No segundo domingo de agosto, é comemorado o Dia dos Pais.
A partir de 1953 a data passou a ser celebrada no Brasil. Inicialmente, a comemoração era realizada em 16 de agosto. Com o intuito de ser associada ao dia de São Joaquim, pai de Maria, a mãe de Jesus Cristo.
A ideia foi do publicitário Sylvio Bhering, pensando comercialmente. Pois, até então, a população brasileira era predominante católica.
Atualmente, a data fixada no segundo domingo do mês, é simbólica porque é o dia em que os pais, geralmente, estão de folga e podem aproveitar com os filhos.
A figura de um pai, em diversos casos, remete àquele cara protetor e brincalhão. Desde antes do nascimento, somos literalmente conectados, com a nossa mãe, o que gera uma relação totalmente espontânea de carinho e afeto. Mas com o pai é diferente, a conexão tem que ser criada, conquistada. Por isso, os pais fazem de tudo para agradar seus filhos.
São os reis dos doces, são os palhaços da casa, fazem brincadeiras, fazem cosquinha, contam histórias, tudo em busca dos sorrisos dos filhos. Nesse Dia dos Pais, que tal retribuir todo esse carinho que seu pai tem com você?
Se seu pai gosta de histórias, música, teatro e diversão, ele vai adorar as nossas dicas culturais para comemorar essa data. Confere com a gente:
Vá ao teatro com seu pai
Sarau Cafezinho Poético
Seu pai tem um estilo mais “clássico” e gosta de poesias e literatura? Então essa é a dica certa para ele.
No dia 24 de agosto, às 15h, no Teatro do Sesc de Canoas, ocorrerá o Sarau Cafezinho Poético, com o tema “Pai, Você é Incrível”. Uma apresentação lúdica, com certeza, levará emoção para ele. Vocês podem aproveitar juntos e ainda será uma homenagem para ele.
Sarau Folclórico
Talvez algo muito “sentimental” não seja bem o estilo do seu pai, mas ele pode gostar de uma boa história, como as do folclore brasileiro.
No dia 18 de agosto, às 19h30, o Sarau Folclórico estará acontecendo na Biblioteca do Sesc Uruguaiana. Essa pode ser uma boa oportunidade para vocês lembrarem de histórias que ele lhe contava quando você era criança.
Teatro e Música
Seu pai é super animado e adora uma boa música? Então o Teatro Mágico – Voz e Violão será a experiência ideal para você curtir com ele. Com diversas datas, em várias cidades do Estado, o espetáculo une a música e a magia do teatro. Confere a programação:
- 24/08 – 20h – Montenegro
Local: Therezinha Prety Cardona (Fudarte) – R. Capitão Porfírio, 2141
- 25/08 – 20h – Taquara
Local: Centro de Eventos Faccat – Av. Oscar Martins Rangel, 4500
- 26/08 – 19h30 – Venâncio Aires
Local: Colégio Gaspar – R. Tiradentes, 1281
Local: Teatro Municipal – R. Osvaldo Aranha, 934
- 30/08 – 20h – Caxias do Sul
Local: Teatro Sesc – R. Moreira César, 2462
- 31/08 – 20h – Passo Fundo
Local: Teatro Sesc – Av. Brasil, 30
Divida momentos de humor
Muito Palhaço pra Pouco Circo
Seu pai é do tipo brincalhão e adora fazer você dar boas risadas? Essa é a ocasião certa para retribuí-lo.
Com o espetáculo Muito Palhaço pra Pouco Circo, vocês terão uma experiência juntos de diversão, com um dia leve e boas risadas. A apresentação está marcada para o dia 13 de agosto, às 16h, no Teatro do Sesc Canoas.
3 Pra Trás Entrega o Taco
Ainda falando de risadas, o Stand Up com Wilson Rosa, o Jaguará/RS, pode ser uma boa pedida para você assistir com seu pai.
Se ele já é um quarentão vai se identificar com a apresentação saudosista sobre os anos 80, incluindo as brincadeiras da época. Certamente, você já ouviu seu pai falar do que fazia na infância, então essa é a oportunidade perfeita para vocês vivenciarem esse momento juntos.
A apresentação será no município de Manoel Viana, na Praça Central, às 17h, do dia 21 de agosto.
Benefícios da arte
Ao levar seu pai para uma dessas programações culturais, além de estreitar a relação com ele e demonstrar seu apreço, você estará ajudando sua saúde.
O teatro, a música e todo o tipo de contato com a arte impactam nossas vidas de várias formas e pode até fazer bem à saúde, seja física ou mental. Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em 2019, a arte é benéfica até mesmo para reduzir efeitos colaterais do tratamento contra o câncer, tamanha a potencialidade de fazer bem.
Ainda segundo o estudo, a arte também pode ajudar no combate de diversos problemas de saúde como diabetes e obesidade. Sabemos o quanto a vida de um pai pode ser estressante, cheio de contas para pagar, problemas para resolver e pouco tempo disponível.
Muitos homens não param para tratar a saúde, principalmente, a mental. Então, levar o seu pai a eventos como esses, para que ele possa desopilar, pode ajudar muito e contribuir para muitos fatores. É o que diz o portal de atendimento psicológico, Psicologia Viva. De acordo com o portal, a melhora da concentração, o auxílio no combate à ansiedade e o alívio do estresse estão entre os ganhos de levar um pouco de arte para nossas vidas.
Conclusão
Mostre ao seu pai o quanto ele é especial. Aproveite esse Dia dos Pais para retribuir todo cuidado, carinho e diversão que ele te proporcionou.
Tenha um tempo de qualidade, acima de tudo. E, independente do que você for fazer, faça alguma atividade que envolva vocês dois, que com certeza vai fazer ele se sentir bem.
Mas torne isso uma prática frequente, afinal, nossos pais merecem atenção, carinho e cuidado.