Os momentos de lazer são uma parte importante da nossa vida. Sem eles, o cuidado mental e físico se tornam mais difíceis. Isso porque para qualquer tipo de rotina, o momento de conforto, descanso, paz, e até mesmo de recompensa nos torna mais resilientes.
Além disso, durante os momentos de lazer, estamos mais favoráveis a fazer novas amizades e aprender coisas novas. Sem contar, claro, sentir-se bem e poder até mesmo criar memórias afetivas. E como resultado, nosso corpo e nossa mente tem benefícios que duram até idades mais avançadas.
Para dar testemunho sobre isso, trouxemos alguns relatos de pessoas que inspiram em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Aqui falamos sobre os aspectos positivos que podemos ter ao reservar um tempinho para termos momentos de lazer.
Momentos para compartilhar
É comum que a gente procure companhia para dividir momentos divertidos. Pode ser para conhecer lugares novos, ir ao cinema, ou até mesmo para praticar atividades físicas. Além disso, combinar de ter momentos de lazer com amigos, pode ser uma forma de cumprir um combinado e realmente ter a sua pausa.
Em todo o Rio Grande do Sul ocorrem atividades de lazer para serem realizados em grupos, em família, em duplas, ou até na própria companhia. Vamos compartilhar agora, algumas histórias de pessoas por todo solo gaúcho que já entenderam a importância dos momentos de lazer.
Litoral Norte
E por que não reservar estes momentos para estar em família. Foi o que a advogada, Rosângela Pessi decidiu em 2011, quando reservou alguns dias para estar no Hotel Sesc Torres com o marido. As memórias criadas foram tão alegres que a pausa para ir ao Sesc se tornou tradicional na sua vida e de sua família.
Moro na cidade de Estrela, há 300 Km de Torres – RS. Conheci o Hotel Sesc Torres no ano de 2011, quando ainda não tinha filhos. Fui com meu marido somente. Passamos um final de semana incrível. Era época de Carnaval. De lá para cá, são 12 anos que frequentamos o hotel. Em 2014, nosso filho Arthur (atualmente com 8 anos) nasceu. Ele aprendeu a caminhar no Hotel do Sesc. A ele fora proporcionado as mais belas lembranças da infância, com muito amor, carinho e respeito.
A nossa pequena, Helena, atualmente com 6 anos, costuma dizer que nasceu no Sesc. Ela foi a primeira vez ao hotel, com apenas 30 dias de vida! São vivências, são histórias e são memórias das mais belas que se possa imaginar. Chego a me emocionar!
Ao chegarmos na esquina do estacionamento, os dois apontam: Chegamos no nosso Sesc, chegamos no nosso Sesc!
É como estarmos em casa, segundo eles. Atualmente, como as crianças já estão maiores, estamos permitindo a circulação deles dentro do Hotel com as turmas, pois sim, eles fazem amizades muito facilmente no Hotel.
As regras para eles são: não pode sair do Hotel, não pode ingressar em nenhum dos quartos e no mais, a área comum de circulação está liberada para eles com as turmas, que são as amizades que fazem durante o período em que ficamos hospedados, especialmente o futebolzinho que meu menino AMA.
Falar do Hotel Sesc Torres é muito fácil para mim. Vivi momentos de muita alegria, de muita descontração e paz. Lá encontro acolhimento, amizades verdadeiras, respeito mútuo, comida maravilhosa, tudo o que há de melhor, pode acreditar. Todas as equipes são fenomenais, porém, preciso destacar a equipe que mais temos contato, que é a equipe da Recreação. Pessoas/profissionais exemplares, que desempenham com muito amor a sua função, resultando num trabalho incrível, impecável.
Recentemente (no mês de fevereiro) comemoramos os 50 anos de casados dos meus pais, realizado no Hotel Sesc Torres. Foram dias incríveis! Teve bolo para celebrar, o Rudi e equipe nos comoveram novamente, tanto que foi feito um quadro lá em casa com a foto deles e a equipe toda. Faltam palavras aqui nesse texto tão singelo para agradecer tamanho acolhimento e tanto amor que encontramos aí.
Desde a recepção, até as moças/rapazes responsáveis pela limpeza, organização, equipe de recreação, todos, realmente são profissionais preparados e capacitados para a função que exercem.
Só temos um sentimento que define tudo o que te escrevi, é de GRATIDÃO, Gratidão à esses seres incríveis que nos acolhem com tanto, tanto amor, tanto carinho, tanto dedicação, tanto respeito!!!
Para nós, posso te dizer que fazem parte da nossa família. Quanto houve incidente na ponte (no mês de fevereiro) a primeira coisa que fizemos foi ligar para o hotel para saber se tinha algum funcionário, se toda equipe estava bem, tamanho zelo que temos por TODOS.
Rosângela Pessi, advogada
Litoral Sul
Está claro que para ter momentos de lazer, precisamos estar seguros e ter confiança de que podemos realmente relaxar. Essa segurança também é de extrema importância para que seu corpo e mente possam receber os benefícios.
Para quem vai à praia, uma das preocupações é se vai realmente poder aproveitar a beira-mar. Nas praias do sul, o cenário não é diferente. Mas para quem acompanha o Sesc na praia, costumar ter o auxílio das Casas do Estação Verão. Assim como a aposentada, Cecília Souza de Almeida, que aproveitou as edições que ocorreram na Praia do Cassino em Rio Grande.
Se quem conhece a obra, conhece o artista, para Cecília as ações da beira da praia não são novidade. Isso porque ela já conhecia a equipe de longa data. Há mais de 15 anos participando das atividades do Sesc, ela comenta que tanto ela quanto a família foram cativados pelos momentos compartilhados. “Eu participo da Maturidade Ativa do Sesc. São muito boas as aulas, os professores são maravilhosos. Na nossa turma da maturidade adoramos os professores, as ginásticas. A gente participa das atividades de dança do Sesc”, comenta.
Já os netos, quando começaram a participar de atividades de cultura e lazer do Sesc tinham entorno de 5 anos, “agora ele estão com 17. Eles tem os estudos curso então não estão participando muito. Eles são gêmeos Lucas e Gabriel”, explicou. Mas para ela é nítido perceber os benefícios: “nossa saúde melhorou Sesc para mim é tudo de bom”, finalizou.
Cuidar da saúde pode ser um momento de lazer
O autocuidado é muito importante, inclusive pra se conhecer e saber seus limites e potencialidades. Mas em alguns casos, a vida pode te levar por um caminho de dever consigo mesmo. Foi o que aconteceu com o aposentado, Silvério Guilherme Nabinger, de 65 anos que precisou de atividades físicas para que sua saúde fosse preservada.
Região Metropolitana
A realidade minha história como corredor de rua começou no Sesc Montenegro, quando em 2012 depois de um problema sério de saúde que tive me foi recomendado procurar uma academia. Hoje não frequento mais a academia pelo motivo de participar de um grupo de corrida.
Mas sempre que tenho oportunidade faço questão de relembrar e reconhecer o quanto o Sesc principalmente através do prof. Lásaro foram importantes na minha preparação física na questão de saúde e, foi quem pelo menos até 2016 sempre me motivou e levou a gostar de praticar exercícios.
Mas lá, mesmo no final de 2013, participei da minha primeira prova de corrida de rua, por coincidência promovida pelo Sesc Montenegro. E até 2016 fiz minha preparação na academia. A partir daí o próprio Sesc Academia montou um grupo de corrida até 2018 já com profissional especializado em corridas.
Hoje já tenho participação em pelo menos umas 70 provas, algumas de longa distância como: meia maratonas 21 km (várias), maratonas 42 km (várias), ultramaratonas de 48 km (4 provas e de 82km (3 provas).
Silvério Guilherme Nabinger, 65 anos, aposentado – trabalha como Administrativo na Cúria da Diocese de Montenegro
Região Sudoeste
O bem-estar está diretamente relacionado aos momentos de lazer. Lembrando que o nosso corpo reage de maneiras diferentes aos estilos diferenciados de estímulos. Para quem não costuma praticar atividade física, pode ser bem complicado começar. Mas a verdade é que o retorno da insistência é positivo. E como já dissemos aqui, praticar exercícios faz com que seu corpo libere componentes químicos de prazer, alegria e até relaxamento.
E qual a importância disso tudo para o corpo? Deixamos o professor de educação física, corredor de rua e empresário, Cristiano Fernandes Montanha de 43 anos, responder essa dúvida.
Como você se imagina daqui a dez, vinte ou trinta anos? Se eu pudesse que as minhas palavras tomassem eco eu pediria para as pessoas pensassem em aproveitar seu momento de lazer com atividades que contribuem efetivamente para melhorar sua qualidade de vida. A atividade física em momentos de lazer vai reafirmar tudo que os estudiosos concluíram e seu corpo vivenciará cada um desses benefícios, seja de ordem física, psicológica ou social. O Sesc sempre foi meu parceiro nessas minhas escolhas pela saúde. Fui aluno da academia do Sesc e participei das Olimpíadas Comerciarias e do Circuito Sesc de Corrida, momentos especiais esses que ficaram na minha memória e que continuam fazendo parte da minha vida. Já pensou na resposta da pergunta do início do meu relato? Eu me imagino com muita saúde, novas amizades, independência e histórias felizes para contar, além de contribuir de alguma forma para a sua mudança por momentos de lazer significativos. Obrigado SESC por fazer parte desses momentos. Feliz dia Internacional do lazer!
Cristiano Fernandes Montanha, 43 anos, professor de educação física, empresário e corredor de rua
Lazer também pode ser um ato de generosidade
Quem já foi em eventos de rua como corridas, apresentações culturais ou até mesmo parques de recreação, já viu que tem muita gente por traz. E não raro, as pessoas da organização estão extremamente alertas para que dê tudo certo. Esse cuidado todo gera e gasta bastante energia, geralmente. E essa pode ser uma das maiores doações que podemos receber: sermos cuidados durante nossos momentos de lazer.
Inclusive, nesses momentos, é importante termos parceiros. Ou seja, pessoas que estão ali para nos auxiliar a completar nossos objetivos. Seja na realização de uma atividade física, ou na organização dessas atividades. Por isso, que trouxemos também o relato de quem proporciona momentos de lazer.
Serra
A Gabriela Ghellere, atualmente, coordena uma escola em que é realizada Formação Esportiva. Ou seja, o espaço escolar recebe professores de educação física com atuação em esporte e lazer pelo Sesc, para que os alunos possam receber direcionamentos para um dia serem atletas.
Poder oportunizar com que as crianças e adolescentes tenham acesso e vivencias esportivas de forma sistemática contribui para o crescimento saudável dos nossos usuários uma vez que se incentivados desde cedo com hábitos saudáveis a chance de seguirem cuidado do seu bem estar físico e mental é muito grande. Percebemos que nossos usuários gostam muito de participar das atividades esportivas propostas pela parceria com o SESC. Nossa parceria iniciou em 2017 e segue gerando muitos sorrisos para nossos pupilos o que nos faz perceber o quanto é prazeroso para eles poder participar de momentos assim. Somos muito gratos por poder contar com parceiros comprometidos e interessados no bem estar de nossas crianças e adolescentes.
Gabriela Ghellere, coordenadora do Centro de Aprendizagem Ampliando horizontes
Região Norte
Para os municípios, ter mobilização para realizar os momentos de lazer também pode ser uma realização. Por isso que após a realização da primeira corrida em Rodeio/RS, a população resolveu manter como atividade esportiva, um grupo de Corridas, e hoje rompe fronteiras entre municípios.
Somos o grupo Vem Correr de Rodeio Bonito. Formado a partir da Primeira Corrida de Rua organizada pelo SESC em parceria com a Prefeitura Municipal de Rodeio Bonito-RS, em 08/04/2022. Temos atletas de Rodeio Bonito, Cristal do Sul e Pinhal.
Nosso grupo se formou de forma espontânea, é aberto para as pessoas que desejam se exercitar, nos organizamos para as participações nas provas da região e de forma autônoma.
Estivemos participando da grande maioria de corridas promovidas pelo SESC na região e vimos que o Sesc é um grande incentivador de práticas esportivas em nossa região.
Cristiane de Mello, 36 anos, empreendedora na área de treinamento e desenvolvimento humano e atual Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo
Conclusão
Para cada pessoa, pode ser diferente a jornada em busca da felicidade. Mas independente das escolhas, sabemos que o trajeto deve passar por momentos de lazer e de conexão com o quem amamos. Por isso, sempre reforçamos a importância de conhecer suas preferencias e realizá-las sempre que possível.
Se para você reservar um momento de lazer significa correr, dançar, cozinhar ou até mesmo ler um livro, a nossa indicação é que reserve um tempo para fazer isso! Quer aprender um idioma novo? Por que não começar agora e reservar um tempo para viajar pelo mundo?!
Aqui contamos algumas histórias inspiradoras, e a próxima pode ser a sua. Conta pra nós o que te traz felicidade!