A educação à distância (EAD) é uma modalidade de ensino antiga, mas que está sempre em melhorias. Os primeiros cursos à distância foram feitos por correspondência. Com a expansão e acessibilidade que a tecnologia trouxe, o ensino tem se aprimorado.
Com a modalidade de ensino à distância, muitas pessoas concluíram cursos de profissionalizações e da educação básica. A educação à distância já ajudava a reduzir a evasão que ocorriam por diversas situações, como: falta de tempo, dificuldades financeiras, ou até mesmo por problemas de deslocamento no trânsito, entre outros fatores.
Para a sociedade em geral, o ensino à distância tem um impacto positivo. A profissionalização gera desenvolvimento para o estudante, para a sua comunidade e para as empresas que necessitam de pessoas qualificadas.
Reunimos neste post algumas informações sobre as oportunidades geradas pela educação à distância.
Porque escolher Ensino à Distância?
A educação é umas das ferramentas mais poderosas para uma pessoa. As principais funções da educação são desenvolver pensamento crítico, lógica, entre outras habilidades. Mas na prática, o que isso quer dizer é, saber tomar decisões no seu dia a dia. Para conseguir calcular a compra do mercado, entender as notícias dos jornais, e até mesmo conseguir melhores vagas de emprego, é a partir dos estudos que conseguimos desenvolver.
Porém, na rotina de quem trabalha, ir até um curso ou escola, se torna uma tarefa a mais. Além disso, os cronogramas de estudo não estão imunes a problemas pontuais que podem ocorrer a qualquer um.
Para pessoas que tem filhos jovens e crianças, ou que dependem de acompanhamento, o estudo pode ficar em segundo plano. Quando esses problemas pontuais envolvem as crianças então?! É quase certo que o adulto vai priorizar os cuidados dos pequenos.
Mas nem sempre problemas como esses impedem estas pessoas de sonhar. Seja em conseguir uma profissionalização, realizar um curso de uma profissão amada desde a infância, ou mesmo buscar vagas com salários mais altos.
Nessa questão, é possível notar que o mercado de trabalho busca cada vez mais, a qualificação das pessoas. E a forma de ampliar os conhecimentos com acompanhamento dos resultados, vai tornar o aprendizado mais eficiente.
Quem pode fazer cursos EAD?
Os cursos à distância tem uma grande diversidade. Por isso, ao buscar educação à distância, você precisa ter em mente qual a modalidade de curso você vai realizar. O que você procura, é educação básica, profissionalizante ou graduação? Quais são as suas possibilidades de acesso ao estudo, via internet ou precisa de cadernos de estudos?
Após a definir seus objetivos, busque procurar cursos que sejam acessíveis para o seu bolso. Caso você não tenha valores para investir, não desista! Existem diversas opções de cursos gratuitos, até mesmo os de formação básica.
É importante começar os estudos, e também a continuidade. Mesmo que na sua rotina você não consiga ter sempre os mesmos horários de estudo, quando for estudar, foque nessa tarefa.
Sabemos que o núcleo familiar pode complicar o momento de estudo. Mas, caso haja a possibilidade, converse com todos que moram com você, sobre a importância de concentração.
Oportunidades para formação básica
Apesar de termos diversas normas sociais para que crianças e jovens não deixem de estudar, a realidade nem sempre permite que seja assim. Em diversas famílias, a situação financeira obriga os jovens a trabalhar desde cedo. Com a demanda de trabalho mais as questões familiares tiram a oportunidade de concluir os cursos básicos.
A solução encontrada para essas pessoas é retomar os estudos pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, mesmo mantendo a rotina de trabalho, é possível concluir o ensino médio e fundamental. Porém, como acontece no ensino tradicional, os cursos presenciais podem sofrer evasão devido os fatores já citados e muitos outros.
Pensando em todas essas problemáticas, em março de 2022 iniciaram as aulas gratuitas do EJA EAD Sesc. A modalidade de ensino tem a formação básica, que é necessária para ter melhor direcionamento para sua profissão. O diferencial é que, além de concluir o ensino médio, o curso oferece profissionalização em produção cultural.
No Rio Grande do Sul, as aulas ainda incluem participação nos projetos realizados pelas Unidades Sesc/RS. Ou seja, o aluno estuda em casa, conforme concilia em sua rotina, e ainda consegue vivenciar um pouco do que aprendeu. Foi o que ocorreu nas turmas do primeiro semestre, ao participar da oficina de cinema e da 16ª edição do Palco Giratório.
Conclusão
Retomar os estudos é o sonho de muitas pessoas que pensam em mudar de profissão, aprender um curso novo ou mesmo concluir o ensino básico.
Existem diversas formas de adequar a educação e incluir na rotina. E o ensino à distância consolida isso. Mas, é preciso ficar atento as oportunidades e ter foco no seu objetivo.
Procure informações sobre cursos de seu interesse em instituições confiáveis. E lembre-se de buscar opções que caibam no seu orçamento.
A educação pode mudar a sua vida. Não desista!
Aprender sempre, não importa a idade, nem o quanto pensamos já saber, mas ainda assim precisamos manter nossa mente aberta para aprender e se aprimorar sempre🙏
É isso aí Leonice, o Sesc entende a importância do ensino e está sempre incentivando e promovendo a aprendizagem! 😊💙