Aproveitar alimentos em receitas sustentáveis parece uma tarefa difícil. Mas convidamos você a pensar porque fazer reaproveitamento de alimentos. Você já parou para pensar em quanto alimento vai para o lixo todos os dias? Mesmo estando em perfeito estado para o consumo, é comum vermos o descarte de cascas, talos, sementes, entrecascas e folhas. Estas são partes dos alimentos que, podem ser tão nutritivas quanto o que costumamos consumir.
A preparação de alimentos saudáveis e naturais gera comidinhas ricas em elementos essenciais para o nosso corpo. No entanto, é muito comum que partes desses alimentos sejam deixadas de lado, mesmo existindo receitas práticas e saborosas que aproveitam essas partes não convencionais.
Por que aproveitar integralmente os alimentos?
A prática do aproveitamento integral dos alimentos traz diversos benefícios:
- Redução do desperdício: Menos lixo na cozinha e mais consciência no consumo.
- Economia doméstica: Fazer mais com menos significa reduzir o custo das refeições.
- Mais nutrientes no prato: Muitos alimentos concentram a maior parte de suas vitaminas, fibras e minerais em partes que normalmente descartamos, como cascas, talos e sementes.
- Alimentação acessível e inclusiva: Preparações simples podem ser introduzidas na rotina familiar, inclusive na alimentação infantil.
É por isso que o programa Sesc Mesa Brasil realiza capacitações e compartilha livros de receitas com foco no aproveitamento integral dos alimentos. Já o projeto Crescendo com Saúde, desenvolvido pelo Sesc/RS em parceria com escolas, estimula desde cedo a alimentação consciente, colorida e diversificada para as crianças.
Quais alimentos podem ser aproveitados por completo?
De forma geral, quase todos os alimentos que consumimos podem ter seu aproveitamento integral — desde que manuseados corretamente. Basta higienizar bem e adaptar o preparo de acordo com a parte usada. Veja alguns exemplos:
Legumes
- Pepino: casca e sementes podem virar molhos e pastinhas.
- Cenoura: talos e folhas (sim, elas são comestíveis!) podem entrar em refogados.
- Berinjela: casca rica em antioxidantes, ótima em farofas ou patês.
Verduras
- Beterraba: folhas e talos são ótimos em sucos, bolinhos e omeletes.
- Couve-flor e brócolis: os talos podem ser usados em sopas ou picadinhos.
Frutas
- Maçã, laranja, limão, banana, ameixa, pêssego, caqui, uva:
- Cascas de frutas podem virar chás, geleias ou compotas.
- Sementes podem ser assadas (como as da abóbora).
- Entrecascas, como a do melão e da melancia, funcionam em doces e sucos.
Quer começar? Aqui vão 3 receitas sustentáveis e práticas para aproveitar tudo!
Agora que você já entendeu os benefícios e viu que é possível aproveitar muito mais do que parece, preparamos 3 receitas para você colocar em prática esse conceito na sua casa. Pensando também em praticidade para o dia a dia, selecionamos “Finger foods” que são alimentos servidos em porções pequenas, pensados para serem consumidos com as mãos, sem a necessidade de talheres. São ideais para festas, eventos informais ou coquetéis, pois facilitam a socialização enquanto se come. Podem incluir opções quentes ou frias, salgadas ou doces — como mini sanduíches, canapés, espetinhos, bolinhos, pastéis, entre outros. A apresentação costuma ser criativa e prática.São preparações simples, nutritivas e cheias de sabor!
Quiche de Legumes
INGREDIENTES
- 1 cenoura com casca;
- Talos de 1 Brócolis picados;
- 1 dente de alho
- 1/2 ricota;
- Talos de salsa
- Sal à gosto;
- 2 ovos;
- 1 colher de sopa de óleo para refogar.
MODO DE PREPARO
Amasse o alho e reserve, corte a cenoura em pequenos pedaços. Em uma frigideira, adicione o óleo, acrescente o alho amassado e a cenoura picada e refogue. Quando cozinhar levemente a cenoura, acrescente os talos de brócolis e refogue até os talos estarem macios. Tempere com sal reserve. Com auxílio de um mixer, misture a ricota com o tempero verde até ficar uma pastinha (pode-se amassar a ricota com um garfo e acrescentar os talos de salsa, misturando bem até formar uma pastinha). Passe para uma vasilha, adicione os ovos e sal à gosto e mexa bem. Coloque a mistura em forminhas de silicone untadas, ou em forminhas de empadinha, e adicione o refogado por cima. Leve para assar no forno a 180ºC por aproximadamente 15 minutos.
Bolinho de Batata Doce
INGREDIENTES
- 2 xícaras de Farinha;
- 1 colher de sopa de Fermento;
- 5 colheres de sopa de Açúcar;
- 1 colher de chá de Canela;
- 6 colheres de sopa de Manteiga;
- 2 xícaras (em purê) de Batata Doce;
- Uma Pitada de sal;
- 3 colher sopa de Açúcar – Para Polvilhar;
- 1 colher de chá de Canela – Para Polvilhar.
MODO DE PREPARO
Cozinhe ou asse as batatas doces até ficarem macias. Amasse as batatas juntamente com a casca, fazendo um purê. Tempere com uma pitada de sal e coloque em uma tigela. Adicione a farinha peneirada, o fermento, o açúcar, a canela e a manteiga em temperatura ambiente (levemente amolecida), misture tudo até criar uma massa homogênea. Pré-aqueça o forno a 180ºC, e coloque as bolinhas moldadas em uma assadeira e leve para assar. Retire do forno quando estiverem levemente douradas. Após assados, polvilhe canela e açúcar.
Mini pizza de Abobrinha
NGREDIENTES
- 3 abobrinhas cortadas em rodelas grossas (0,5cm);
- 1/3 xícara de molho tomate;
- 1/2 xícara de raspas de muçarela;
- Sal e pimenta do reino;
- Orégano;
- Tomate picado (opcional)
- Óleo para untar.
MODO DE PREPARO
Pré aqueça o forno a 180ºC. Aqueça uma grelha ou frigideira grande em fogo médio. Adicione as rodelas de abobrinha sem sobrepor. Deixe até dourar e repita o outro lado; tempere com sal e pimenta a gosto. Coloque rodelas dispostas em uma forma untada com óleo, adicione o molho de tomate, queijo, tomates (opcional) e o orégano. Asse até que o queijo derreta, ou fique dourado. Sirva ainda quente.
Rolinhos de Berinjela
INGREDIENTES
- 1 berinjela grande cortada em fatias finas (10 fatias);
- 2 colheres (sopa) de azeite;
- 1/4 colher (chá) de sal;
- Pimenta a gosto;
- 20 folhas de hortelã fresca;
- 20 colheres de chá de requeijão, queijo chancliche ou outro de sua preferência.
MODO DE PREPARO
Misture o azeite, sal e pimenta e pincele as fatias de beringela dos dois lados. Grelhe as beringelas em uma frigideira estriada (para ficar as marcas da grelha na berinjela), até que fiquem douradas. Deixe as beringelas esfriarem e corte cada fatia ao meio, formando uma tira longa e estreita. Coloque uma folha de hortelã sobre cada tira e uma colher chá de requeijão sobre a hortelã e enrole-a firmemente. Posicione o petisco em pé como uma torre e sirva!