Skip to content

Blog Sesc/RS

Conteúdo que cuida, emociona e faz feliz

Header Advertise
Menu
  • Cuidar
  • Emocionar
  • Fazer Feliz
  • Inspirar
  • Newsletter
  • Home
  • Inspirar
  • Consciência corporal: quais os benefícios no dia a dia?
Inspirar

Consciência corporal: quais os benefícios no dia a dia?

Sesc RS11 de julho de 202522 de setembro de 2025
Consciência Corporal

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
0 0
Tempo de Leitura:5 Minutos

Saber como estou, como eu me sinto, como eu vivo, parece um exercício simples e que não gera consequências. Mas, na prática, ter consciência de si mesmo vai te ajudar a ter muitas melhorias no próprio dia. Por isso, vamos explicar um pouco sobre os impactos da consciência corporal em diversas fases da vida e como estimular esse reconhecimento com frequência.
Então, pode pegar a caneta e o papel para fazer sua listinha de momentos em que pode praticar.

Por que estimular a consciência?

O foco das nossas ações no mundo, de maneira geral, envolve realizar atividades externas, relacionadas ao nosso entorno e às pessoas ao nosso redor. Isso faz com que nossos pensamentos, desejos e cuidados se voltem muito para o que acontece no trabalho, na escola, nas relações entre amigos e familiares. Isso também impacta na nossa percepção da aparência e em como queremos que ela seja.
Mas tudo o que ocorre nos nossos pensamentos e emoções, relacionado às informações externas, impacta diretamente o nosso corpo. Além disso, a quantidade de estímulos que recebemos diariamente faz com que tenhamos diversas reações corporais (na musculatura, órgãos, tecidos e muito mais).
Você já notou que, quando fica nervoso, o sangue sobe em maior quantidade para a cabeça e seu rosto fica avermelhado? Ou que suas mãos suam? Já notou algum tipo de tremor nas mãos, no rosto ou nas pernas ao ficar ansioso?
Esses estímulos são perceptíveis a qualquer um, mas geralmente só nos damos conta quando estamos com emoções em níveis elevados. Por isso, ao desenvolver mais consciência ao longo do dia, podemos evitar situações de desconforto antes de atingir o limite do estresse.
Então, para se ter uma ideia de como perceber-se previamente pode ajudar, aqui vão alguns exemplos:

  • Perceber alterações na respiração pode prevenir crises de ansiedade;
  • Notar mudanças na postura ou na contração muscular pode prevenir luxações, “maus jeitos” e lesões;
  • Ter consciência contínua no dia a dia permite que você tenha mais controle sobre suas próprias ações e ganhe em qualidade de vida.

Como estimular a consciência corporal?

Para voltar a perceber a si mesmo, é necessário praticar até que, naturalmente, você faça uma revisão corporal. Você pode, a qualquer momento, se questionar internamente: “Como estou me sentindo?”. Assim, automaticamente, já começará a prestar atenção em si de forma mais efetiva.
Podemos usar momentos individuais para termos esse tipo de foco. Isso também ajuda a desenvolver uma relação com a sua intimidade e o seu centro de equilíbrio.
Vamos, então, explorar alguns momentos propícios para o desenvolvimento da consciência corporal:

  • No banho, faça um pente-fino dos pés à cabeça, prestando atenção em onde a água toca – como é a sensação no topo da cabeça? E no rosto? E na nuca? Como é no peito, costas, braços? Até chegar aos pés;
  • Antes de dormir, sente-se ao pé da cama e reflita sobre como está se sentindo – e, novamente, mapeie item por item, dos pés à cabeça ou da cabeça aos pés, como preferir;
  • Na musculação, alongamentos ou outras práticas que exijam atenção, foque na parte do corpo que está sendo trabalhada. Sinta o movimento e preste atenção no músculo;
  • Sempre observe atentamente as posições demonstradas pelos professores de educação física e tente reproduzir a mesma postura no espelho. Refaça o exercício de prestar atenção com um pente-fino (como estão meus pés, meus dedos, minhas pernas etc.);
  • Observe sua postura no trabalho: como você costuma se posicionar? Preste atenção nas expressões do rosto, na altura dos ombros, na curvatura da coluna. Perceba se há algum desconforto na postura quando precisa permanecer nela por muito tempo;
  • Escolha os momentos que forem mais propícios para esses exercícios e tente praticá-los diariamente.

Dica extra: Ao realizar os exercícios de percepção corporal, utilize a respiração como guia. Ao inspirar, inicie a análise da parte do corpo escolhida. Ao expirar, mova a atenção para outra região. Não é necessário realizar toda a análise em uma única respiração, mas lembre-se de fazer a transição durante uma exalação.

Quais as consequências no seu dia a dia?

Se você costuma praticar exercícios, vai conseguir perceber melhor sua evolução nas execuções. Além disso, uma postura correta evita lesões, luxações ou outros problemas decorrentes de posições inadequadas ao levantar pesos.
Você também notará melhorias na respiração ao ajustar a forma como se posiciona, seja em casa, no trabalho ou em outros locais onde costuma passar muito tempo parado.
Sua mente também passará a enxergar o autocuidado de forma diferente, e seu emocional poderá ficar um pouco mais organizado (mas isso não substitui a terapia, ok?). Você pode criar um espaço para perceber seu corpo, sua mente, sua respiração – e, assim, tornar seu dia mais leve ou seu descanso mais efetivo.
Então, como dica final: esteja presente para si mesmo e aproveite essa companhia! 😊

Navegação de Post

Previous

Previous post:

Como curtir o inverno com a Credencial Sesc

Next

Next post:

Receitas sustentáveis: veja opções simples e deliciosas para petiscar

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Menu
  • Cuidar
  • Emocionar
  • Fazer Feliz
  • Inspirar
  • Newsletter

Leia também

Mulheres nas Artes Cênicas: legado, memória e contribuições

26 set 2025

Receitas sustentáveis: veja opções simples e deliciosas para petiscar

25 jul 2025

O que os adultos podem (e devem) aprender com as crianças sobre educação

2 maio 2025

Receitas de Natal e Ano Novo: 4 Opções Saborosas e Econômicas para Surpreender

13 dez 2024

A Importância da Doação de Sangue: Como Ajudar e Propagar a Solidariedade

29 nov 2024

5 motivos para participar dos Jogos Comerciários

18 out 2024
Untitled Document
Sesc/RS
Cartão Sesc/Senac
Trabalhe Conosco
Fale Conosco
Sesc/RS. 2021. Copyright - Todos os direitos reservados.