Em setembro é comemorado o Dia da Árvore, uma data que busca encorajar o plantio de mudas e a retomada de um ambiente mais ecológico. Esta é uma luta cada vez mais importante, frente ao aumento atual de desmatamento e desaparecimento de árvores nos espaços urbanos.
É justamente pela necessidade de ampliação da cobertura vegetal e da recuperação de áreas degradadas que nasceu o projeto Tramandaí Mais Verde, uma iniciativa do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e da Prefeitura Municipal de Tramandaí que busca recuperar os espaços naturais.

O que é o projeto Tramandaí Mais Verde?
Buscando contribuir para a diminuição dos impactos ambientais, sensibilizar a comunidade para o cuidado com o meio ambiente e restauração do ecossistema, surgiu o projeto de arborização e florestamento no litoral gaúcho, cujo bioma é a Mata Atlântica.

Iniciado no dia 21 de setembro de 2021, Dia da Árvore, o programa tem a meta de plantar 5 mil mudas de árvores até 2024, realizando o acompanhamento e evolução das áreas (re)florestadas.
“Sempre optamos por espécies nativas para que as mudas não sofram grande impactos, como a aroeira vermelha, palmeira real, jerivá, chal-chal e também algumas frutíferas como a pitangueira, araçá e goiabeiras”, diz Josiane Borré, agente de cultura e Lazer do Sesc Tramandaí.
Os benefícios de uma cidade arborizada
Um ambiente urbano mais verde traz mais do que apenas o aumento do número de árvores, as vantagens da arborização são perceptíveis naqueles que circulam por uma cidade florestada, entre eles:
- Qualidade de vida da comunidade;
- Restauração dos ambientes naturais que se encontram degradados, através da recomposição da cobertura vegetal e a formação de corredores ecológicos;
- A proteção de áreas de preservação ambiental, através do monitoramento, cuidado e da educação ambiental com a comunidade;
- Melhora na qualidade do ar, através da purificação e o fornecimento de proteção, abrigo e alimento para diferentes espécies nativas da região;
- Aumento do turismo e incentivo econômico: os benefícios estão diretamente ligados à estética das cidades. Cidades arborizadas são mais bonitas, e cidades bonitas atraem mais turistas.
Como fazer parte da iniciativa
Se você se pensou em participar dessa iniciativa, saiba que toda ajuda é bem-vinda e toda comunidade pode colaborar, doando mudas, participando do plantio e até mesmo apadrinhado um local na cidade. Para saber mais, você pode entrar entrar em contato com a Unidade Sesc Tramandaí pelo WhatsApp (51) 3684-3736 e conhecer mais do programa no site.

Uma árvore vinda do espaço
E por falar em Dia da Árvore, um plantio mais do que especial ocorre no dia 26 em comemoração aos 77 anos do sistema Sesc e Senac, uma muda de sequoia lunar.
Foi em 1971 que o Apollo 14, terceira nave a pousar na lua, levou centenas de sementes de Sequoia que estiveram em órbita lunar durante as 34 voltas da missão e foram distribuídas para diversos países em seu retorno, incluindo o Brasil.

O parque de exposições de Santa Rosa é o lar de uma dessas Sequoias desde 1981, quando uma dessas sementes foi plantadas no solo da cidade. Neste ano, uma das mudas dessa árvore foi doada para a Fecomércio-RS, que deve realizar o plantio neste ano.
Plante uma semente de mundo melhor
Plante uma árvore você também! Essa é uma forma simples de revertermos os impactos ambientais que causamos, com um retorno rápido e investimento pequeno. Podemos deixar para as futuras gerações um mundo mais arborizado.