Skip to content

Blog Sesc/RS

Conteúdo que cuida, emociona e faz feliz

Header Advertise
Menu
  • Cuidar
  • Emocionar
  • Fazer Feliz
  • Inspirar
  • Newsletter
  • Home
  • Inspirar
  • Os estudantes como protagonistas de suas histórias
Inspirar

Os estudantes como protagonistas de suas histórias

Sesc RS9 de agosto de 20244 de novembro de 2024

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
2 0
Tempo de Leitura:7 Minutos

Cada vez mais, os estudantes vem assumindo o papel de protagonistas de suas próprias histórias, deixando de serem apenas receptores passivos de conhecimento e se tornando ativos no processo de aprendizagem, moldando suas trajetórias e tomando decisões que refletem suas paixões, interesses e aspirações.

As salas de aula se tronaram um espaço mais dinâmico, onde cada aluno é incentivado a explorar, criar e desenvolver suas habilidades, os colocando no centro da sua própria narrativa, reconhecendo que a educação deve ser um espelho da vida real, onde cada indivíduo é o autor da sua jornada.

O Sesc/RS realiza diversas atividades educativas além de atuar diretamente com ensino, desde a educação infantil, passando pelo ensino médio, até o EJA, sempre com o propósito de desenvolver a curiosidade, a criatividade, o senso crítico e a autonomia de seus alunos, para que eles sejam os protagonistas dessa jornada.

Protagonistas desde cedo

Desde pequenos as crianças já encontram um espaço onde a participação, curiosidade, inclusão e a criatividade são estimuladas através da pedagogia do Sesc. Camila Sehnem, mãe da Rita, que está matriculada no Sesquinho de Santa Maria, destaca como vê a importância desse tipo de educação: “Vejo a educação como uma forma de evidenciar as potencialidades da minha filha de uma forma integral”, diz a mãe, “Não se trata apenas de transmitir conhecimento; uma boa educação também se preocupa com questões éticas, estimula a curiosidade e ajuda a pensar de forma crítica e reflexiva”, explica.

“Sinto que o envolvimento das famílias na educação é muito valorizada no Sesquinho, o que contribui para o bem-estar da minha filha e tranquilidade da nossa família” – Camila Sehnem

“Acredito que a metodologia do Sesc se destaca por seu enfoque integral, que vai além do conteúdo acadêmico, pois valoriza as artes, o esporte e a cultura, com um olhar crítico e sensível para o mundo”, comenta Camila, “além disso, o Sesc incentiva a participação ativa das crianças no seu processo de aprendizagem, tornando-as protagonistas de sua própria formação, de forma a respeitar seus direitos e valorizando sua potência e competência”.

Mais do que um espaço de educação, o Sesquinho preza também pela socialização das crianças e o âmbito coletivo. “A escola é um espaço onde as crianças interagem e isso ajuda as crianças a compreender e respeitar as diferenças, além de contribuir para a construção de relacionamentos saudáveis. A convivência na escola é essencial para o desenvolvimento emocional e social das crianças”, complementa a mãe.

O Sesquinho desenvolve ações pedagógicas que contribuem com o desenvolvimento integral das crianças, complementando a ação da família e da comunidade.

Com uma educação que incentiva o senso crítico e autonomia das crianças, o Sesquinho vai além do ensino habitual. “Rita é agente, protagonista e coautora da própria educação”, Camila termina enfatizando o papel da filha na escola.

A educação na vida dos professores

Não apenas os estudantes são tocados pela educação, como os próprios professores acabam a cada dia aprendendo mais com seus alunos. Alana Cristina é professora da escola de Ensino Fundamental do Sesc em Santa Maria e diz ser recompensador o carinho das crianças. “Aquele olhar de compreensão, uma pergunta inteligente, um sorriso, um abraço, uma vibração de satisfação quando superam suas dificuldades, até mesmo uma palavra de carinho, são momentos que fazem com que nos motivam e nos fazem continuar nessa jornada”.

O Ensino Fundamental do Sesc tem o compromisso de uma educação transformadora, que contribua para a promoção da solidariedade, da criticidade, da autonomia dos sujeitos, dos valores democráticos e da cidadania, para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Para a professora, a educação é mais que sua profissão, é sua escolha de vida. “Seguir a carreira da educação não foi apenas por opção”, Alana comenta, “mas de acreditar no meu instinto pedagógico ao chamado de educar, pois sempre acreditei que a capacidade de moldar mentes e construir futuros é um privilégio e uma responsabilidade imensa”.

Ela mesma expressa o protagonismo de seus alunos e seu espaço de relação, onde eles podem desenvolver não apenas habilidades, mas também consciência e aprendizagem socioemocional. “Valorizamos uma educação protagonista que visa o ser humano na sua integralidade ao centro do processo de ensino aprendizagem, assim como a construção do conhecimento de forma colaborativa e significativa, de maneira que cada proposta e intenção pedagógica no espaço escolar seja acolhedor e desafiador, e assim nossos alunos se sintam valorizados e motivados a sempre aprender”.

“Compreendo que a perspectiva de ser professor vai muito além da transmissão de um conhecimento e sim a consciência de mediar um futuro promissor” – Alana Cristina

“Ser a professora que sou hoje, é saber que contribuirei para o desenvolvimento integral de cada aluno, despertando suas curiosidades, habilidades e valores”, expressa a educadora, falando da paixão por sua carreira. “Ver meus alunos superando desafios e alcançando seus objetivos é uma das maiores recompensas que me inspiram a seguir nesta profissão”.

Protagonismo a distância

Os alunos do EAD – EJA (Educação a Distância para Jovens e Adultos) tem essa mesma experiência de que o estudo os orienta a autonomia e elaboração de seus projetos pessoais de aprendizagem, através de uma metodologia rica que busca integrar os estudantes.

Com os encontros semanais nos polos de apoio, os estudantes do EJA EAD interagem com seus colegas e instrutores, tornando a aprendizagem mais envolvente.

Silvane Weber é estudante do EJA de Santa Cruz e enfatiza a importância da educação em sua vida. “A educação e fundamental para nós conseguirmos evoluir. É preciso aproveitar as oportunidades e com estudo, fica bem mais fácil de alcançar novos objetivos, tanto profissional quanto pessoais, porque você aprende a lidar melhor com as situações”.

Foi através do EAD – EJA que Silvane encontrou uma oportunidade de cursar o ensino médio e, ao mesmo tempo, adquirir uma valiosa qualificação profissional em produção cultural. Além de ser gratuito, durante a duração de 18 meses, Silvane consegue estudar no seu próprio ritmo, conciliando os estudos com suas responsabilidades diárias. “Eu sempre gostei de estudar, sempre foi um sonho de cada dia aprender mais, e com esta metodologia mais objetiva, onde os alunos são os protagonistas, eu consigo aprender ainda mais”, diz a estudante.

EJA coloca seus alunos como protagonistas de suas jornadas, com todo apoio e suporte necessário para seguirem neste caminho.

Educação com o Sesc

Além de todo este caminho educacional que o Sesc proporciona em suas escolas, existem muito muita para se conhecer, como o Criar Sesc, realizado no turno inverso, para crianças de 6 a 12 anos. Também são realizados diversos seminários, fóruns, cursos e palestras ofertados, que enriquecem ainda mais a educação do país.

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac tem ainda o foco na profissionalização e manutenção da formação que impactava direta e indiretamente no desenvolvimento econômico do Estado. Com cursos de aprendizagem, técnicos e graduação no Senac, além de cursos, debates e palestras com foco em gestão para empresários e sindicatos filiados à Fecomércio-RS.

Venha conhecer mais e vivenciar esse novo mundo, através da educação.

Tagged Educação

Navegação de Post

Previous

Previous post:

Saúde Infantil: Cuidado com os pequenos

Next

Next post:

Cicloturismo: Viagem sobre duas rodas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Menu
  • Cuidar
  • Emocionar
  • Fazer Feliz
  • Inspirar
  • Newsletter

Leia também

Mulheres nas Artes Cênicas: legado, memória e contribuições

26 set 2025

Receitas sustentáveis: veja opções simples e deliciosas para petiscar

25 jul 2025

Consciência corporal: quais os benefícios no dia a dia?

11 jul 2025

O que os adultos podem (e devem) aprender com as crianças sobre educação

2 maio 2025

Receitas de Natal e Ano Novo: 4 Opções Saborosas e Econômicas para Surpreender

13 dez 2024

A Importância da Doação de Sangue: Como Ajudar e Propagar a Solidariedade

29 nov 2024
Untitled Document
Sesc/RS
Cartão Sesc/Senac
Trabalhe Conosco
Fale Conosco
Sesc/RS. 2021. Copyright - Todos os direitos reservados.