As férias escolares é o período para o descanso da criançada, que querem brincar e se divertir, sobrando para os pais se virarem em inventar novos jogos e brincadeiras para direcionar toda a energia dos jovens.
Mas além da diversão, o recesso pode ser um tempo de descobrir coisas novas, sem deixar o lazer de lado, aliando recreação com aprendizado para os pequenos, trazendo o ensino de forma divertida e agradável.
Incentivar as crianças a novas experiências através de brincadeiras é uma ótima forma de estimular o seu desenvolvimento e autoconhecimento e existem diversas maneiras de colocar essa ideia em prática.
A importância do brincar
A recreação e brincadeiras trazem mais do que uma forma de entretenimento e atividade física para as crianças, pois ela apoia o desenvolvimento de forma integral, em todas as áreas: física, social, cognitiva e emocional, valendo-se também de benefícios psicológicos para os pequenos, principalmente depois dos acontecimentos que atingiram o estado nos últimos meses.
“Especialmente considerando o momento que vivemos no estado, é fortemente recomendado que as crianças possam ter tempo e espaço de brincadeira durante o recesso”, diz Júlia Köbe, Psicóloga Escolar da Gerência de Educação do Sesc. “É por meio do brincar livre que a criança ressignifica os acontecimentos que passaram – desde os mais alegres, aos mais desafiadores.”
A psicóloga explica que por meio do brincar a criança dá outro sentido às suas vivências, inventando outras formas para lidar com o que sente e tendo um espaço livre de expressão. “A brincadeira está para as crianças como a palavra está para os adultos”, Júlia esclarece. Por isso, a recreação se faz mais importante que nunca para as crianças que passaram por este período que atingiu o Rio Grande do Sul.
Aprender um novo esporte
As escolinhas de futebol são uma febre entre os meninos, mas além delas, outros esportes coletivos, como vôlei ou basquete, são ótimas formas de interagir com grupos de crianças, aprendendo sobre o esporte e o trabalho em equipe.
A natação ou esportes aquáticos são outras ótimas pedidas para o verão, já que, além de trazer os jovens para o meio esportivo, ainda refrescam o corpo na estação mais quente.
Artes marciais são outra forma de exercitar o corpo praticando algo novo, assim como skate ou andar de bicicleta. Os esportes podem ensinar diversos conhecimentos de forma direta e indireta aos pequenos e existem diversos deles para tentar.
Envolver-se com as artes
Desde simples desenhos e pinturas no papel até a criação de esculturas em argila ou gesso, existem diversas formas de apresentar o meio artístico para as crianças, que não irão se importar de se sujar para criar uma obra de arte.
A música também pode ser uma outra forma de entreter a meninada, não apenas escutando e dançando junto das crianças, assim como ensinando a tocar um instrumento, prática que traz diversos benefícios para o corpo e a mente.
Jogos de tabuleiro
Também conhecidos como boardgames, os jogos de tabuleiro existem em grande número para diferentes gostos e idades, muitos deles trazendo um aspecto educacional para as crianças.
Os boardgames trazem atividades lúdicas e didáticas que instrui as crianças enquanto elas brincam, contando tanto com jogos competitivos, entre os jogadores, como jogos cooperativos, onde todos precisam se ajudar para atingir um objetivo em comum.
A tecnologia como aliada
O ambiente virtual é um lugar que precisa de constante acompanhamento dos pais e responsáveis para que seja um espaço seguro para as crianças, mas, quando bem aproveitado, ele pode ser um lugar de aprendizado.
Além de contar com diversos vídeos e canais voltados para o público infantil, que ensina de forma pedagógica, há jogos educativos e interativos para os pequenos, assim como sites que trazem trilhas de aprendizado para crianças de diversas faixas etárias.
Mas é sempre importante salientar que os pais devem saber mediar o tempo das crianças frente as telas, apesar de todos os ganhos que os computadores e celulares podem trazer, o mundo real é ainda mais interessante do que o virtual.
Sesc Brincando nas férias
Ocorrendo durante as férias escolares de verão e inverno, o projeto Brincando nas Férias do Sesc conta com diversas atividades lúdico/educativas para as crianças brincarem e relaxarem, além de ser um ambiente onde a criatividade e a socialização são estimuladas.
Com atividades como jogos cooperativos, oficinas de escalada, sessão de cinema, oficinas de culinária, passeios guiados e muito mais, o programa oferece ações recreativas variadas para desenvolver hábitos saudáveis e estimular a integração social.
Você pode conhecer mais do projeto pelo site e entrar em contato com uma unidade para saber mais sobre os períodos e atividades.