Dia das mães é um dia para homenagear a figura materna e de cuidar de quem cuida de nós desde antes do nosso nascimento. Sempre trazemos algumas dicas de serviços que podem agradar nossas mães. Mas queremos nesse post trazer um pouco da consciência sobre o cuidado. Então, traga na memória a sua figura materna do coração e elabore um domingo inesquecível para ela.
Nossa primeira casa
Quando pensamos em lugar seguro, conforto e acolhimento, a primeira referência que nosso cérebro utiliza é o ventre onde fomos gerados. Ou seja, nossa mãe ao nos carregar começa a tomar os cuidados para um gestação com amor e cuidados especiais.
Esse carinho nos mantém num ambiente em que podemos ter as primeiras experiências de quem somos. Sabendo estar protegido, o bebê pode crescer e explorar seu crescimento em conjunto com a mãe. Enquanto crescemos ainda podemos sentir os abraços por fora da barriga, choro e risadas por cada nova etapa que superamos no crescimento.
A primeira escola
Mesmo sem pensar nisso, a mãe que carrega o filho transmite para ele as percepções das emoções. Então, aprendemos com ela como sentir, e assim formulamos as primeiras reações emocionais. Além disso, após alguns meses de formações, nossa audição começa a ser estimulada. Aprendemos a ouvir e reconhecer as vozes, que geralmente inicia através da voz da mãe.
A mãe e a criança descobrem juntas como é a relação entre eles. Cada gestação é um aprendizado, porque cada criança tem suas próprias descobertas em conjunto com a mãe.
Fonte de nutrição
Através do cordão umbilical recebemos o alimento que nos desenvolve e faz crescer. Nos primeiros meses de vida, a fonte de alimento vem do seu seio. Em seu colo, abraçados recebemos calor, alimento, carinho e conforto. E em diversos momentos buscaremos essa mesma sensação.
Depois do primeiro ano, ainda é muito comum que nossas figuras maternas incluam em nossas refeições frutas, verduras, sucos e grãos que aos poucos vão desenvolvendo nosso corpo e mente. Então recebemos todo um cronograma alimentar que é realizado pelas mãos cuidadosas de mãe
Como cuidar de quem cuida?
É difícil competir com anos de cuidado e entrega. Algumas mães priorizam tanto a vida dos filhos que não raro esquecem de si mesmas, muitas vezes deixando de lado a própria carreira, as preferências e os desejos.
Olhando para isso, podemos pensar em incentivar que esse autocuidado seja realizado. Questionar seus interesses e preferencias e reforçar o apoio durante o ano todo. Seja para realizar um curso ou graduação que deseja, seja para fazer uma viagem desejada, ou até mesmo para ter os cuidados básicos de saúde e manter o bem-estar em dia.
Então nossa maior dica para o presente de dia das mães, é que você reserve um tempo para escutá-la e busque estar junto em suas realizações. Assim como ela sempre esteve com você em todos os momentos.
Conclusão
Buscar o presente ideal para nossa mãe é uma tarefa difícil, pois sempre queremos demonstrar todo o valor de quem cuida da gente. Mas nossas mães, de uma maneira geral, sempre buscam agradar nossos desejos. Desta vez, podemos tentar reverter todos cuidados que recebemos em ações.
Pense em levar sua mãe em locais de aconchego, ou que possam realizar um sonho antigo. Lembre de fazer um almoço ou jantar com todo amor, ou leve-a para fazer uma refeição em um lugar especial.
Aproveite as oportunidades de usar serviços com desconto no período. E tenham um excelente dia das mães!