O que fazer com as tampinhas de garrafa pet após o uso?
Material utilizado em grande parte dos produtos que consumimos, o plástico leva cerca de 450 anos para se decompor. A poluição que ele gera, principalmente nos oceanos, tem sido uma grande preocupação nos últimos anos, levando a uma reflexão sobre a forma como produzimos, utilizamos e descartamos os resíduos plásticos.
Além do investimento em plásticos biodegradáveis, a reciclagem é uma parte importante da solução desse problema. Com o simples gesto de juntar e doar tampinhas de garrafas pet, podemos ajudar nesse processo de reaproveitamento, estimular a economia circular e gerar renda para entidades sociais.
Leia mais: Caixinhas de leite? Você sabia que elas podem ajudar as pessoas e a natureza
O impacto do plástico na natureza
Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mais de 60% das 8,3 bilhões de toneladas de plástico produzidas desde a década de 50 foram jogadas em aterros sanitários, queimados ao ar livre ou despejados diretamente em rios e oceanos.
Em relatório divulgado em junho de 2022, a entidade projeta que o uso de plástico – e, consequentemente, seu descarte – deve quase triplicar em menos de quatro décadas. A previsão é de que a produção anual chegue a 1,2 bilhão de toneladas até 2060 e os resíduos ultrapassem 1 bilhão de toneladas.
Estudos do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) também mostram que a contaminação por dejetos plásticos já chegou a todas as partes do oceano e afeta 88% das espécies marinhas. Outra pesquisa da ONG revela que o Brasil é o quarto país que mais gera lixo plástico no mundo. Das 11, 3 milhões de toneladas descartadas em um ano, apenas 145 mil foram recicladas.
Leia mais: Veja como incluir reciclagem de materiais no seu dia a dia
Fazendo o bem com tampinhas de garrafa pet
Nos últimos anos, diversas iniciativas surgiram com o objetivo de incentivar a reciclagem e colaborar com as causas sociais. Entre esses, estão os projetos que coletam tampinhas de garrafa pet, vendem o material a empresas recicladoras e revertem o valor a instituições beneficentes, como o Tampinha Legal.
O programa realizado pelo Instituto SustenPlást foi lançado em 2016, na segunda edição do Congresso Brasileiro do Plástico (CBP). Em seus cinco anos de existência, a iniciativa já arrecadou 890 toneladas de tampinhas plásticas, cujas vendas reverteram mais de R$ 2 milhões para entidades assistenciais.
O Tampinha Legal possui mais de 3 mil pontos de coleta distribuídos no Brasil, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Bahia e no Distrito Federal. No site do programa, você pode procurar o ponto de coleta mais próximo.
Um desses locais é a sede da Fecomércio-RS/Sesc/Senac, que destina a arrecadação para a ONG Sempre Mulher. Em 2021, a entidade, que realiza projetos voltados a fortalecer os direitos crianças, adolescentes, mulheres, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade, arrecadou 826,1 kg de tampinhas. A venda do material gerou um valor de R$ 2.256,54, que foi utilizado em ações como melhoria do espaço físico, compras de utensílios e de combustível e manutenção de projetos sociais, entre outros.
Algumas Unidades do Sesc/RS também são pontos de arrecadação permanentes de tampinhas de garrafas pet e outras fazem campanhas pontuais para ajudar entidades cadastradas no Tampinha Legal. Para saber mais, procure o Sesc mais próximo pessoalmente ou pelas redes sociais.
Leia mais: Upcycling: o que é e como gerar trabalho e renda com sustentabilidade?
O que acontece após a doação?
Depois de receberem as tampinhas, as instituições sociais as separam por cor. Esse processo é importante porque aumenta o valor agregado do material na hora da venda. Os próximos passos são a entrega das tampinhas no depósito da fundação Gaúcha dos Bancos Sociais e a venda para os recicladores. Após a comercialização, 100% do valor é revertido para as entidades sociais.
As indústrias de reciclagem trituram, fundem e reprocessam o plástico, transformando-o em pequenas partículas chamadas pellets. Esses grãos são vendidos para a indústria e utilizados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos plásticos.
Leia mais: Sustentabilidade: a importância social da reutilização de resíduos
Junte suas tampinhas de garrafa pet e participe!
Agora que você sabe como a reciclagem ajuda o meio ambiente e também causas sociais, junte suas tampinhas de garrafas pet e destine para uma instituição participante do programa.
Se você faz parte de uma entidade social e quer saber como participar, veja aqui como se cadastrar no Tampinha Legal.
Bora ajudar?
Parabéns a todos que enriquecem com o sucesso deste projeto!
Amei!!!!
Na minha casa já pegamos o costume, toda família junta tampinha!!
Vocês com certeza fazem a diferença, Lúcio! <3
Gostaria de saber se em salvador tem alguém que recolhe
Oi Tatiana,
Você pode verificar todos os locais no link https://tampinhalegal.com.br/web/pontos-de-coleta/.
Abraços!
Olá meu nome e franciany quero poder está ajudando com as tampinhas, eu tenho bastante tampas e quero doar. Eu trabalho numa empresa e todos me ajudaram.
Oi Franciany,
Que legal que você faz parte dessa corrente. Você pode ver neste link, os locais de doação:https://tampinhalegal.com.br/web/pontos-de-coleta/.
Abraços!
Moro em Salvador no condomínio conjunto dos bancários no bairro do Stiep, na rua Manuel Joaquim Alves bloco 65A apt. 001, nós estamos coletando tampinhas pet e queríamos saber como repassar as mesmas para doação, meu nome é Dilson e o tel. [71]988269300 Salvador Bahia -email dscbahia@bol.com.br
Eu estou com muitas tampinhas moro no brasila df
Boa noite desculpa hora tenho muitas tapinhas e lacres moro no abc Mauá se alguém sabe quem vem retirar obrigado
Estou com muitas tampinhas como faço pra doar pra esse projeto
Oi John,
Você pode verificar todos os locais no link https://tampinhalegal.com.br/web/pontos-de-coleta/.
Abraços!
Tenho um projeto de recolhimento de tampinhas, aguém pode me informar aonde posso vender as tampas no RS?