Você provavelmente tem algumas roupas em seu guarda-roupa de que precisa se livrar. Algumas já descoloriram, estão com rasgos e furos e já não servem mais para usá-las. No entanto, se livrar de roupas velhas pode ser prejudicial ao meio ambiente, principalmente se não for feito de forma adequada, especialmente se elas forem parar em um aterro sanitário.

Por isso, qualquer que seja o motivo para querer jogar fora as roupas e limpar o guarda-roupa, porque não dar vida nova a essas peças? Muitas delas talvez não sirvam mais como vestuário, mas podem encontrar um novo propósito para você e sua casa.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para encontrar uma um fim melhor para as peças indesejadas.
Mas por que não jogar roupas no lixo?
Se você tiver que se desfazer de suas roupas, o descarte no lixo comum é a pior saída. Roupas descartadas ficam em aterros sanitários e podem levar anos para se biodegradar, contribuindo para a poluição tóxica do solo e do ar.
Ainda assim, a reciclagem de tecidos conta com poucas iniciativas voltadas para o descarte desses resíduos. Muitos pontos de coleta não oferecem esta opção de reciclagem, o que torna o percurso em direção à sustentabilidade bastante complexo.

Caso as roupas estejam em um bom estado, a doação das peças é um caminho viável e responsável para o vestuário que você não quer mais, mas essa doação deve ser consciente, sem rasgos, manchas ou mofo nas peças para que elas encontrem um novo dono.
Reutilização têxtil
Uma outra alternativa é a reutilização de tecidos no artesanato sustentável, encontrando uma nova finalidade para as roupas que não se encontram em um bom estado para doação.
Mara Wollmann desenvolve oficinas pelo Programa Sesc Envolva-se, e utiliza de toda sua criatividade para transformar trapos e roupas velhas em novos produtos. A artesã traz uma dica fácil e prática para a reutilização de um moletom, que pode ser convertido em uma cama para seu pet em um passo a passo simples.

Cama pet reutilizando moletom
1 – Faça um furo na parte da gola e passe por dentro uma fita ou cordão.

2 – Puxe a fita franzindo até fechar bem a gola e faça um nó.

3 – Faça uma marca abaixo da cava.

4 – Costurem em cima da marca, juntando a parte da frente e a parte das costas.

5 – Encha a parte de baixo com fibra ou outro material.

6 – Faça um furo na parte de baixo, passe por dentro uma fita ou cordão e puxe franzindo. Dê um nó para fechar bem.

7 – Comece a encher as mangas e punhos.

8 – Junte as mangas uma com a outra, levando os dois punhos para frente, formando a lateral da caminha.

9 – Encaixe um punho dentro do outro e costure para juntar as duas mangas.

Use a criatividade e reutilize outras peças como calças, casacos, cobertores velhos e almofadas para aquecer e dar conforto aos seus animais de estimação, contribuindo para um ambiente mais saudável e acolhedor.

Mais criações e sustentabilidade com o Sesc Envolva-se
Outras ideias e projetos como este podem ser encontrados no Sesc Envolva-se, o programa de artesanato sustentável realiza a ministração de cursos, palestras e oficinas, de forma gratuita. Através do reaproveitamento de resíduos têxteis doados por empresas parceiras, são criadas peças de moda, decoração e muito mais.
