Inspire-se no trabalho de parceria com organizações da sociedade civil que tem dado muitos frutos no Rio Grande do Sul
O que vem à cabeça quando você vê esta imagem? Certamente, esperança! Números mostram que o trabalho de estímulo ao desenvolvimento das organizações da sociedade civil (OSCs) estão fazendo efeito muito positivo no cenário gaúcho. E vão garantir ainda mais sorrisos como este!
Atenção às boas notícias das organizações da sociedade civil!
- Aumentou de 42,7% para 64,6% as entidades sociais que mobilizam voluntários;
- Passou de 25,2% para 35% as entidades sociais que possuem reserva financeira para curto e médio prazo;
- Aumentou de 24,1% para 36,1% as entidades sociais que possuem convênio com o poder público;
- Diminuiu de 20,3% para 8,7% as entidades em que não existe formação continuada para a equipe
Estas são algumas das melhorias que aconteceram no cenário de atuação das organizações da sociedade civil. Os dados são do Serviço Social do Comércio (Sesc) que vêm desenvolvendo um projeto especial com instituições cadastradas no Programa Mesa Brasil Sesc.
Saiba mais e inspire-se
“Para além do combate à fome: Um projeto de desenvolvimento das organizações da sociedade civil”. Este é o nome do projeto que tem envolvido OSCs desde 2017. “O que propomos foi um novo processo de monitoramento, considerando as orientações do Departamento Nacional do Sesc. Segundo ele, o foco do Programa Mesa Brasil Sesc deve ser o desenvolvimento das OSCs, atuando na perspectiva da sua emancipação”, explica o gerente do Sesc Comunidade, Eduardo Danilo Schmitz.
“Este incentivo é muito importante especialmente por complementar a alimentação disponibilizada aos nossos beneficiários. Com esta parceria, conseguimos qualificar ainda mais as refeições ofertadas em nossos diversos projetos sociais e educacionais”, valida o vice-diretor das atividades e membro do conselho operacional da Rede Calábria, Edson Zanella.
Ele conta que no ápice da pandemia, quando diversas famílias tiveram suas vulnerabilidades agravadas, conseguiram disponibilizar kits alimentares em diversos bairros periféricos que atendem, em Porto Alegre. “É importante lembrar que neste período fez diferença para nós também a oferta, por exemplo, dos cursos de boas práticas e de aproveitamento de alimentos.
Top Cidadania
Você sabia que o projeto com as Organizações da Sociedade Civil é um dos premiados do Top Cidadania 2021, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS)?
“Ficamos muito felizes com essa conquista, pois trata-se de um prêmio de grande reconhecimento e importância. Ele nos mostra a amplitude e qualidade do trabalho social que o Sesc faz. Sabemos da entrega e dedicação diárias de nossa equipe para combater a fome e o desperdício de alimentos. Isto impacta a vida de milhares de pessoas. Parabéns para todos os trabalhadores, parceiros e voluntários do Mesa Brasil Sesc, esse prêmio só foi conquistado porque todos contribuíram de maneira fundamental”, lembra Schmitz.
O Top Cidadania, criado em 2001, reconhece as ações sociais e de sustentabilidade realizadas pelas organizações na comunidade gaúcha. E que elas contribuem para o incentivo dos investimentos sociais nas empresas do Estado. A distinção é dada às empresas e instituições sem fins lucrativos, que desenvolvem projetos benéficos ao público interno (funcionários) ou externo (comunidade). O prêmio estimula a valorização de ações sociais e de sustentabilidade dentro de organizações, em sua cadeia produtiva ou na sociedade. Ao todo, 198 cases que apresentaram ações sociais e/ou sustentáveis realizadas já foram vitoriosos. Saiba mais no site da ABRH-RS.
Como foi colocar a mão na massa?
Só em 2018, 286 OSCs foram visitadas para avaliar condições e necessidades em cada dimensão. Isto gerou um diagnóstico que embasou a construção de um plano de ações educativas específicas a cada demanda.
“Realizamos 223 ações educativas, atingindo 4.671 pessoas, em temas como fortalecimento da rede, captação de recursos, gestão de voluntariado, boas práticas na manipulação de alimentos e alimentação saudável, contribuindo para o desenvolvimento e sustentabilidade das OSCs”, lembra Schmitz. Já em 2020, dando continuidade ao projeto, “visitamos 277 OSCs para avaliação do seu desenvolvimento em cada dimensão. Além disso, atualizamos o portfólio de ações educativas para o ciclo seguinte”, lembra o gerente do Sesc Comunidade.
“Através desse projeto, conseguimos nos aproximar das organizações e alinhar a oferta de ações educativas às suas necessidades. Os resultados mostraram que, com ações educativas alinhadas às Organizações da Sociedade Civil, valorizando o seu protagonismo, é possível intervir nesse cenário, por mais desafiador que seja, e avançar em algumas questões.
O dia a dia em uma organização da sociedade civil
“Como é bom podermos disponibilizar segurança alimentar em todas as unidades e também apoiar membros da comunidade onde estamos inseridos”, acrescenta Zanella, lembrando o quanto é relevante observar que a alimentação é uma das oportunidades para explorar elementos pedagógicos na Rede Calábria.
Alimentação saudável, higiene bucal após as refeições, oficinas de culinária, economia doméstica e outros diversos temas relacionados à alimentação fazem parte do dia a dia das organizações da sociedade civil e têm um grande potencial de garantir cidadania e melhora na qualidade de vida dos beneficiários.
Que tal fazer parte desta rede de solidariedade?
O Mesa Brasil Sesc tem como objetivos reduzir o desperdício de alimentos e combater a fome, atendendo em Porto Alegre e região metropolitana 46 mil pessoas em 286 Organizações da Sociedade Civil (OSCs). E um dos principais pilares de trabalho do programa é a parceria das pessoas que compõem o dia a dia de trabalho.
“De acordo com a FAO (2013), mais de 30% de todos os alimentos produzidos no mundo são colocados no lixo. Isto ao mesmo tempo em que tanta comida é desperdiçada e o problema da fome cresce cada vez mais. Buscando combater esses problemas, o Mesa Brasil constitui uma rede que inclui doadores de alimentos de um lado e OSCs de outro lado”, lembra Schmitz.
“No Rio Grande do Sul, atualmente o Mesa Brasil está em sete cidades: Porto Alegre, Lajeado, Cachoeira do Sul, Santa Maria, Rio Grande, Erechim e Ijuí e voluntários são sempre bem-vindos!”, sugere o gestor.
O que diz quem já participa?
“O Sesc é o nosso principal parceiro da instituição, somos muito gratas” (Associação de Pais e Mães da Vila Nova Brasília, 2020)
“O apoio dado ao IEDC no decurso dos anos pelo Sesc Mesa Brasil é de vital importância na consecução de nossas obras sociais” (Instituto Espírita Dias da Cruz, 2020)
“Cursos do Mesa Brasil são ótimos para o aperfeiçoamento dos colaboradores, as doações são fundamentais para o nosso trabalho com os alunos” (Associação dos Moradores do Loteamento Tresmaiense, 2020)
“Agradecemos a toda equipe do Mesa Brasil pelo exemplo, testemunho, dedicação em prol das instituições, para que assim as mesmas possam fazer chegar os alimentos até as famílias” (Instituto das Filhas de Maria Imaculada, 2020).
“O Programa Mesa Brasil faz a diferença na instituição, qualificando o nosso atendimento contribuindo com refeições saudáveis e equilibradas” (Centro Social Artesanato Marista Santa Isabel, 2020)
Leia também: Saiba como ajudar quem mais precisa