Bateu aquela fome ou está pensando em fazer uma receita diferente? Então confira essas 4 receitas que, além de deliciosas, são feitas com aproveitamento integral de alimentos!
Talos, cascas e restos de alimentos podem parecer apenas sobras, mas você verá que eles ainda tem potencial para se tornarem pratos saborosos, evitando o desperdício destas partes e, em alguns casos, trazendo mais economia para o preparo de uma refeição.
Mas o que é aproveitamento integral dos alimentos?
O aproveitamento integral é o uso completo do alimento, evitando o descarte de partes que são pouco convencionais para a culinária, as utilizando em receitas e pratos, para extrair todo potencial gastronômico dessas partes.
Cascas, talos, folhas, sementes, flores e frutas são fonte de vitaminas, minerais, proteínas e fibras, além de ser uma alternativa nutritiva, econômica e sustentável de lidar com o alimento. Estas partes podem se tornar geleias, sucos, doces, molhos, sopas, pães, entre outras infinidades de receitas apetitosas.
Agora que você sabe o que é o aproveitamento integral dos alimentos, que tal descobrir algumas receitas deliciosas que podem ser feitos utilizando esta estratégia de combate ao desperdício?
Torta de folhas e talos
Ingredientes
MASSA
- 2 xícaras (chá) de leite
- 3 ovos
- ¼ xícara (chá) de óleo
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 colher (sobremesa) de sal
- 1 colher (sopa) de queijo ralado
RECHEIO
- Folhas de couve-flor
- Beterraba
- Cenoura
- Cheiro verde
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 3 tomates
Modo de preparo
Bata no liquidificador o leite, os ovos, o óleo e o sal. Adicione a farinha, bata mais um pouco e coloque o fermento. Na panela, refogue a cebola, o alho e os tomates. Refogue rapidamente as folhas, o cheiro verde e o sal. Para montar a torta, coloque primeiro uma camada de massa, depois o recheio, o queijo ralado e o restante da massa.
Leve ao forno pré-aquecido a 180 °C e asse por 40 minutos.
Suflê de casca de beterraba
Ingredientes
- 2 copos cheios de casca de beterraba
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 2 ovos
- 1 copo de farinha de trigo
- 1 xícara (de cafezinho) de leite
- Tempero verde
- Sal a gosto
Modo de preparo
Lave bem as cascas de legume antes de descansar e depois as cozinhe utilizando pouca água. As leve ao liquidificador e refogue na margarina e no tempero verde moído. Junte as gemas, o farelo de trigo, o leite e o sal, mexendo sempre. Por fim, coloque as claras batidas em ponto de neve. Mexa lentamente e despeje em uma forma untada.
Leve ao forno, em temperatura média, por aproximadamente 20 minutos.
Obs.: As cascas podem ser substituídas por cascas de cenoura, batata, chuchu, ou até mesmo, utilizadas misturadas.
Geleia de semente de mamão
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de sementes de mamão
- ½ xícara (chá) de polpa de mamão
- ½ xícara (chá) de açúcar cristal
- ½ xícara (chá) de água
Modo de preparo
Cozinhe as sementes de mamão em 1 xícara (chá) de água por 15 minutos. Escorra e bata as sementes no liquidificador com ½ xícara (chá) de água e a polpa do mamão. Coe e leve para cozinhar com o açúcar, mexendo de vez em quando até engrossar.
Mariola de casca de banana
Ingredientes
- 2 copos de casca de banana
- 1 copo de banana amassada
- ½ de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
Modo de preparo
Cozinhe as cascas de banana bem lavadas e as bata no liquidificador. Junte os outros ingredientes e leve ao fogo. Cozinhe bem até secar toda a umidade. Acrescente açúcar equivalente a metade do peso da massa. Cozinhe até se transformar em uma pasta dura. Derrame em uma superfície lisa untada com margarina. Trabalhe um pouco a massa e modele as mariolas, passando no açúcar cristal. Deixe secar no sol ou em forno fraco.
Cozinhe com o Mesa Brasil
Gostou dessas receitas? Muitas outras com aproveitamento integral de alimentos, tão deliciosas como estas, estão disponíveis nos Livros de Receita do Mesa Brasil, onde você pode conferir mais dessa culinária saborosa, econômica e sustentável.