O Festival de Música é um dos maiores da América Latina e oportuniza o intercâmbio cultural para músicos, alunos e a comunidade
Um evento cultural que resiste ao tempo, leva arte gratuitamente para milhares de pessoas e faz uma cidade respirar música por quase duas semanas: apenas esses atributos já chamam atenção para a importância do Festival Internacional Sesc de Música, que chega a sua 11ª edição em 2023.

Depois de quase três anos em suspenso – devido a pandemia do Coronavírus – o Festival de Música de Pelotas, como também é conhecido, retorna ao calendário cultural do sul do País e já tem data para acontecer: 16 a 27 de janeiro de 2023.
Para renovar a programação e agregar qualidade ao evento, a cada ano o Festival traz novas atrações para fortalecer seus três pilares: o ensino da música, a valorização de projetos sociais e a promoção da música de concerto para a população.
Conhece algum músico ou estudante que gostaria de participar da próxima edição? Então confira os 7 motivos para realizar a inscrição agora mesmo!
1) Intercâmbio
O intercâmbio cultural é uma das grandes oportunidades do Festival de Música. Durante mais de 10 dias, os estudantes de diversas partes do País e do mundo têm a possibilidade de trocar experiências musicais e culturais entre si e com a comunidade de Pelotas que, tradicionalmente, acolhe o Festival como patrimônio do município.

2) Professores renomados
Os alunos selecionados para o Festival de Música têm a oportunidade de estudar com 42 professores de 10 nacionalidades diferentes. Além do Brasil, estão na lista deste ano, profissionais dos Estados Unidos, China, Chile, Itália, Portugal, Alemanha, Rússia, Bielorússia e Japão, todos reconhecidos mundialmente em academias, conservatórios de música e orquestras.
3) Quase 20 cursos
Nesta edição serão 21 cursos disponibilizados: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé (corne-inglês), clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor, trombone baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição, choro (violão, sopros, acordeom, bandolim, percussão e cavaquinho), prática de Orquestra e de Banda Sinfônica e Música de Câmara.
4) Bolsas integrais e parciais
O evento oportuniza a participação de músicos e estudantes de música com diversas modalidades de bolsas de ensino. Estudantes selecionados na modalidade de bolsas integrais, por exemplo, têm a isenção do valor da matrícula, transporte ida e volta de Porto Alegre/Pelotas e desconto na hospedagem em hotéis conveniados na cidade. Já os bolsistas parciais, efetuam o pagamento da matrícula e recebem o transporte ida e volta Porto Alegre/Pelotas. Há ainda outras possibilidades de bolsas e parcerias especiais.
5) Homenagem a compositores
A próxima edição do Festival Internacional Sesc de Música homenageará quatro grandes compositores de diversas épocas e estilos, todos com contribuições singulares à música: Johannes Brahms, Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Avendano Junior. Os alunos selecionados para o Festival, terão a oportunidade de estudar as obras destes artistas e participar de concertos especiais.
6) Apresentações para a comunidade e grandes concertos
Além de estudar, os alunos selecionados participam de apresentações na comunidade e grandes concertos.

7) As atrações de Pelotas
O doce, a arquitetura, a história e a cultura de Pelotas são atrações que levam muitos turistas à cidade durante todo o ano. Quem for ao Festival, também terá a oportunidade de provar delícias como o camafeu, o quindim e o pastel de Belém, doces que evidenciam a influência da colonização portuguesa no município, que também se estende às construções do município. Em poucos passos, é possível visitar prédios históricos, como o Theatro Guarany, a Bibliotheca Pública Pelotense e o Mercado Público.
Gostou destes motivos? Então se liga:
As inscrições para os cursos da 11ª edição do Festival Internacional Sesc de Música iniciam no dia 12 de julho e seguem disponíveis até 12 de agosto, exclusivamente pelo site www.sesc-rs.com.br/festival. Por lá é possível acessar o regulamento completo e os requisitos técnicos para submissão da inscrição.
Para o grande público, o evento acontece de 16 a 27 de janeiro de 2023 e, em breve, apresentará uma programação especial de concertos e apresentações artísticas, todas gratuitas e em diversos pontos da doce Pelotas. Não dá para perder!
To triste.
Chegou a mim agora o informativo sobre o Festival.
Perdi a inscrição!😔
Oi Karla! Que pena! As inscrições já estão em fase de seleção, infelizmente não temos como prorrogar novamente o prazo. Estamos tristes por não poder te ver no palco. 🙁
Mas fica o nosso convite de ir até o festival para assistir todos os shows que serão gratuitos. E ficaremos na torcida para conseguires te inscrever na próxima edição.
Abraços,