O Brasil é reconhecidamente um dos países de maior abrangência multicultural, ou seja que tem os mais diversos tipos de culturas. Desde o período da colonização, o país é constituído de hábitos e costumes oriundos de europeus, africanos e os próprios nativos de cada região. Essa diversidade cultural é chamada de multiculturalismo.
Mas porque devemos saber o que é o multiculturalismo?
Independente da região do Brasil em que você encontrar, é praticamente impossível não se deparar com vários tipos de cultura. Por isso, é importante entender que existe o multiculturalismo e que todas as formas de cultura são válidas. Por isso, devem ser igualmente respeitadas e incluídas nos contextos sociais.
Quando você encontrar algum tipo de cultura a qual não se sinta pertencente, procure saber mais sobre ela e entender as pessoas que estão inseridas. Com isso, você pode auxiliar na inclusão social de pessoas pertencentes a esse grupo.
Além de ter espaço para que uma pessoa possa praticar seus hábitos culturais com liberdade, o intuito é que ela possa ser representada. Para que seja possível uma sociedade multicultural e saudável, é importante que seja levada em consideração a história e as crenças de cada cultura.
As formas mais comuns de validar uma cultura é trazendo as informações sobre origem e quem hoje faz parte desta cultura em espaços sociais. Ou seja, nas escolas, faculdades, nas mídias, no ambiente de trabalho e também nos núcleos sociais como comunidade e família.
Multiculturalismo na educação do RS
No Rio Grande do Sul, segundo a Agente de Cultura e Lazer do Sesc/RS, Taís Regina Costa, o perfil docente constitui-se de uma maioria significativa de sujeitos brancos. Consequentemente, constrói-se uma identidade social e prática pedagógica a partir da perspectiva branca ocidental e tendo como referência concepções filosóficas, saberes e culturas dominantemente eurocêntricas.
As leis 10.639/2003 e 11.645/2008 tratam da obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na Educação Básica. No entanto, ainda existe a dificuldade de muitos docentes em lecionar sobre trajetórias socioculturais de outros grupos, dos quais não se sentem pertencentes. Ainda mais por termos períodos históricos em que o multiculturalismo era negado socialmente. Dando não só prioridade para o aprendizado de uma só cultura, como também a prática de destruir realmente o histórico e legado de outras culturas.
A proposta de resgate dessas histórias e a abordagem multicultural faz com que tenhamos mais referências e, liberdades de escolhas para o contexto social. Isso quer dizer trazer na educação a construção da sociedade considerando todas as etnias, linguagens, religiões e histórias dos povos originários de cada país. E para os pequenos que estão em formação hoje em dia, pode abrir um novo leque de opções para seu desenvolvimento como cidadão.
Diálogos Multiculturais
Dentro desse contexto, o Sesc promove o Seminário Diálogos Multiculturais, que são palestras de formação para professores da rede municipal de ensino do Rio Grande do Sul.
O curso, que ocorre em 20 unidades Sesc do RS, está na segunda edição e tem como principal objetivo expandir os conhecimentos a respeito da formação do povo brasileiro, multiétnico e pluricultural.
A Equipe de Produção da 2ª edição do Seminário Diálogos Multiculturais acredita que: “ter uma pauta multicultural no currículo escolar é um caminho possível para uma sociedade antirracista, rompendo com estereótipos e auxiliando na construção de grupos étnicos distintos”.
O seminário ainda busca sensibilizar sujeitos que atuam na formação de outros sujeitos levando para o diálogo pessoas representativas de grupos étnicos de matriz africana e povos originários para uma troca com os professores. Contribuindo assim para a ampliação de repertórios no ambiente escolar e para relações entre indivíduos de diferentes meios, etnias e culturas no convívio em sociedade.
1ª edição do Seminário
Em 2021, mais de 6 mil docentes e demais profissionais da educação, de 46 municípios do RS, participaram do Seminário Diálogos Multiculturais.
Foram realizados encontros introdutórios que antecederam as palestras online e ocorreram de forma individualizada, por município participante.
O momento serviu para preparar os participantes com relação às temáticas propostas no evento, conhecer os profissionais envolvidos e refletir sobre o lugar de fala que legitima discursos e narrativas de diferentes sujeitos.
O primeiro seminário desencadeou diversas atividades voltadas para temáticas multiculturais em várias cidades do RS. Foram realizados projetos sobre culturas que a maioria dos moradores não estavam habituados.
2ª edição do Seminário
O segundo Seminário contará com oito palestras, com autores negros e indígenas de diversas áreas do conhecimento, que aprofundarão temáticas sobre os povos originários, no intuito de ampliar caminhos e possibilidades nas relações e práticas educativas. A estimativa é de que quase 15 mil docentes de 87 municípios do RS participem da segunda edição.
Para participar da 2ª edição do Seminário Diálogos Multiculturais, as Secretarias Municipais de Educação devem agendar previamente com o Sesc Santa Rosa pelo telefone (55) 3512-6044 ou pelo WhatsApp (55) 98423-6336.
Conclusão
Falar sobre o multiculturalismo e aprender sobre essa temática é fundamental para evitarmos o pré-conceito sobre algo que não conhecemos.
Tratar desse assunto desde as raízes pode fazer com que novas gerações de cidadãos possam conviver melhor com as diferenças e ser uma forma de contribuir para reduzir o preconceito e a intolerância em um país cheio de diversidade.
“Pensar na larga escala de alcance de crianças, jovens e comunidades, a partir da formação desses profissionais, é o que faz do Seminário Diálogos Multiculturais uma ação potente e necessária”, finaliza Taís.