Destacando-se no cenário nacional como uma das principais modalidades olímpicas, o judô é um esporte, do grupo das artes marciais. Foi criado há mais de 120 anos pelo japonês Jigoro Kano. Ao estudar a fundo as técnicas do jiu-jitsu, Kano procurou retirar os golpes mais perigosos da luta. Assim, criando um novo esporte, que conhecemos como judô.
No Brasil, o esporte se popularizou por volta de 1938 e ganhou destaque pela primeira vez nas Olimpíadas de Munique, em 1972, quando o japonês naturalizado brasileiro, Chiaki Ishii, conquistou a medalha de bronze. Em 2012, em Londres, o judô se tornou o esporte olímpico com mais conquistas e, desde então, continua sendo o líder do quadro brasileiro com 22 medalhas (4 de ouro, 3 de prata e 15 de bronze).
E aí, se animou com a história ou com as conquistas desse esporte que vem crescendo cada vez mais em solo brasileiro? Deu até vontade de praticar? Ainda não? Pois então vamos te falar um pouco mais da importância de praticar judô. Vem com a gente:
Você sabia que a prática faz bem para a saúde?
Assim como a maioria dos esportes, o judô ajuda tanto para a saúde física, quanto mental. Segundo o Ministério da Saúde, as artes marciais contribuem para o condicionamento físico, como a flexibilidade, a respiração, a postura e a coordenação motora. Segundo o educador físico e professor de judô do Sesc/RS Elton Fofonka, para as crianças o judô auxilia no desenvolvimento do corpo, da força e coordenação motora.
Fofonka afirma também que, além de trabalhar vários músculos do corpo, combatendo o sedentarismo e deixando o organismo saudável. O judô se diferencia por trabalhar bastante a mente de seus praticantes, contribuindo para a melhora da concentração, além de focar no lado espiritual. Par
Judô é um esporte inclusivo
O profissional de educação física e professor de judô no Sesc/RS, Willy Schneider explicou que não existe idade mínima para iniciar a prática do esporte. Segundo ele, o judô não é somente para quem quer participar de grandes competições. Pois, o esporte ajuda com que se possa aprender defesa pessoal.
Além de ser um ambiente familiar, pode-se iniciar a prática junto dos filhos. E, como já mencionado, existem ainda os benefícios no âmbito da saúde. O professor Elton Fofonka também informou que não existem limitações para a prática. Ou seja, independente do tipo físico, ou pessoas com deficiências físicas ou mentais, podem praticar.
Como o judô contribui para a formação cidadã?
Para a fase adulta, aprender a confiar e a perder o medo são os maiores benefícios do judô. Pois os adultos enfrentam um grande obstáculo que é o medo de cair e o esporte contribui para isso, segundo Fofonka.
Já para o público infantil, o esporte é fundamental na formação como cidadão. Pois tem um lado social e moral muito forte. Os treinamentos são em duplas e as crianças aprendem a respeitar sempre o seu oponente. Isso faz que se possa trabalhar a amizade, o autocontrole, a disciplina e a honestidade. Para Fofonka, esse é o principal benefício do judô e é o diferencial em relação a outros esportes. “O judô é uma maneira de viver. Eu sempre trabalho com os alunos o Código Moral, de que é importante ser uma boa pessoa. E levar tudo que aprendem aqui para o mundo lá fora. O judoca tem que ter uma postura diferente na sociedade”, conta Fofonka.
O Código Moral do Judô
Listamos abaixo os itens descritos no código moral para praticar a arte marcial. “Visando fortalecer o caráter filosófico da prática do judô e fazer com que os praticantes do judô crescessem como pessoas”, conforme escrito pelo criador do esporte. Confira:
- Cortesia, para ser educado no trato com os outros;
- Coragem, para enfrentar as dificuldades com bravura;
- Honestidade, para ser verdadeiro em seus pensamentos e ações;
- Honra, para fazer o que é certo e se manter de acordo com seus princípios;
- Modéstia, para não agir e pensar de maneira egoísta;
- Respeito, para conviver harmoniosamente com os outros;
- Autocontrole, para estar no comando das suas emoções;
- Amizade, para ser um bom companheiro e amigo.
Leia também:
Conclusão
Como vimos, o judô se difere de outros esportes. Pois busca a formação pessoal completa do cidadão. Então, se você precisa de saúde, quer se tornar uma pessoa melhor, que tal iniciar essa prática?
O estimulo gerado pelo esporte auxilia tanto adultos quanto crianças. Desde melhora no desempenho de concentração, equilíbrio físico e mental, até mesmo reforço em valores pessoais. Então, se você ou algum familiar pensou em praticar. Vale a tentativa!
👏👏🥋
Venham conhecer o Judô do Sesc!
Vagas gratuitas para crianças e adolescentes com renda familiar inferior a três salários mínimos! Esperamos vocês! 🙏🙇♂️