Ajudar o próximo. Objetivo que há muito tempo é pautado no nosso cotidiano ganhou ainda mais força em 2020 e 2021 por meio de ações de voluntariado.
A pandemia da Covid-19 acabou expondo ainda mais as dificuldades enfrentadas por diversas comunidades e, como forma de combater esses efeitos, ações solidárias também ganharam mais visibilidade durante o ano. Mas qual a importância destas ações?
Para termos uma sociedade mais justa e igualitária, o trabalho voluntário tem sua relevância diante da contribuição social em suas ações. Para a assistente social do Sesc Santa Maria, Elisangela Rodrigues, incentivar pessoas a estabelecerem conexões com organizações e movimentos sociais faz com que elas se tornem agentes de transformação onde quer que estejam.
Além disso, oportunizar que todos os envolvidos doem seu tempo e conhecimento em prol de uma ou mais causas é “um passo a mais” deste objetivo do bem. Por isso, fomentar a cultura do voluntariado faz com que novas ações aconteçam, por iniciativa dos voluntários, que ao participarem das ações, desenvolvem seu lado solidário e perceptivo quanto às necessidades do outro.
“É como plantar uma sementinha e deixar que ela floresça”, complementa Liliane Moussalle, assistente social e instrutora dos cursos de voluntariado do Sesc Rio Grande.
Quero ser voluntário… Por onde eu começo?
Assim como em todas as atividades do nosso dia a dia, a qualidade e dedicação no trabalho voluntário é primordial. É preciso ter em mente que o trabalho voluntário exige comprometimento, assim como um trabalho efetivo. Então, o primeiro passo é se perguntar: realmente conseguirei dedicar meu tempo para uma atividade e incluir isso na minha rotina? Se a resposta for sim, você já está a alguns passos no caminho.
A próxima etapa é procurar uma instituição que ofereça capacitações. O Sesc/RS, por exemplo, oferece desde 2001 o Curso de Preparação para o Voluntariado e, em 2020, iniciou o formato on-line.
“A capacitação também contribui significativamente para regular nossas expectativas frente ao serviço e local onde iremos realizar o voluntariado, além de esclarecer dúvidas, aprofundar conhecimentos acerca do tema e conhecer as diversas causas que poderão realizar o serviço voluntário”, destaca a assistente social do Sesc Comunidade Leila Anastácio.
Experiência de quem já começou
Como falamos, a capacitação é de suma importância para o voluntariado. Camila Schäfer, voluntária de Porto Alegre, é formada pelo curso on-line de preparação para voluntariado do Sesc/RS desde outubro de 2020. Camila sempre teve vontade de ser voluntária, mas precisava de um “empurrãozinho solidário” com as orientações necessárias para começar.
“Eu sempre tive vontade de fazer voluntariado, mas precisava de um “empurrão” de alguém que me dissesse por onde começar, pois não queria simplesmente pesquisar por ONGs e me apresentar a elas sem experiências no tema. Então vi que o Sesc tinha o programa de voluntariado e resolvi participar”, conta.
Com a capacitação feita, Camila logo iniciou suas atividades voluntárias. Hoje, atua na ONG Cataventus, cuidando das edições dos materiais que são divulgados, além de auxiliar no desenvolvimento do site da entidade.
Já Angélica Bueno , de Santa Maria, sempre foi fascinada pela ideia de poder doar seu tempo para ajudar outras pessoas, mas com a pandemia acabou ficando com receio de atividades presenciais, até conhecer o Curso On-line de preparação para o Voluntariado do Sesc/RS.
“Logo que tive conhecimento do curso, fiz minha inscrição. Foram dias de muita transformação e foi por meio do projeto que conheci a Rede de Apoio ao Emprego. Hoje ajudo as pessoas que estão desempregadas a voltarem ao mercado de trabalho, através da divulgação de vagas, auxiliando na elaboração do currículo e fornecendo dicas para as entrevistas de emprego. Mesmo com atitudes pequenas, ajudar a mudar a realidade das pessoas é possível’, comenta a voluntária.
Outras ações
A rede solidária abrange diversos grupos, com o intuito de abraçar, ajudar e acolher o máximo de pessoas possíveis. Há ações educativas, de combate à fome, de bem-estar, entre outras. Conheça outras ações do Voluntariado:
- Ação de final de ano beneficia acolhidos da Comunidade Terapêutica Santa Rita de Cássia, em Taquara: Confira
- Mãozinha amiga: O projeto busca auxiliar alunos do ensino fundamental com as lições da escola. Os encontros são virtuais e realizados pelo WhatsApp: Assista
- Voluntárias do grupo Pedacinhos de Amor doam kits de beleza para mulheres em situação de rua em Porto Alegre: Confira
Quer entrar para essa rede do bem? Inscreva-se ou verifique mais informações no site. O curso de preparação é gratuito e realizado de forma virtual, pela plataforma Google Meet, e os encontros têm duração de uma hora por dia.
O trabalho de voluntariado da desta conceituada Universidade, é de importância tamanha, e neste contexto tenho interesse em participar como voluntariado.
Formado em Ciências Jurídicas, com Pós Graduação e Mestrado na área, além de formação em ciências biológicas, com Pós-graduação, em Vigilância Sanitária e Medicina Veterinária Coletivo.