Com solidariedade você pode fazer a diferença na vida das pessoas e ajudar quem precisa neste inverno
O inverno chegou com tudo. Já nas primeiras semanas, o Rio Grande do Sul vivenciou dias de temperaturas negativas em algumas regiões. O frio nos traz bons momentos e memórias afetivas. Mas deixa ainda mais vulnerável a situação das pessoas que têm carências de alimentos, moradia e vestuário.
Conforme o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o número de pessoas em situação de rua no Brasil cresceu 140% entre 2012 e 2020, totalizando quase 222 mil pessoas. O País reúne 19,1 milhões de pessoas que passam fome – isso corresponde a praticamente a população da Grande São Paulo. Além disso, 116,8 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar – significa que em 55,2% dos domicílios os habitantes não têm expectativa do que vão comer no dia seguinte. Veja mais dados aqui.
Em contrapartida, a solidariedade reúne números positivos: 84% das pessoas que realizam trabalho voluntário afirmam melhora na saúde física. Já 95% dizem contribuir com a saúde emocional e 70% dizem que se sentem mais saudáveis, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Pastoral da Criança.
Praticar o bem ainda traz benefícios como a oportunidade de aprendizado, a melhoria na qualidade de vida, o descobrimento de habilidades e o aumento na sensação de autorrealização.
Ou seja, não faltam motivos para ajudar quem precisa! Neste inverno, junte-se a programas sociais e faça doações.
Confira 5 formas de se unir a redes de solidariedade
1- Lã e agulha na mão: doe quadradinhos de tecido, tricô e crochê
Nos dias mais frios, dedique seu tempo livre para tricotar. O projeto Pedacinhos de Amor tem como objetivo produzir mantas que são doadas a entidades sociais e pessoas em situação de vulnerabilidade. Para isso, reúne quadradinhos de 20x20cm, feitos de tricô ou crochê. Também aceita pedaços de tecido, no mesmo tamanho.
Como funciona:
As Unidades Sesc/RS e Escolas Senac-RS recebem as doações. Depois, o material é encaminhado a projetos sociais e grupos de voluntários. São estes grupos que produzem as mantas e fazem a distribuição no próprio município, como instituições de longa permanência para idosos e casas de passagem ou para famílias em situação de pobreza.
Criado pelo Programa de Voluntariado do Sesc Comunidade, de Porto Alegre, em 2021 a iniciativa se expandiu por todo o Estado para engajar mais pessoas no combate ao frio:
“A experiência do Pedacinhos de Amor em Porto Alegre tem sido fantástica e por isso decidimos expandir para todo o Estado. Essa é uma forma simples e afetuosa de praticar a solidariedade e ajudar quem precisa neste período de frio intenso. Cada quadradinho é importante para fortalecer essa rede solidária”, destaca a coordenadora de Assistência do Sesc/RS, Luciana Basile.
Como ajudar:
De 21 de junho a 31 de julho, as Unidades Sesc e Senac são pontos de arrecadação de novelos de lã, quadradinhos de tricô e crochê de 20x20cm e pedaços de tecidos para produzir as cobertas.
Aprenda a fazer tricô e confeccionar os quadradinhos na live de lançamento do projeto:
2- Separe roupas e ajude na Campanha do Agasalho
Na troca de estações, é hora de rever o guarda-roupa e a solidariedade é a palavra-chave no inverno. Evite o acúmulo e ainda ajude quem está passando frio. Separe roupas e acessórios, cobertores e sapatos que você não usa e que podem ser úteis para outras pessoas. Além de itens de vestuário, a Campanha do Agasalho do Governo do Estado aceita alimentos não perecíveis e itens de limpeza e higiene.
Como funciona:
As doações recebidas são encaminhadas para a Central de Doações da Defesa Civil, em Porto Alegre, e também para prefeituras no Interior, onde é feita a coleta, a triagem e a distribuição. O total arrecadado até o momento foi de 14 mil peças.
A Campanha do Agasalho deste ano faz alusão a um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU: erradicação da pobreza e redução das desigualdades.
Como ajudar:
Você pode doar vários itens como, por exemplo, alimentos não perecíveis, roupas, calçados, cobertores, itens de limpeza e de higiene pessoal nas Unidades do Sesc/RS, Escolas do Senac-RS e nos sindicatos filiados à Fecomércio-RS. Além disso, o Governo do RS dispõe de outros pontos de doação.
Importante: certifique-se que os agasalhos doados estejam limpos e em bom estado para uso. Os alimentos devem estar em embalagens fechadas e lacradas, dentro da validade.
3- Tem horta ou pomar em casa? Doe os excedentes!
Evite o desperdício: se tiver ou conhecer alguém que tem pomar ou horta em casa e não sabe o que fazer com o excedente da sua produção, doe. Você pode contribuir para proporcionar uma alimentação de qualidade na mesa de diversas pessoas. Na campanha Pomar Solidário, você pode levar os produtos colhidos até Unidades do Sesc/RS ou entrar em contato com nossas equipes para que façam isso na sua casa.
Como funciona:
As equipes do Mesa Brasil Sesc organizam a logística, controle e distribuição de frutas, legumes e verduras para entidades sociais atendidas pelo Programa. O objetivo é oferecer uma refeição mais completa e nutritiva para famílias em situação de vulnerabilidade social.
O Pomar Solidário teve início em 2014, na cidade de Cachoeira do Sul. No ano seguinte, chegou também às regiões dos vales do Rio Pardo e Taquari e se espalhou por todo o Estado em 2020. Apenas no ano passado, a campanha já arrecadou mais de 12 toneladas de alimentos com as sedes do Mesa Brasil em Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Ijuí, Lajeado e Erechim e distribuiu para entidades sociais atendidas.
Como ajudar:
Você pode doar todo tipo de frutas, legumes e verduras que estejam em condições de consumo. Entre em contato com as Unidades do Sesc/RS que são sedes do Mesa Brasil para informar sobre excedentes de hortas e pomares. Saiba onde ficam no site: www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.
4- Não jogue fora as caixas de leite!
Você sabia que a caixa de leite é um material reciclável e que pode ser usado até para ações solidárias? Para orientar a população sobre como reutilizar as embalagens Tetra Pak e ajudar o projeto Acolher com Coração, as Unidades Sesc e Senac de Santa Maria se tornaram pontos de coleta permanente desses materiais.
Leia também:
Como funciona:
Com as embalagens, são produzidas mantas térmicas para ajudar a aquecer pessoas em situação de rua.
A ação em Santa Maria começou alusiva à Semana do Meio Ambiente e deu tão certo que continua de forma permanente. Por meio de um processo educativo, a ideia é orientar a comunidade em geral sobre o aproveitamento desse resíduo.
Como ajudar:
As Unidades de Sesc (Avenida Itaimbé, 66) e Senac (Rua Professor Braga, 60) de Santa Maria são pontos de coleta das caixas de leite.
Importante: Antes de entregar as caixas, você deve higienizá-las com água e sabão, cortá-las, retirando as partes superior e inferior, e separá-las por tamanho.
5- Rede de solidariedade permanente: ajude a reduzir a fome
Você já conhece o Mesa Brasil Sesc? O Programa é uma rede permanente de solidariedade que trabalha pelo combate ao desperdício de alimentos e para minimizar a fome em todo País. Isso ocorre graças à união de doadores, instituições sociais e voluntários. Também conta com a equipe do Sesc/RS, que trabalha com muito amor, organizando toda logística e controle dos alimentos recebidos.
Como funciona:
Tudo começa com empresas e parceiros que fazem doações de alimentos próprios para consumo que seriam descartados. As equipes do Mesa Brasil avaliam, separam e garantem a entrega desses alimentos. Depois, instituições sociais cadastradas recebem as doações, que vão para a mesa de muita gente. Além disso, o Mesa Brasil Sesc monitora todo esse fluxo e promove ações educativas nessas instituições.
Somente no primeiro trimestre deste ano quase 70 mil pessoas foram atendidas pelo Programa. Foram distribuídos mais de 885 mil quilos de alimentos no Rio Grande do Sul para 657 entidades sociais que atendem a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Desde a chegada da pandemia, o fortalecimento da rede tem sido cada vez mais necessário para minimizar as necessidades de parte da população assombrada pela fome.
“Desde que as restrições começaram por conta da pandemia, o Mesa Brasil não parou um dia sequer. Nossas equipes estão na rua coletando e distribuindo doações pois sabemos que tem muita gente precisando de ajuda”, relata a coordenadora de Assistência do Sesc/RS, Luciana Basile.
Como ajudar:
– Se você tem uma empresa: cadastre-se na rede de doadores. Você pode ajudar com a doação de alimentos ou então com produtos e serviços que contribuam com o Programa.
– Se você quer ajudar de forma individual: faça doações em dinheiro via transferência bancária ou PIX mesabrasil@sesc-rs.com.br. Acesse www.sesc-rs.com.br/mesabrasil/doacoes e ajude agora mesmo!
– O Programa também aceita ajuda de voluntários, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas para auxiliar no projeto.
Quer ir além nas ações de solidariedade? Seja um voluntário!
Você pode aprender mais sobre trabalhos solidários sem sair de casa. O Curso de Preparação para o Voluntariado Sesc/RS se adaptou ao período de distanciamento social e oferece turmas on-line, por meio da plataforma Google Meet. As inscrições são gratuitas e são sugeridas doações de qualquer quantia para o Mesa Brasil Sesc, por meio de depósito bancário ou Pix.
As aulas contemplam conteúdos como Conceito e História do Voluntariado, Princípios do Voluntariado, Direito e Responsabilidades do Voluntário e Formas para Realizar Voluntariado. A atividade tem como objetivo capacitar as pessoas para a atuação em instituições sociais e articular relações entre voluntários e entidades para fortalecer esta rede de solidariedade. Ao final do curso, os participantes são instigados a colocar em prática e participar de ações solidárias. Alunos com mais de 75% de frequência têm direito a certificado. Acesse o site www.sesc-rs.com.br/acaosocial/voluntariado, veja as turmas disponíveis e participe!
Eu faço tricô e crochê, junto caixas de leite ,tampinhas e gostaria de participar dos grupos ! Estou aposentada e quero ajudar .
Oi, Carmen! Você pode procurar a Unidade Sesc mais perto de você! Parabéns pelas ações de solidariedade que você faz <3