Muitas vezes, descartamos materiais em boas condições, simplesmente porque eles deixaram de nos servir com seu propósito inicial. Ainda assim, uma grande variedade desse “lixo” pode encontrar uma nova serventia dentro de nossas casas.
A reutilização de materiais busca reaproveitar um item em diversas outras possibilidades, seja na mesma função ou dando um sentido completamente novo para ele. Papéis usados podem ser transformados em blocos de rascunho, garrafas de vidro podem virar itens de decoração e móveis antigos podem ser completamente ressignificados em outros.
Com um pouco de criatividade, podemos economizar, ajudar o meio ambiente e encontrar um novo propósito para nossos resíduos.
Reciclar ou reutilizar?
Apesar de soarem parecidos, reciclar e reutilizar não são a mesma coisa. Enquanto a reciclagem transforma fisicamente o material descartado em outro, ou o converte em matéria-prima, a reutilização é a continuação do uso de um produto, seja na mesma função ou não.
Apesar de ambas formas auxiliarem na preservação do meio ambiente, evitando que muitos matérias acabem encontrando e poluindo a natureza, nem todas cidades contam com a coleta seletiva, enquanto a reutilização pode ser empregada por todos nós.
Para saber mais sobre a reciclagem e como incluí-la no seu dia a dia, confira a matéria que preparamos para você neste post.
O que podemos reutilizar?
Praticamente todo e qualquer resíduo pode encontrar uma nova finalidade, desde itens de decoração, brinquedos para as crianças ou objetos práticos, o limite é a criatividade.
Veja algumas dicas de materiais que podem encontrar uma nova vida depois de serem utilizados:
- Saquinhos de sílica podem continuar sendo usados para proteger documentos e fotografias de umidade e bolor;
- Rolhas de vinhos usadas como chaveiro boiam na água, evitando a perda de chaves no mar;
- Jornais velhos embaixo de toalhas de mesa ajudam a absorver bebidas caso derramem por acidente;
- Garrafas plásticas se tornam ótimos comedouros para aves;
- Tubos de papelão podem virar brinquedos para hamsters ou pássaros;
- Embalagens de ovo encontram um novo propósito como sementeiras;
- Caixas de sapato ajudam a organizar as gavetas;
- Saquinhos de chá são ótimos para remover manchas em vidros e tapetes;
Há várias outras formas de se reutilizar objetos e mais ideias podem ser encontradas na internet. Por exemplo, o canal Show de Artesanato no YouTube apresenta uma variedade de sugestões para transformar resíduos em novos objetos.
Reutilizando o lixo orgânico
O lixo orgânico também encontra espaço em uma solução simples, barata e sustentável em uma composteira. Através dela, restos de alimentos podem ser transformados em um ótimo adubo para hortas e jardins.
Uma composteira pode ser adquirida ou feita a partir de materiais reutilizáveis também. Além de prática e fácil de se construir, ela não ocupa muito espaço e não deixa cheiro, sendo perfeita tanto para casas quanto apartamentos.
Caso você queira saber mais sobre como construir uma composteira caseira, um passo a passo pode ser encontrado no site da Epagri.
Envolva-se com o artesanato sustentável
A experiência de criar pode ser para todos. Essa é a visão do Programa Sesc Envolva-se, que realiza cursos presenciais e online, além de palestras e oficinas, todos de forma gratuita. Com resíduos que iriam para descarte, doados por empresas parceiras, é feito o reaproveitamento, disponibilizando o material para o artesanato sustentável, dando um novo valor artístico, cultural e econômico aos resíduos.
Quer saber mais sobre o Programa Sesc Envolva-se? Confira tudo sobre essa iniciativa no site.
Pequenas ações, grandes impactos
Com estas atitudes simples, conseguimos reduzir a produção de resíduos, diminuímos o impacto de nosso lixo no meio ambiente e tomamos condutas mais sustentáveis. Também podemos criar novos itens ativando a nossa criatividade, contribuindo também para a nossa saúde mental.