Skip to content

Blog Sesc/RS

Conteúdo que cuida, emociona e faz feliz

Header Advertise
Menu
  • Cuidar
  • Emocionar
  • Fazer Feliz
  • Inspirar
  • Newsletter
  • Home
  • Cuidar
  • Combate ao câncer: uma luta pela vida
Cuidar

Combate ao câncer: uma luta pela vida

Sesc RS24 de novembro de 202311 de março de 2024

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
5 0
Tempo de Leitura:6 Minutos

A neoplasia maligna, popularmente chamado de câncer, é o nome do conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos.

Buscando ampliar o conhecimento da população brasileira sobre a doença e sobre a sua prevenção, o dia 27 de novembro foi definido como Dia Nacional de Combate ao Câncer.

O INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima que para cada ano do triênio 2023-2025, são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil. Apesar de ser uma doença comum, muitas pessoas não têm conhecimento sobre ela, seu tratamento e sobretudo, sua prevenção.

O que é o câncer?

Nosso corpo é formado de milhares de células, que diariamente se multiplicam para substituir células mortas, com isso mantendo nosso organismo saudável. O câncer, que pode ter origem por histórico genético ou acontecer por causas externas. Ele surge através de mutações (alterações) genéticas das células, fazendo com que as saudáveis se tornem células cancerosas. Dividindo-se rapidamente, as células cancerosas tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

Imagem: Giphy

O câncer pode surgir em qualquer parte do corpo, entretanto, alguns órgãos são mais afetados do que outros e cada órgão pode ser atingidos por diferentes tipos de tumor, mais ou menos agressivos. O câncer de pulmão é o de maior ocorrência, seguido pelo câncer de mama, cólon e reto, e próstata.

Sobre os tratamentos

Existem alguns tratamentos para o câncer, como a cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea. Em muitos casos, é necessário combinar mais de uma modalidade.

Cirurgia Oncológica

Considerado um dos tripés para o tratamento da doença, a cirurgia oncológica consiste na retirada do tumor por meio de operações no corpo do paciente, buscando removê-lo completamente.

A cirurgia pode ter intuito curativo, onde é possível a retirada total do tumor, principalmente com uma detecção precoce da doença, ou intuito paliativo, onde se busca reduzir a quantidade de células tumorais ou controlar sintomas que comprometam a sobrevivência.

Quimioterapia

Este tratamento utiliza medicamentos para o combate ao câncer que, misturados ao sangue, são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes e impedindo que se espalhem.

A administração da quimioterapia pode ser realizada de diversas formas:

  • oral, pela ingestão de comprimidos, cápsulas e líquidos;
  • intravenosa, através de injeções ou soros aplicados na veia;
  • intramuscular, por injeções no músculo;
  • subcutânea, com aplicação de injeções no tecido gorduroso acima do músculo;
  • tópica, com uso de líquido ou pomada aplicado na pele;
  • ou intratecal, aplicada no líquido da espinha, que é a forma mais incomum.
Imagem de Freepik

Radioterapia

Por meio de radiações ionizantes, como os raios-x, a radioterapia utiliza dessa energia para destruir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem. Casos em que a doença não pode ser curada, a radioterapia ainda contribui para a redução do tamanho do tumor, melhorando a qualidade de vida e trazendo alivio aos pacientes, diminuindo a pressão, reduzindo hemorragias, dores e outros sintomas.

Transplante de Medula Óssea

Utilizada em doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas, é realizada a substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais de medula óssea. O transplante pode ser feito utilizando uma medula saudável própria do paciente ou de um doador. Também é possível ser feito a partir de células originais de medula óssea, retiradas do sangue circulante de um doador ou de cordão umbilical.

A prevenção é possível

Algumas pessoas podem desconhecer, mas evitar alguns maus hábitos e adquirir práticas saudáveis, são medidas que ajudam a prevenir a formação de câncer.

Manoella Moraes da Silva, enfermeira da Gerência de Assistência e Saúde, do Sesc RS, aponta que uma alimentação saudável, assim como a realização de atividades físicas, ajudam a prevenir a doença.

Imagem de Teyssier Gwenaelle por Pixabay

“Faz-se importante o cuidado com a saúde física integral. Consumo de alimentos in natura são recomendados, como os de origem vegetal. Evitar ultra processados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer, bebidas adoçadas, entre outros”, diz a enfermeira.

Algumas atitudes que podem ser tomadas para evitar a doença são:

  • Alimentação saudável
  • Manutenção do peso corporal adequado
  • Realização de atividades físicas
  • Amamentação
  • Vacinação contra o vírus do HPV e Hepatite B
  • Exames preventivos regulares

O uso de cigarros, ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, alimentação pobre em fibras, obesidade, exposição exagerada ao sol e relações sexuais desprotegidas são fatores que podem provocar maiores probabilidades da doença. “Muitos destes agentes são responsáveis pela maioria dos cânceres de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago, pele, etc.”, alerta Manoella.

Exames preventivos

Os exames preventivos permitem, além de precaver outras doenças, detectar a aparição de câncer ainda em estado inicial, possibilitando uma atuação imediata. Quanto mais cedo a doença é constatada, maiores são as chances de cura.

“A prática da medicina vista pela população é muito mais curativa/tratativa do que preventiva. Isso é algo que deve ser mudado, pois na prevenção, qualquer alteração percebida e diagnosticada precocemente, pode aumentar em até 90% as chances de cura de um paciente com câncer”, é o que diz Manoella.

A Unidade Sesc de Saúde Preventiva conta com exames gratuitos de mamografia, entre diversos outros. Este exame busca a prevenção de câncer de mama para mulheres entre 40 e 69 anos.

Crédito: Carlos Zardo

Conclusão

A conscientização do câncer é importante, não apenas para sua prevenção, mas também para o esclarecimento de quem possui a doença e de todos a seu redor. Por isso, é importante estar atento a sua saúde diariamente e buscar auxílio médico a qualquer sinal de problemas.

Manoella afirma: “A pessoa que recebe o diagnóstico de câncer deve ser acolhida, acompanhada, pois não é fácil toda a trajetória até a cura, ou até mesmo a tão esperada qualidade de vida nos pacientes em tratamento paliativo”. Então, não deixe para depois os cuidados que pode tomar hoje. Busque estar informado sobre cuidados e consulte o seu médico regularmente.

Além de todas essas informações, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) conta com mais referencias, dados e matérias sobre a doença em seu site.

Saúde Sesc Saiba mais
Tagged Saúde

Navegação de Post

Previous

Previous post:

O que significa Consciência Negra?

Next

Next post:

75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Menu
  • Cuidar
  • Emocionar
  • Fazer Feliz
  • Inspirar
  • Newsletter

Leia também

Setembro Amarelo: um mês para falar sobre prevenção e cuidado

19 set 2025

Histórias que atravessam gerações

8 ago 2025

Junho Violeta: Cuidar é um gesto de amor

13 jun 2025

Quando o frio vem e a fome também: Dicas e receitas para te aquecer

30 maio 2025

Menos sofá, mais movimento: Como combater o sedentarismo

17 abr 2025

Sua vida e as geleiras: O que elas têm em comum?

21 mar 2025
Untitled Document
Sesc/RS
Cartão Sesc/Senac
Trabalhe Conosco
Fale Conosco
Sesc/RS. 2021. Copyright - Todos os direitos reservados.