Com as enchentes que voltam a atingir o Rio Grande do Sul, muitas famílias perderam muito nos alagamentos e toda ajuda para auxiliá-las se faz necessário. O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e Sindicatos filiados, assim como várias outras entidades, estão prestando apoio a estas pessoas.
As doações são mais do que bem-vindas para ajudar estas famílias, principalmente com a chegada do frio, onde roupas quentes e agasalhos se fazem necessários, assim como alimento para estas pessoas.
A doação deve ser feita com empatia para quem recebe estes itens, que merecem dignidade e respeito. Por isso, confira algumas dicas sobre os itens doados e entenda a importância deste gesto.
Doações de alimentos
A doação de alimentos não-perecíveis contribui muito em períodos como estes, mas é preciso se atentar para a validade dos produtos e verificar se não estão próximos desta data.
Verifique se as embalagens não foram aberta e se não contem bolor. Os alimentos devem estar em boas condições para serem enviados para quem necessita.
Seja consciente no que você está doando!
Doe roupas em boas condições! Caso a roupa que você enviará para doação esteja suja, lave-a antes e não doe roupas manchadas, mofadas ou encardidas. Outras pessoas irão utilizá-las e precisam que elas estejam limpas e em condições de uso.
Roupas rasgadas e com buracos também não servem como donativos. Confira se as vestes que você está enviando para doação não possuem rasgos ou furos, conferindo os bolsos e partes internas da vestimenta.
Roupas em péssimos estados não se encontram em condições de uso e, além de não ajudar na missão, atrapalham o trabalho de triagem, que precisam conferir cada item. Além disso, acaba gerando um volume de lixo que também dará mais trabalho.
Não doe itens que não vão ser uteis neste momento, como sapatos de salto alto, roupas ou bolsas de festa ou fantasias. Este momento não é para se livrar de itens que você não deseja mais e sim para ajudar quem precisa.
Roupas de piscina ou praia, como biquínis ou até mesmo lingerie não encontram espaço nas doações, além disso, roupa íntima usada também não deve ser colocada nas sacolas de donativo!
Lembre-se: doação não é descarte! Principalmente com a onda de frio que chega ao Estado, que faz com que roupas em boas condições de uso sejam mais que necessárias. As pessoas que estão recebendo os donativos precisam de vestuário em boas condições para seu uso.
Dicas para as doações
As doações passam por uma triagem onde os itens são organizados por uma equipe de voluntários que faz a separação dos itens antes de serem entregues a quem precisa. E para facilitar e tornar o trabalho destas pessoas mais rápido e eficiente, algumas dicas podem ser aplicadas para as doações:
- Separe as roupas em sacolas diferentes;
- Identifique com etiquetas o tamanho e se são peças masculinas ou femininas;
- Coloque os pares de meias juntos;
- Amarre o cadarço dos calçados um ao outro para que não se percam, ou use fita adesiva para prender pares sem cadarços;
- Coloque itens de higiene pessoal em embalagens fechadas que não vazem, e se possível identifique a embalagem;
O que doar?
O ideal é que você verifique nas redes sociais ou em contato com os abrigos, quais as necessidades no momento. O mais importante é que tenha em mente que as roupas de inverno são as mais buscadas agora. Pois, as noites frias demandam diversas peças para uma única pessoa se esquentar. Então quanto mais roupas de frio em bom estado, mais rápido atenderemos essas demandas nos abrigos. De um modo geral, você sempre vai ajudar doando alguns itens que listamos abaixo:
- Toalhas de banho e de rosto, limpas e secas;
- Calçados como tênis, botas sem saltos, pantufas e chinelos comuns;
- Calças de moletom, legging ou de malha (sempre limpas e em condições de uso);
- Blusões de lã, casacos moletom, jaquetas (sempre limpas e em condições de uso);
- Camisas de algodão ou malha (sempre limpas e em condições de uso);
- Meias e roupas íntimas novas.
O Sesc ao lado de quem precisam
O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e Sindicatos filiados estão se mobilizando para auxiliar a todos neste momento. Se você também quiser ajudar, doações de itens sinalizados pelas unidades da Defesa Civil de cada município, considerando as necessidades locais, podem ser entregues nas Unidades e Escolas Sesc e Senas em todo RS, assim como nos Sindicatos afiliados a Fecomércio-RS.
Doações em dinheiro podem ser feitas via Pix para mesabrasil@sesc-rs.com.br ou depósito/transferência para Banco do Brasil, agência 3418-5, conta-corrente 6461-0, CNPJ 03.575.238-0001/33, em nome de Sesc Mesa Brasil 2020.
Juntos, vamos erguer o Rio Grande do Sul novamente!