de viver, com muita vontade de estar em todas as coisas e fazer o que for melhor para nossa saúde. Então eu fui para o pilates, para a academia, fiz aulas de canto e adorei fazer a dança.
A dança é uma atividade que eu amo, porque, além de fortalecer nosso corpo, a nossa mente, nos dão equilíbrio, e principalmente, nos dão a flexibilidade, o tônus muscular e ajuda nossa memória. Outra coisa que ajuda muito é movimentar mais rápido. Então muito obrigada por tantas atividades que nos proporcionam.
Doris Rosana da Costa Rezende
Reforço das atividades físicas no verão
É bem comum que com a chegada do verão, algumas atividades sejam deixadas de lado. Isso porque muita gente quer chegar na beira-mar e descansar. Mas muitas atividades podem ser refrescantes e animadas. Assim não se perde o ritmo adquirido durante o ano.
Uma boa dica é a retomada de atividades do Estação Verão Sesc que deve ajudar quem quer se movimentar. Além de ter espaços de lazer para incluir toda a família, conta com atividades que reúnem dança, flexibilidade e esportes leves.
A programação para manter as atividades físicas no verão deve ser montada de acordo com seu bem-estar. Lembrando sempre de fazer o esforço que seja benéfico e confortável. Assim, não exigimos demais do corpo. E para quem não começou a praticar exercícios ainda, essa é uma boa chance de começar com muita animação. Mas conforme recomenda a instrutora da academia Sesc, Débora Sant’Helena, “independente da atividade física que a pessoa/idoso escolha, deve ser priorizada e incluída essa atividade na rotina diária”.
Que lindo ler esses relatos, idosos ativos graças ao incentivo do esporte e saúde do SESC!
Que lindo e inspirador !!!! Parabéns pela linda iniciativa de inspirar o esporte e saúde através dessa reportagem! Esse grupo é lindo, sou suspeita pra falar, e o SESC É A CASA DE MUITOS!!! sempre fazendo a diferença!!!
Fazer as pessoas felizes é o melhor trabalho que existe! <3