Buscando novos conhecimentos, adquirir informação ou apenas se perder dentro de uma história por puro entretenimento, a leitura auxilia no desenvolvimento de habilidades e contribui para a saúde mental.
Mas adquirir este hábito pode ser difícil para quem não tem o costume de ler, principalmente, na correria do dia a dia. Por isso, algumas dicas podem ajudar a encaixar essa prática literária na rotina.
Mas porque ler?
A leitura pode libertar, gerar espaço para imaginar o novo, trazer esperança e estimular a busca por novos conhecimentos. Além de melhorar a habilidade de escrita do leitor, a leitura proporciona uma expansão do vocabulário, estimulando e desenvolvendo a criatividade e o senso crítico. A leitura também proporciona uma redução dos níveis de estresse, por se tratar de um hábito relaxante.
Outro benefício que pode ser citado é o combate a doenças neurodegenerativas, como a demência e Alzheimer. Ler aumenta as conexões neurais do nosso cérebro, melhorando seu funcionamento e retardando sintomas destas enfermidades.
No entanto, não pense que ler posts de redes sociais e páginas de internet proporcionara estes ganhos, o hábito de ler configura a leitura de livros e textos mais complexos, que realmente desafiem e desenvolvam a inteligência.
Dia Nacional da Biblioteca e Dia Mundial do Livro
O mês de abril conta com duas datas importantes que enfatizam a importância da literatura em nossas vidas, o Dia Nacional da Biblioteca e Dia Mundial do Livro, celebrados, respectivamente, nos dias 09 e 23 de abril.
Marcados para incentivar a leitura, homenagear autores e relembrar grandes obras literárias, estas datas são oportunidades de celebrar títulos e escritores consagrados, assim como dar oportunidade para novas leituras.
Desenvolvendo o hábito da leitura
Desenvolver a pratica da leitura é como a de qualquer outra habilidade, o começo é naturalmente mais lento e requer um pouco de esforço para que seja mantido, contudo, com o tempo, esta atividade se torna mais fluida e natural, o importante é não desistir do processo.
Algumas dicas podem melhorar seu desempenho e deixar a sua jornada literária mais fácil, então confira algumas sugestões que podem ajudar na aquisição deste costume:
1. Leia temas que você goste
Não adiante você tentar ler uma dissertação cientifica ou um grande tomo de fantasia se estes assuntos não forem interessantes para você. O livro precisa prender você e instiga-lo para que você continue a leitura.
Existem uma diversidade de categorias e gêneros literários que podem ser explorados e talvez você não encontre o que mais lhe agrada na primeira tentativa, por isso, tente explorar diferentes estilos e encontrar o que mais combina com você.
2. Comece por livros mais curtos
Livros menores ou até mesmo contos e crônicas podem ser mais fáceis de ler e de se absorver, lhe darão uma sensação de progresso maior por serem mais curtos, e também permitem que você tenha contato com mais tipos de histórias rapidamente, até você encontrar as com que você mais se identifica.
Livros com linguagens mais simples e claras também podem facilitar o processo de leitura, assim, evitar leituras muito técnicas com termos e palavras mais complexas no início da jornada é aconselhável.
3. Estabeleça metas
Para avançar mais e mais em sua leitura, tente estabelecer metas sobre elas, como ler um capitulo, dez páginas, uma hora no dia, ou qualquer outro objetivo que o estimule a alcança-lo. Esse é um método para prender a atenção e criar uma rotina literária constante.
Com o tempo, essas metas podem ser expandidas ou até mesmo chegar ao ponto onde não são mais necessárias para manter a frequência da leitura. Tudo é uma questão de prática.
4. Grupo de leitura
Grupos de leitura geralmente contam com cronogramas, o que pode ajudar muito na organização da leitura, sem contar que estes momentos de descontração, falando sobre o livro, faz com que sua atenção se mantenha presa na literatura.
Caso você não conheça nenhum clube do livro, uma simples conversa com outro amigo sobre sua leitura já é o suficiente para estimulá-lo a continuar lendo, assim como participar de eventos e leituras coletivas ajudam na dedicação a literatura.
5. Leia para alguém
Pode ser uma ação solidária, dividindo a leitura com pessoas que não conseguem ler pelos mais diversos motivos. Ler para uma pessoa idosa, para uma criança, para alguém com deficiência visual ou cognitiva, é uma ação de generosidade que faz bem para quem recebe e para que pratica. A contação de histórias é uma prática que amplia o imaginário coletivo criando um ambiente alegre e estimula que o dom da leitura seja transferido para quem está ouvindo as histórias.
Encontre sua leitura com o Sesc
Se você está pensando em começar a desenvolver seu hábito de leitura, certamente as Bibliotecas do Sesc tem o livro certo para você! Atendendo tanto o público infantil e juvenil quanto o adulto, elas possuem literatura de lazer, informativa e didática, com uma grande variedade de títulos e gêneros, abrangendo dos clássicos aos contemporâneos, nacionais e estrangeiros.
As Bibliotecas do Sesc ainda contam com hora do conto, sarau literário, clube de leitura, entre outras atividades que buscam despertar o gosto pela leitura, promovendo acesso aos livros através de eventos literários.
Todos os serviços da Rede de Bibliotecas Sesc são gratuitos, bastando apenas fazer a Credencial Sesc, assim você pode escolher os livros que mais combinam com você e se aventurar por suas páginas!