Aproveite o Outubro Rosa para focar na saúde e ajudar quem você gosta a se cuidar
Prevenção é a palavra-chave para tudo quando o assunto é saúde. Mas em se tratando de câncer de mama, esta palavra é ainda mais determinante. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), só em 2020, foram registrados 66.280 casos de câncer de mama em mulheres. Este número representa 29,7% dos cânceres registrados, a maior incidência entre todos os tipos.
Por que investir em prevenção contra o câncer de mama?
O alerta é nacional e, apesar dos números alarmantes, as possibilidades de cura são altas. Isto porque quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico, por exemplo, o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%.
“Devemos estar atentos ao autocuidado com os exames preventivos. Mas em relação à prevenção acho sempre importante falar também sobre atividade física e alimentação saudável como formas de prevenir. O Sesc vem contribuindo com a ampliação do acesso a exames preventivos, como a mamografia, com a itinerância das unidades móveis e das ações educativas. Em relação à importância do diagnóstico precoce, apesar da alta incidência, a boa notícia é que as chances de cura da doença podem chegar a 95%, caso o diagnóstico seja realizado precocemente”, reforça a gerente de Saúde do Sesc/RS, Mari Estela Kenner.
Apoio às gaúchas
Desde 2010, o Sesc/RS, disponibiliza duas Unidades Móveis de Saúde Preventiva (USSPs). E a prevenção ao câncer de mama é um de seus principais focos de atuação. “As USSPs são voltadas à promoção da saúde por meio de ações educativas e do rastreamento através da realização de mamografias. Com estes exames gratuitos para as comunidades, o objetivo é reduzir o tempo de diagnóstico dos problemas de saúde associados às patologias de câncer de mama”, explica a enfermeira do Sesc/RS Rosicler Casali.
Por meio de parcerias, as comunidades por onde passa a unidade móvel têm acesso a redes de referência e contra referência do poder público para diagnóstico e, caso seja necessário, encaminhamento e tratamento adequado. “Ressaltamos que no decorrer de 2020 e 2021, mesmo com a pandemia, continuamos realizando nossas atividades, respeitamos os protocolos de prevenção obrigatórios para controle da Covid-19, preconizados pelos órgãos oficiais”, lembra Rosicler.
Exames de graça
Nestes 11 anos de atuação no RS, a Unidade Sesc de Saúde Preventiva já passou por 72 municípios gaúchos e já realizou 36.703 mamografias.
Um destes milhares de exames já realizados foi o da Fabiana Fischborn, de 45 anos. Ela fez seu exame anual nesta semana em Novo Hamburgo, incentivada pela tia Noêmia, de 69 anos. “Eu acho muito importante essa iniciativa de ir até as comunidades, a prevenção evita muitas desgraças e agora com a medicina bem mais avançada não tem porque não nos cuidarmos. Todos os anos acompanho a minha sobrinha para manter os exames em dia, já tivemos casos na família e por isso estou sempre atenta à nossa saúde”, explica a tia de Fabiana.
Em Novo Hamburgo, a USSP fica até 05 de novembro com atendimentos gratuitos para a comunidade. “Estamos desde 13 de outubro realizando os exames em Novo Hamburgo e a nossa expectativa é atender pelo menos 400 mulheres”, comemora Mari Estela.
Neste município, a palavra-chave também está sendo a parceria. Isso porque a unidade móvel está ajudando a desafogar a demanda da rede municipal de saúde, acelerando a realização de exames preventivos que são fundamentais à detecção precoce do câncer de mama.
Além das mamografias, a USSP também realizará cerca de 200 exames de ecografia tanto em mulheres quanto em homens, atendendo a solicitações médicas. Os agendamentos estão sendo feitos diretamente pela Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo, considerando demandas já existentes. Na cidade, a ação do Sesc/RS e da Prefeitura Municipal, tem o apoio do Sindilojas Novo Hamburgo.
Atenção a fatores de risco
O tabagismo e a obesidade, por exemplo, são fatores de risco para diversos cânceres, além de doenças cardiovasculares e respiratórias. Então, cuide-se!
Vários fatores de risco podem estar envolvidos na origem de uma mesma doença. Estudos mostram, por exemplo, a associação entre álcool, tabaco e o câncer da cavidade oral.
Nas doenças crônicas, como o câncer, as primeiras manifestações podem surgir após muitos anos de exposição aos fatores de risco. A exposição solar prolongada sem proteção adequada durante a infância pode ser uma das causas do câncer de pele no adulto, por exemplo.
Os fatores de risco podem ser encontrados no ambiente físico, herdados ou resultado de hábitos ou costumes próprios de um determinado ambiente social e cultural.
Ainda sobre o câncer de mama
Em relação ao câncer de mama, a enfermeira Rosicler complementa: “Acredito que orientar as mulheres sobre as mudanças habituais das mamas nos diferentes momentos do ciclo de vida, alertando para os principais sinais e sintomas de câncer de mama, e reforçar a importância do diagnóstico precoce são estratégias eficazes para a prevenção do câncer de mama”.
Cuide-se bem e esteja atento às pessoas que você gosta! Incentive a prevenção, este é o melhor remédio para uma vida saudável.
Leia também: