Empresas que colocam a mulher como protagonista reforçam o sentimento de pertencimento e valorização e são reconhecidas pelo GPTW Mulher
Pra ti, mulher, o que faz daqui um excelente lugar para trabalhar? Esta foi uma das perguntas feitas para colaboradoras do Sesc/RS e Senac-RS e, entre vários tópicos, um é unânime: “Aqui me sinto valorizada!”
A valorização é um dos pontos que coloca as duas instituições no seleto ranking do GPTW Mulher – organizado pelo Great Place to Work (GPTW) após pesquisa entre as equipes de trabalho – que reconhece as 70 Melhores Empresas para a Mulher Trabalhar no Brasil.
A premiação, que aconteceu na quinta-feira (24) durante o RH Summit 2021, não representa apenas posições em uma lista, ela aponta um impacto positivo na vida pessoal e profissional das nossas colaboradoras.
Respeito à Diversidade
O “Respeito à Diversidade” é um dos princípios que norteiam a nossa atuação e estão presentes em todos os momentos, desde o primeiro contato de um candidato a uma vaga de trabalho no Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, com seleções que avaliam a competência técnica dos candidatos, independente do gênero, até o dia a dia de todos os colaboradores.
Para a gerente de Recursos Humanos do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Elizabeth Carvalho, a conquista do GPTW Mulher mostra que as entidades estão cumprindo todos os princípios e de fato contribuindo para uma sociedade mais justa e equiparada. Com isso, a empresa tem mais chances de ter pessoas felizes no trabalho.
“Sermos reconhecidos no ranking das Melhores Empresas para a Mulher Trabalhar é motivo de muito orgulho para nós. Buscamos, em todas as nossas práticas, criar um ambiente que valorize o talento feminino, dando oportunidades de desenvolvimento e crescimento na carreira para todas elas. Com isso, penso que damos uma contribuição diferenciada para a mudança cultural, participando da construção de uma sociedade mais justa”, comemora a gestora.
Empoderamento Feminino na ONU
Sesc/RS e Senac-RS são signatárias dos WEPs da ONU Mulheres (Princípios do Empoderamento Feminino). Ao assinar o documento, as empresas assumem publicamente o compromisso de atender a agenda de empoderamento das mulheres e passam a integrar uma rede global das Nações Unidas.
Sete princípios formam a agenda que tem entre os tópicos “estabelecer liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero” e “promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional das mulheres”.
Elas são a maioria
Tanto no quadro geral de funcionários quanto nos cargos de gestão, é das mulheres o protagonismo no Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac. No Sesc/RS, 67% da equipe é composta por mulheres e o número de repete entre os gestores da instituição. Já no Senac-RS, elas representam 65% da força de trabalho e 58% da gestão. Dados que colocam ambas as organizações em destaque no GPTW Mulher, uma vez que, entre os requisitos para participar da premiação está ter, no mínimo, 15% de mulheres no quadro funcional e em cargos de gestão.
Para Elas e Para Todos
Com a integração de trabalho do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, ocorrida em 2020, os programas de diversidade das instituições foram unificados. Nasce então o Programa de Diversidade – Para Todos, formado por cinco pilares – Para Elas, Humanidades, Cidadania, Igualdade e Gerações – e que desenvolve ações para promover a equidade no Sistema.
Leia também:
O Para Elas é o pilar com atuação na promoção da igualdade de gênero, equidade e não-violência contra as mulheres. Este último, inclusive, foi tema da Semana de Combate à Violência Contra as Mulheres, realizada em novembro de 2020, pelo Programa de Diversidade. Entre as atividades estiveram um bate-papo sobre o assunto e a produção da cartilha informativa “Violência Contra as Mulheres – Vamos juntos acabar com o abuso”, que esclarece os principais tipos de violência e orienta sobre como pedir ajuda e como ajudar. Acesse a cartilha aqui.
A palavra é delas!
Como dissemos, estar no GPTW Mulher representa muito mais do que ocupar lugares em um ranking de empresas. Todas as ações desenvolvidas precisam fazer sentido para cada uma das mais de 2 mil colaboradoras do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e, por isso, perguntamos a elas: “Por que aqui é um excelente lugar para você, enquanto mulher, trabalhar?”. Confira alguns dos depoimentos:
Daiani Simone Frantz – Senac Santa Cruz do Sul
“Aqui me sinto acolhida, ouvida, compreendida e estimulada em todos os sentidos a evoluir sempre! Aqui podemos ser quem somos com todos os papéis que desempenhamos na sociedade (mulher, amiga, mãe, filha, tia, companheira, profissional). Sou muito feliz por fazer parte!”.
Eliza Guedes Machado – Sesc Tramandaí
“Estou no Sesc/RS há 12 anos e sempre fui valorizada e respeitada por minhas competências, trabalho e resultados, está é uma demonstração de valorização, pois não somos vistos pelo sexo, cor ou gênero e sim como pessoas que possuem particularidades, histórias e vivências distintas”.
Celena Camargo da Cunha – Senac Santo Ângelo
“Trabalhar no Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, enquanto mulher é ser reconhecida e respeitada em todos os ambientes independente do cargo que exerce. Temos oportunidades de crescimento no mesmo nível que todos os colegas, independentemente do sexo, além do estimulo a qualidade de vida, sempre com atenção especial. Aqui todo dia você se sente parte da equipe, reconhecida, valorizada e com a certeza da obtenção de novos conhecimentos na área em que trabalha”.
Adriana de Lima e Silva – Sesc Gramado
“Sabemos que a inclusão passa por respeitar a liberdade e garantir o bom convívio social de pessoas com identidades, culturas, origens e religiões diferentes. Inclusão efetiva demanda que se valorize ativamente a individualidade de cada profissional, entendendo a diversidade de forma natural, com autonomia e com empoderamento, independentemente de suas características físicas ou peculiaridades pessoais.
Trabalho no Sesc Gramado há 13 anos, e aqui encontrei todas as formas de me realizar. Passei por alguns setores até chegar na função atual (assistente administrativo), sempre incentivada a me desafiar e buscar conhecimento constante, sinto-me valorizada e respeitada por todos. O momento da foto foi referente ao colaborador Destaque, atividade interna, que o Sesc Gramado faz a cada trimestre para demonstrar e agradecer o empenho dos colaboradores”.
Daniele Cristina Figueiró Conceição – NRH
Iniciei minha jornada profissional aos 16 anos. Desde sempre precisei conquistar e buscar o meu espaço, com muita dificuldade por vários fatores: ser mulher, negra e mãe. Quando eu ingressei no Sesc/RS, foi incrível. Desde o primeiro contato na seleção, eu já sentia que aquele era o lugar pra mim. E desde o momento da minha admissão, tudo mudou na minha vida – na minha casa, nas minhas relações. Eu “renasci”. A empresa tem uma cultura única, uma preocupação com o ser humano, com a qualidade de vida. Eu não tenho palavras para descrever tamanho orgulho em dizer que faço parte deste time tão maravilhoso.
A dupla jornada também é um obstáculo para nós, mulheres, alcançarmos cargos de chefia no mercado de trabalho – o que explica o fato de sermos ainda minoria nessas ocupações. Porém, quando a empresa acredita no potencial de cada um e não propaga o discurso de que “as trabalhadoras mulheres, por serem mães, têm menos tempo para atividades fora do expediente”, tudo é possível, pois todas nós somos mais que isso. Eu tenho três filhos, mas sempre viajei a trabalho. Já viajei por vários dias a trabalho e isso não me impediu de produzir, ser melhor como mãe, como esposa e como profissional; muito pelo contrário, me fortaleceu, fazia eu me sentir útil e profissional, com garra e responsabilidade.
Já rompemos muitas barreiras. Acho que agora é uma questão de tempo trazer as mulheres para lugares cada vez mais importantes”.
Danielle Oliveira Luz – NEF
“Fazer parte do Sistema Fecomércio sendo mulher e jovem, é a prova que a valorização dos colaboradores vai além dos rótulos de gênero, raça, geração, etc. Minha história com o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac iniciou ainda na adolescência como aluna, e, aos 20 anos, me tornei funcionária em uma escola do Senac. Depois, segui para o Departamento Regional e atualmente integro o Programa de Backups – voltado ao desenvolvimento de novas lideranças. São 8 anos de vivências que me permitiram deixar de lado o sentimento de vulnerabilidade por ser mulher, jovem e ter objetivos que pudessem ser considerados audaciosos, para ter a certeza de que meu caminho seria trilhado de acordo com meu trabalho, minhas entregas e meus esforços, de igual para igual. Por isso, lugar de mulher, na Fecomércio, é onde ela quiser!”.