Skip to content

Blog Sesc/RS

Conteúdo que cuida, emociona e faz feliz

Header Advertise
Menu
  • Cuidar
  • Emocionar
  • Fazer Feliz
  • Inspirar
  • Newsletter
  • Home
  • Inspirar
  • Turismo no Rio Grande do Sul: conheça a Região das Missões
Inspirar

Turismo no Rio Grande do Sul: conheça a Região das Missões

Pedro de Brito5 de janeiro de 202315 de setembro de 2023
Imagem das ruínas no Sítio Arqueológico São Miguel das Missões, local de turismo no Rio Grande do Sul, com a legenda Conheça a Beleza das Missões.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
2 1
Tempo de Leitura:4 Minutos

Quando pensamos em turismo no Rio Grande do Sul, as primeiras regiões que vêm à mente são a Serra e o Litoral, mais conhecidas regionalmente e no restante do país. Ainda assim, há também outras opções de roteiros interessantes para conhecer o Estado e fugir do óbvio.

Segundo a Secretaria de Turismo do Estado, o Rio Grande do Sul está organizado em 27 Regiões Turísticas. Cada uma delas apresenta características diferentes que contribuem para a diversidade de atrativos e movimentação da economia. 

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), demonstra bons resultados. Segundo ela, os índices de receita nominal e de volume das atividades turísticas aumentaram 67,4% e 54,1%, respectivamente, entre outubro de 2021 e setembro de 2022, com variações acima da média do Brasil.

Assim, dentre os 12 estados analisados no período, o Rio Grande do Sul teve o segundo maior aumento em ambos os índices.

Neste post, vamos falar sobre alguns pontos da Região das Missões, com a finalidade de apresentar diferentes opções turísticas para você desbravar: 

– Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo (São Miguel das Missões)

O Sítio Histórico foi declarado Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Patrimônio da Humanidade em 1983 pela UNESCO. Fundado em 1632 por padres jesuítas, seus habitantes o abandonaram poucos anos depois devido aos ataques de bandeirantes. Posteriormente, a população retornou, a partir de 1687, formando um povoado. A Igreja de São Miguel Arcanjo foi construída com mão de obra indígena entre 1735 e 1745.

Ruínas do Sítio Arqueológico São Miguel das Missões.



– Manancial Missioneiro (São Miguel das Missões) 

Este museu reúne objetos que fazem referência à história da região missioneira e é um espaço de memória de remanescentes da chamada Redução Jesuítica dos Guaranis no Ponto de Memória Missioneira. Conta com peças confeccionadas pela população local, incluindo elementos arquitetônicos e artefatos e instrumentos de grupos de imigrantes. Além disso, conta com objetos da cultura indígena da comunidade Mbyá-Guarani. Os visitantes também podem participar do Ritual da Erva Mate.

– Catedral Angelopolitana (Santo Ângelo)

Esta é a 3ª igreja construída no local, que já contou com um templo do povoado missioneiro fundado em 1707, e depois com outro erguido em cima da mesma base em 1783. A catedral atual assemelha-se às ruínas da igreja de São Miguel das Missões e começou a ser construída em 1929, tendo espaço para 800 pessoas. 

Catedral Angelopolitana

– Cascata do Comandaí (Santo Ângelo)

Para quem gosta de belezas naturais, vale a pena conferir esta cascata, localizada na divisa de Santo Ângelo com Giruá, no Rio Comandaí – que em guarani significa “feijão”. A cascata é cercada com mata ciliar e fica a 27km da cidade.


– Mirante do Rio Uruguai (Porto Xavier)

O mirante fica junto ao Porto Internacional, nas margens do Rio Uruguai. O local tem acesso livre e costuma ser visitado por quem busca descanso, pois proporciona uma bela vista da paisagem, com a movimentação de balsas, lanchas e pessoas praticando esportes na água.

Mirante do Rio Uruguai.

– Casa Museu Getúlio Vargas (São Borja)

O museu funciona na antiga casa de Getúlio Vargas e conta com um acervo de objetos pessoais, documentos e fotos de sua trajetória. Era nessa casa que ele advogava e participava da política local, quando eleito deputado estadual.

– Mausoléu Getúlio Vargas (São Borja)

O mausoléu, que fica na Praça XV de Novembro, no centro de São Borja, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O local foi inaugurado em 2004, na passagem dos 50 anos do falecimento de Getúlio Vargas.

Mausoléu de Getúlio Vargas.

– Ponte Internacional da Integração (São Borja)

A ponte de 1400 metros liga São Borja a Santo Tomé (Corrientes-Argentina). É nesta fronteira que foi criado o primeiro Centro Unificado de Fronteira da América Latina, onde todos os trâmites de liberação de cargas e de pessoas ocorrem no mesmo espaço físico. O local conta com um Centro de Informações Turísticas, no qual os viajantes podem buscar referências sobre a região.

Gostou? Então não perca as próximas dicas da série com pontos turísticos em outras regiões do Rio Grande do Sul, ou acompanhe nossa sugestão anterior.

Fontes: https://www.turismo.rs.gov.br/turismo/regiao/visualizar/59 

https://www.saomiguel.rs.gov.br/

https://www.portaldasmissoes.com.br/

Tagged Lazer, Turismo

Navegação de Post

Previous

Previous post:

Como manter as atividades físicas no verão?

Next

Next post:

Receitas de verão para quem vai curtir a praia ou piscina

4 thoughts on “Turismo no Rio Grande do Sul: conheça a Região das Missões”

  1. Maria disse:
    11 de janeiro de 2023 às 02:51

    Poderiam fazer uma viagem de turismo de PA até estes locais q são maravilhosos.

    Responder
    1. Sesc RS disse:
      13 de janeiro de 2023 às 12:01

      Oi Maria,
      Neste caso, seria necessário entrar em contato com o Sesc PA, que é a direção regional do seu Estado. Pode conferir o site sesc-pa.com.br/atividade-1-3-Turismo%20Social ou entrar em contato com uma Unidade Sesc PA.
      Será um prazer te receber aqui no RS!
      Abraços

      Responder
      1. Ieda Carmem Lorini de Menezes disse:
        18 de maio de 2023 às 19:58

        Sou Ieda de Passo Fundo. Sugiro q o Sesc das unidades do interior,, promova excursões para esses locais históricos do RS

        Responder
        1. Sesc RS disse:
          27 de junho de 2023 às 09:04

          Olá Ieda,

          Nosso setor de Turismo está atento a pedidos como o seu. Por isso, já temos diversos pacotes para as regiões divulgadas aqui. Você pode conferir as opções em https://www.sesc-rs.com.br/destinos/rs/ . Depois conta pra gente como foi a experiência. 😉
          Abraços!

          Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Menu
  • Cuidar
  • Emocionar
  • Fazer Feliz
  • Inspirar
  • Newsletter

Leia também

Mulheres nas Artes Cênicas: legado, memória e contribuições

26 set 2025

Receitas sustentáveis: veja opções simples e deliciosas para petiscar

25 jul 2025

Consciência corporal: quais os benefícios no dia a dia?

11 jul 2025

O que os adultos podem (e devem) aprender com as crianças sobre educação

2 maio 2025

Receitas de Natal e Ano Novo: 4 Opções Saborosas e Econômicas para Surpreender

13 dez 2024

A Importância da Doação de Sangue: Como Ajudar e Propagar a Solidariedade

29 nov 2024
Untitled Document
Sesc/RS
Cartão Sesc/Senac
Trabalhe Conosco
Fale Conosco
Sesc/RS. 2021. Copyright - Todos os direitos reservados.