Quando você pensa em viajar, geralmente pensa em destinos fora do seu Estado de residência, não é mesmo? Mas, quando falamos de turismo no Rio Grande do Sul, temos boas e diferentes opções para colocarmos em pauta quando organizamos uma viagem. Para te ajudar, separamos dicas sobre a Região da Fronteira.
Com sua tradição focada no turismo rural, esta área é conhecida por proporcionar diferentes experiências gastronômicas. É por lá que você vai encontrar as melhores raças e cortes de carnes bovinas e ovinas do país. Além disso, também é destaque na região a qualidade e diversidade dos vinhos.
Ficou com vontade de conhecer a Fronteira? Para te ajudar, nós preparamos alguns pontos especiais que podem ganhar a sua atenção. Confira!
Museu do Gaúcho
Localizado na cidade de Alegrete (RS), o Museu do Gaúcho reúne o que há de mais completo quando falamos em tradições gaúchas.
Na entrada do museu, por exemplo, é possível registrar uma foto com um típico gaúcho em forma de escultura, obra do artista Chapéu Preto. Para quem gosta da cultura regional e um pouco de história, é um lugar que não pode deixar de fora.
Inaugurado em 2004, o museu é composto de quadros, painéis, trajes de época, cerâmicas indígenas, maquinários, utensílios domésticos e de trabalho ambos relativos à história do Rio Grande do Sul e do município.
Praça Internacional – Fronteira da Paz
De um lado, Brasil. Do outro, Uruguai. Essa é a principal característica da Praça Internacional, localizada na cidade de Santana do Livramento, extremo sul do Estado, é conhecida como Fronteira da Paz.
Por lá, os turistas costumam brincar, tirando fotos, com um pé no lado brasileiro e outro uruguaio, mais precisamente na cidade de Rivera. Esta é uma boa pedida para aproveitar e conhecer também o país vizinho.
A Praça Internacional é a única praça binacional do mundo, um símbolo da convivência pacífica entre brasileiros e uruguaios.
Parque Aquático Termal Amsterland
Localizado também na cidade de Santana do Livramento, o parque termal Amsterland é uma ótima opção para quem busca um passeio diferente para relaxar. Este é o primeiro parque deste tipo na região.
No local, há a opção de aproveitar as temperaturas aquecidas das piscinas, toboáguas, piscina de ondas, espaço kids e piscinas a céu aberto, para os dias de temperaturas mais altas.
O parque tem esse nome em referência à cidade de Amsterdã, na Holanda, por ser conhecida como uma cidade que envolve entretenimento e diversão, sendo ligada por canais de água. Assim como a proposta do Amsterland.
Gastronomia e Vinícolas
Conforme já demos “spoiler” no início deste post, é na região da Fronteira que você vai encontrar as melhores raças e cortes de carnes bovinas e ovinas do país. Para os gaúchos que têm o costume do churrasco, é uma ótima pedida. Para os turistas de fora do Estado, é uma oportunidade de conhecer uma das principais características da gastronomia gaúcha.
A produção de vinhos também é o forte da Fronteira. É possível encontrar diversos produtos, de diversas formas, o que agrada à todos os públicos. Destacamos aqui o passeio da Rota da Ferradura dos Vinhedos, próximo à fronteira com o Uruguai, que leva esse por conta do formato que vinícolas, pontos históricos e empreendimentos familiares compõe o trajeto de 60 quilômetros.
Dica
Essas foram as dicas principais do Sesc/RS para despertar o interesse de conhecer a região da Fronteira. Se você se interessou em saber mais pelo turismo no Rio Grande do Sul, não deixe de acompanhar nossos posts, como este sobre a região da Campanha.
O Sesc/RS também possui uma série de pacotes turísticos pelo Brasil e Estado. Não deixe de conferir, clicando neste link!