Com a chegada da Covid-19, todo o mundo precisou se reorganizar e nos postos de trabalho muita coisa mudou
A Covid-19 obrigou todo o planeta a se reinventar. São quase dois anos de grandes mudanças de comportamento e de convivência. Mas, e nas empresas? Como foi esta adaptação das pessoas?
Ações tomadas durante este período de enfrentamento à Covid-19 podem e devem continuar sendo utilizadas. Isto porque, o alerta de pandemia segue ativo e momentos difíceis podem afetar os negócios. Algumas boas práticas vêm do Serviço Social do Comércio (Sesc/RS). A instituição remodelou seu dia a dia de trabalho, deixando de ser 100% presencial. Mesmo assim continuando a entregar serviços de bem-estar aos gaúchos.
Atitudes que deram resultados contra a Covid-19
Conheça algumas das estratégias, que renderam à instituição o Top Ser Humano 2021. “Foi necessário que nos atualizássemos e criássemos soluções rápidas. Foi então que surgiu o nosso Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Covid-19. Com ele, estratégias e práticas cotidianas nos ajudaram a ter uma comunicação melhor com os colaboradores. Assim, fortalecemos a confiança de todos para passarmos bem pela pandemia”, explica a gerente de Recursos Humanos do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Elizabeth Ercolani de Carvalho.
1º) Comunicação clara como ferramenta essencial de trabalho
Comunicar é um dos grandes desafios do cotidiano e base estruturante para obtenção de excelentes resultados. No Sesc/RS, o grupo coordenado pelo Núcleo de Recursos Humanos foi formado, em março de 2020, por 25 colaboradores de áreas como Marketing, Tecnologia da Informação e Gerência de Saúde. E foi esta ação multidisciplinar que promoveu o engajamento em diversas frentes. Todas elas partindo de uma boa comunicação, desenvolvimento coordenado, qualidade de vida e liderança.
2º) Valorização dos funcionários
Com um olhar integral para o funcionário, tendo a confiança como eixo articulador das ações, é possível que empresas consigam fazer a manutenção de ambientes saudáveis e inovadores. Isto mesmo em momentos extremos. “Na pandemia da Covid-19, chegamos a ter um expressivo número de 65% do quadro funcional efetivo com redução e/ou suspensão do contrato de trabalho”, exemplifica a gerente.
“A confiança foi o eixo de articulação das ações e contribuiu para a manutenção de ambientes saudáveis e inovadores. O resultado foi o crescimento de 3% do nível de satisfação do público interno em pesquisa de clima de 2021, com relação ao ano de 2020”, acrescenta Elizabeth.
3º) Ambientes de confiança versus Covid-19
Analisar o ambiente de trabalho e as variáveis que o influenciam através de pesquisa de clima são ferramentas de gestão estratégica. Além da satisfação dos funcionários em relação a fatores como comunicação, liderança, motivação, o cuidado com o ambiente e pesquisas estruturadas possibilitam um mapeamento da percepção geral do trabalho.
A medição da satisfação dos funcionários é uma das ferramentas mais potentes quando se quer medir o clima organizacional. Depende disso, o avanço nas práticas de gestão de pessoas. “Em 2020, além da redução/suspensão de jornadas e desligamentos, tivemos o enfrentamento da MP93, que reduziu em 50% o orçamento do Sesc por três meses. Ainda assim, mesmo com todos os acontecimentos, o compromisso de manter o foco nas pessoas não foi deixado de lado”, lembra Elizabeth.
4º) Compartilhamento da estratégia empresarial
Esta é uma das formas de estreitar os laços e aproximar a alta direção das equipes de uma empresa. Exemplos práticos disso, podem ser: encontros sistemáticos por videoconferência, vídeos da diretoria com esclarecimento de dúvidas, aprofundamento de temáticas identificadas como pertinentes, apontamento de perspectivas e outras ações de interação com a força de trabalho.
5º) Estímulo ao aprendizado on-line
Uma das maiores lições da pandemia de Covid-19 foi a adaptação da convivência presencial para a virtual. E manter as ações para todos os públicos, transferindo o planejamento presencial para o remoto ao vivo, se tornou essencial para as empresas. “Para além dos conteúdos técnicos, valorizamos os aspectos emocionais e o incentivo à inovação. Criando assim, espaço de trocas e construção coletiva de soluções”, lembra também a psicóloga e coordenadora do Núcleo de Recursos Humanos do Sesc/RS, Lizandra Regina Gamba.
Para se ter uma ideia, foram realizadas na instituição mais de 98 mil horas de capacitação. O que significa um incremento de 27% em relação a 2019, com uma média de 61 horas por colaborador ativo. “Esse resultado é reflexo do engajamento das equipes e da oferta de novos títulos, voltados para o desenvolvimento comportamental. Itens especialmente úteis neste momento, como por exemplo: Inteligência Sócio Emocional, Forças de Caráter e Qualidade de Vida. Além destes há outros voltados para a qualificação técnica e esclarecimento para prevenção da Covid-19”, completa a psicóloga Sabrina Petersen, que também fez parte do trabalho na instituição.
6º) Capacitação de prevenção à Covid-19
Ainda de forma on-line, é possível que as empresas estejam atentas à manutenção da saúde dos funcionários. A elaboração de cursos sobre a higienização de ambientes de trabalho e a atenção aos cuidados pessoais pode e deve ser sempre estimulada. “Além de cursos EAD, rodas de conversa podem fazer parte deste todo que é o cuidado integral com os funcionários. O objetivo é sempre gerar espaço de escuta e troca, contribuindo para a saúde emocional das pessoas”, sugere Lizandra.
7º) Consultoria interna
Consultorias internas já são utilizadas nas empresas e num ambiente como o da pandemia pôde ser também aproveitado para promover o desenvolvimento das pessoas e da gestão. Toda a empresa ganha com a construção de ambientes de confiança, colaboração e inovação.
A administradora Isabel Machado, que também integrou o grupo de trabalho, sugere: “Um fator determinante para o equilíbrio entre trabalho e saúde, tanto física como mental, foi o Programa Interno de Qualidade de Vida que desenvolvemos. A energia canalizada para o bem-estar e o cuidado são frentes de atuação inegociáveis, especialmente em um contexto de pandemia e isso deu muito certo no Sesc/RS”.
Mas afinal, o enfrentamento à Covid-19 teve bons resultados?
Sim, com base em estratégias como estas citadas acima, a instituição conseguiu manter bons índices de satisfação dos funcionários. Com isso, ficou entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil e também no Rio Grande do Sul (GPTW), por exemplo.
Programas como este de Enfrentamento aos Impactos da Covid-19 no Sesc/RS podem ser implantados nas empresas de um modo geral para lidar também com futuras crises. Isto pois, são conjuntos de ações que visam manter a satisfação dos colaboradores, estimular um ambiente de inovação e sustentabilidade financeira. Tudo isto, permitindo resultados satisfatórios também para os negócios.
Elizabeth pontua ainda que “as soluções encontradas tanto no âmbito da gestão de pessoas, quanto em estratégias inovadoras para atingimento de resultados foi expressiva neste caso. Cumprimos os objetivos estratégicos de desenvolver um ambiente que promova a capacitação, satisfação e valorização dos funcionários. Além da satisfação dos colaboradores, superamos em 50% a meta de homem/hora e implantamos nove serviços, que sustentaram o atingimento dos objetivos estratégicos”.
Saúde mental, novas competências desenvolvidas e um novo mindset de gestão da mudança são legados que ficam para a gestão das empresas ao aplicarem estratégias como estas. “Se a mudança era uma certeza, agora ela é a realidade. E se a confiança é a nossa vacina para momentos difíceis, o compromisso em mantê-la é vital para a sustentabilidade do negócio e qualidade de vida dos funcionários das empresas”, conclui Elizabeth.